Arquivo de setembro 25America/Sao_Paulo 2021

Águas de Penha apresenta proposta para implantar sistema de tratamento de esgoto na praia de São Miguel

Postado por penha em 25/set/2021 - Sem Comentários

A Águas de Penha apresentou nesta sexta-feira (24) na Câmara de Vereadores de Penha a proposta de implantação do sistema de tratamento de esgoto para atender a Praia de São Miguel. O projeto atende a uma reivindicação do Executivo, Câmara de Vereadores e Associação de Moradores do Bairro. A obra corresponde a antecipação das metas para implantação da rede de esgoto no bairro, que no contrato de concessão está previsto para o 13º ano.

“A obra atende um anseio dos moradores e também do Executivo, uma vez que estamos falando de uma região com alto índice de poluição, mas com enorme potencial turístico”, destacou Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha.

Para que que as obras se concretizem é preciso que o contrato de concessão seja aditivado, alterando para a concessionária os itens que tratam sobre a obrigação de aquisição de áreas e da obtenção das licenças ambientais. A reunião para apresentação do projeto foi proposta pelo presidente da Câmara, Maurício Brockveld, e contou com a participação do prefeito Aquiles Schneider, de vereadores, do diretor administrativo financeiro da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), Luís Aurélio Oliveira, da Associação Empresarial de Penha e da Câmara de Dirigentes Lojistas.

O atendimento ao requerimento do Executivo prevê a construção de dois polos de tratamento, priorizando a prainha do São Miguel. Reginalva Mureb lembra, no entanto, que está a discussão está apenas no começo. Na reunião, a presidente da Águas de Penha fez um balanço dos investimentos realizados pela concessionária para aumentar a oferta de água do município, como a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA Penha), no bairro Santa Lídia, no ano passado, e a construção do reservatório com capacidade para 2 milhões de litros de água, instalado no Mariscal em 2019.

A presidente também destacou os investimentos realizados pela concessionária para reduzir perdas e da implantação de programas sociais para atender a população como a doação de caixas d’águas. O programa atende a famílias em situação de vulnerabilidade social que não tenham o reservatório. Além da doação de caixas d’água, a concessionária está trabalhando intensamente para incluir as famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) na Tarifa Social. Famílias inscritas no programa com consumo de até 10 mil litros de água pagam cerca de R$ 11 a tarifa de água.

Presente na reunião, o diretor administrativo financeiro da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), Luís Aurélio Oliveira, lembrou que a agência tem o compromisso de acompanhar e validar as informações que estão no contrato de concessão. Ele também ressaltou que ficou muito satisfeito em saber que tanto o município quanto a concessionária têm a intenção de antecipar a implantação do sistema de esgoto de Penha.

Vencedor de prêmio internacional faz visita técnica nas empresas Aegea SC

Postado por penha em 21/set/2021 - Sem Comentários

Os profissionais da Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul – empresas que fazem parte da Aegea SC – receberam, na última semana, a visita técnica do estudante de Itajaí, Gabriel Fernandes Mello Ferreira, e sua professora Fernanda Poleza. O aluno foi vencedor de um importante prêmio internacional, o Stockholm Junior Water Prize 2021 (traduzido para o português, Prêmio Jovem da Água de Estocolmo), depois de criar um sistema de filtragem 100% eficiente na retenção de microplásticos.

O Projeto “Desenvolvimento de um mecanismo de retenção de microplásticos em Estações de Tratamento de Água (ETAs)”, ganhou por votação popular e recebeu mais de 26 mil votos.

O sistema criado por Gabriel filtra a água na superfície e retém estas partículas. “Os microplásticos são menos densos que a água e por isso o mecanismo de filtração filtra apenas a parte superficial da lâmina d’água. O filtro utiliza um skimmer que, através de canos, direciona a água para um cilindro plástico com fundo de malha de nylon. Este copo coletor é o elemento filtrante, onde a água passa e o microplástico fica retido na malha”, explica o jovem inventor.

De acordo com Henrique Gonçalves Mendes, coordenador de operações da Águas de Camboriú, é muito satisfatório ver estudantes tão jovens já interessados na ciência e na preservação ambiental.

“Acima de tudo nosso objetivo foi de parabenizar o aluno e a professora por este olhar tão atencioso com as causas ambientais e pela inovação do projeto” comenta Henrique. “Foi um prazer recebê-los, estreitar esse laço com a educação e trocar informações sobre os sistemas de tratamento de água”, completa ele.

Para finalizar, Gabriel conta que o projeto já está sendo patenteado e o aluno deu início à abertura da empresa. A partir de agora o filtro começa a ser produzido em escala industrial para ser comercializado. “Minha intenção é firmar parcerias com as empresas e instituições que captam e tratam da água, como a Aegea SC. Fiquei muito feliz de ter sido convidado para conhecer a empresa e debater um pouco mais sobre o projeto, tratamento de água e a nossa legislação”, encerra ele.

Águas de Penha reforça presença junto à comunidade

Postado por penha em 15/set/2021 - Sem Comentários

Desde que assumiu a concessão dos serviços de saneamento de Penha, em 2015, a Águas de Penha atua com o objetivo de melhorar a vida da população. Todas as ações, obras e melhorias realizadas fazem parte do pacote de obras que visam atender a demanda de crescimento do município.

O balanço do trabalho realizado pela concessionária e os preparativos para a próxima temporada de verão foram apresentados a lideranças comunitárias durante a 8ª edição do Programa Afluentes Digital. “A iniciativa mantém a concessionária integrada com seu público ao oferecer a oportunidade de que eles conheçam o trabalho realizado, além de tirar dúvidas e promover orientações e ações de conscientização”, diz Alex Schwabe, responsável pelo programa. No encontro, também foi reforçado a divulgação da Tarifa Social da concessionária, que visa incluir famílias inscritas no Castro Único (CadÚnico) no benefício.

No encontro, Gabriel Fasola, coordenador operacional da Águas de Penha, destacou os investimentos feitos pela concessionária para aumentar a oferta de água à população local, como a construção da Estação de Tratamento de Águas de Penha (ETA Penha), entregue em 2020 e reforço nos poços tubulares de grande profundidade.

Para Marina Ávila, líder comunitária do Cred, presente no encontro, uma das preocupações da comunidade é com a implantação do sistema de esgoto. Gabriel explicou que a implantação da rede faz parte do plano de ações para o município estabelecido no contrato de concessão.

Tarifa Social

A tarifa social da Águas de Penha é concedida a moradores em situação de vulnerabilidade social. O benefício fixa em R$ 11 o valor da tarifa da água em Penha para clientes inscritos no programa Tarifa Social com consumo de até 20 metros cúbicos mensais. Para ter direito à tarifa é necessário: documento pessoal com foto e do responsável familiar; folha resumo do CadÚnico fornecido nos CRAS da Secretaria de Assistência Social.

Loja da Águas de Penha tem novo horário de atendimento ao público

Postado por penha em 14/set/2021 - Sem Comentários

A loja da Águas de Penha tem novo horário de atendimento ao público. A partir desta quarta-feira (15), funcionará das 8h15 às 16h, de segunda a sexta-feira, permitindo que os clientes utilizem o intervalo do almoço para serem atendidos.  A loja fica na Av. Eugênio Krause, 152, centro.

A supervisora de atendimento da Águas de São Francisco do Sul, Ângela Costa, explica que o acesso a loja obedece a todos os protocolos dos órgãos de saúde pública para a  proteção contra a propagação da Covid 19. Internamente, a unidade tem áreas demarcadas para definir o espaço mínimo entre as pessoas, álcool gel para higienização dos clientes e, na entrada, conta com um totem com medidor de temperatura corporal automático.

A concessionária reforça o pedido para que os clientes sigam as orientações dos órgãos de saúde e sugere que utilizem os canais alternativos de atendimento. Através do Águas App, aplicativo disponível para celulares Android e IOS, o cliente pode realizar uma série de serviços, a exemplo da emissão de segunda via da fatura, comunicar precariedade de água, solicitar deslocamento de ramal, requerer vistoria de consumo ou consultar seus débitos, entre outros.

O atendimento também está disponível via Whatsapp, através do número (47) 9 9234-1414, via telefone no 0800 595 4444, no site www.aguasdepenha.com.br, Facebook da concessionária e pelo e-mail faleconosco@aguasdepenha.com.br.

 

 

Zera Dívida possibilita quitar ou renegociar débitos da conta da Águas de Penha

Postado por penha em 08/set/2021 - Sem Comentários

Moradores de Penha que estão com débitos nas contas de água poderão negociar suas pendências. A concessionária Águas de Penha dá início a uma nova campanha “Zera Dívida”, que vai até o dia 31 de outubro. A ação conta com descontos progressivos, calculados conforme o tempo e o valor do débito, podendo chegar a até 70%. Vale ressaltar que a “Zera Dívida” foi elaborada pensando principalmente nos clientes afetados financeiramente pela pandemia. Esta é mais uma oportunidade para que os moradores aproveitem os benefícios e as formas ainda mais facilitadas de pagamento.

Guilherme Passos, coordenador comercial da Águas de Penha, explica que a campanha retornou devido aos pedidos da população e a concessionária está aberta para as negociações. “Cada caso é analisado individualmente, o importante é que a empresa consiga atender as necessidades de todos os clientes. Os valores de desconto iniciam com 10% e podem chegar a 70% do valor do débito, variando conforme o tempo de dívida e a forma de pagamento”, explica.

Guilherme ainda reforça que a empresa nunca recebe pagamentos em dinheiro vivo, esta é uma segurança a mais para os moradores. Os débitos são quitados sempre através da emissão de boleto bancário, débito automático ou, ainda, cartão de débito ou crédito.

“Se o cliente desejar, basta solicitar uma visita presencial que nossas equipes também podem ir até à residência com maquininha de cartão efetuar o recebimento. Lembrando que os colaboradores estão devidamente uniformizados e paramentados contra o vírus da Covid”, completa ele. Os moradores também podem buscar mais informações sobre a “Zera Dívida” através do whatsapp (47) 99234 1414, pelo site www.aguasdepenha.com.br , no aplicativo Águas App ou, ainda, pelo totem de autoatendimento.

Águas de Penha inicia atendimento porta a porta para cadastrar famílias na Tarifa Social

Postado por penha em 02/set/2021 - Sem Comentários

A Águas de Penha, empresa responsável pelo abastecimento de água no município, iniciou esta semana uma ação de atendimento itinerante nos bairros para ampliar a inclusão das famílias em situação de vulnerabilidade social na Tarifa Social da água. A meta da concessionária é incluir no programa as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os agentes da concessionária também estarão disponíveis para recebimento de outras demandas como negociação de débitos, regularização e solicitação de novas ligações.

O benefício fixa em R$ 11 o valor da tarifa da água em Penha para clientes inscritos no programa Tarifa Social com consumo de até 10 metros cúbicos mensais. Para ter direito ao benefício, é necessário fazer um cadastro na Águas de Penha e seguir algumas diretrizes, como fazer parte do cadastro único organizado pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Atualmente, cerca de 200 famílias do município estão cadastradas no programa da Tarifa Social em Penha.

O atendimento porta a porta começou a ser desenvolvida no bairro Santa Lídia, na localidade conhecida como CRED. De acordo com Maria Olinda Pinheiro Rodrigues, residente na rua Atanásio Raimundo Anacleto, a iniciativa da concessionária é muito importante para atender as pessoas menos favorecidas. Com apenas uma fonte de renda e inscrita no Bolsa Família, Olinda foi uma das beneficiadas pela ação itinerante dos agentes da concessionária. “Entendemos as dificuldades da população e estamos dispostos a encontrar soluções que atendam as necessidades de todos”, destaca Gabriel Fasola, coordenador de operações da concessionária.

Ana Paula Maria, também residente na rua Atanásio Raimundo Anacleto, foi cadastrada na Tarifa Social durante a ação e destacou a importação do benefício para quem tem dificuldades financeiras. “É muito importante esta iniciativa”, pontuou. Reinaldo Carvalho de Almeida, o Xuxo, que também foi atendido pelos agentes no bairro destacou a importância da proximidade da empresa com os clientes. “A Águas de Penha está de parabéns”, disse.

Tiago Anzilheiro, supervisor comercial da concessionária, explica que os funcionários da empresa estão circulando pelo bairro devidamente identificados com uniforme e crachás e utilizando todas as medidas de proteção determinadas pelas autoridades de saúde para evitar a disseminação do coronavírus, como máscaras e álcool em gel e respeitando a distância entre o cliente o colaborador.

>