Postado por penha em 28/jun/2024 - Sem Comentários
A Águas de Penha informa que, realizará reparos na rede de 300mm e substituição do registro na noite de terça-feira, dia 02 de julho de 2024. Por conta disso, pode haver precariedade no abastecimento nos bairros Mariscal, Centro, Santa Lídia, Gravatá, São Miguel, Nossa Senhora de Fátima e Armação
O serviço, com previsão de 5 horas, será realizado das 22h às 3h. Durante esse período, os moradores dos bairros mencionados podem sentir baixa pressão ou precariedade no fornecimento de água.
A concessionária pede a compreensão e solicita que usem a água com moderação, evitando o desperdício, enquanto o sistema se normaliza. Em caso de dúvidas, os atendimentos permanecem pelo telefone e WhatsApp 0800-595-4444. Para mais informações, acesse nossas redes sociais: Facebook (www.facebook.com.br/aguasdepenha) e Instagram (@aguasdepenha).
Postado por penha em 27/jun/2024 - Sem Comentários
Comunicamos que nesta quinta-feira, dia 27 de junho de 2024, às 23h, será realizada uma interligação no sistema de abastecimento de água no bairro Mariscal. Trata-se de um reforço de rede que visa melhorar a qualidade e a confiabilidade do abastecimento de água para os moradores da região.
Durante o serviço, que terá duração prevista de 4 horas, poderá haver baixa pressão ou desabastecimento nos bairros Mariscal, Armação e Centro. A recuperação do abastecimento será gradativa e deve ser normalizada durante a madrugada de sexta-feira, 28 de junho.
Pedimos a compreensão dos moradores e solicitamos que usem água com economia durante o período da interligação. Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com a Águas de Penha pelo 0800-595-4444.
Postado por penha em 26/jun/2024 - Sem Comentários
A rede de coleta e tratamento de esgoto da cidade continua avançando, trazendo mais qualidade de vida para os moradores dos bairros Gravatá e Praia de São Miguel, através de investimentos da Águas de Penha. Atualmente, as ruas que receberam as obras de implantação da rede, por exemplo, estão tendo seus calçamentos recuperados. Já as novas tubulações estão expandindo a cobertura do sistema e garantindo o atendimento do sistema a mais residências.
O tratamento adequado do esgoto é fundamental para garantir a saúde pública e a preservação do meio ambiente. O esgoto não tratado pode conter diversos patógenos que causam doenças como diarreia, cólera, hepatite A e leptospirose. O tratamento do esgoto elimina esses patógenos, protegendo a saúde da população.
Além disso, o esgoto não tratado pode contaminar rios, lagos e mares, comprometendo a qualidade da água para consumo humano, irrigação e pesca. O tratamento do esgoto evita essa contaminação, preservando os recursos hídricos proporcionando um ambiente mais agradável para a população.
“A implantação da rede de esgoto em Penha é um compromisso com o desenvolvimento sustentável da cidade. Através da união entre a concessionária, o poder público e a comunidade, é possível construir um futuro mais próspero, saudável e ambientalmente responsável para todos”, destaca Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha.
Ruas com obras da rede de esgoto em Penha:
Lacy Batista Ferreira
André Nascimento
Agrícola Nascimento
Timóteo Prefeito Flores
João Batista
Francisco Silva
João Quirino
José Camilo
João Camilo
José Severo
Manoel Vicente Cardoso
Julia da Costa Flores
Júlia da Costa Flores
José Bento
Fabio José da Rosa
Eclair Asssis dos Santos
Professora Petronilia Vieira
Diva Aparecida
Gilberto Laffaetti
Postado por penha em 14/jun/2024 - Sem Comentários
Em um marco histórico para o município, a prefeitura e a Águas de Penha inauguraram nesta quinta-feira (13) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Gravatá, a primeira da história da cidade. A inauguração da ETE representa um novo capítulo para Penha, que se consolida como um município comprometido com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da sua população. A obra é um marco histórico que trará benefícios para as presentes e futuras gerações. A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades, representantes da comunidade e da empresa. A universalização do sistema no município prevê investimentos na ordem de R$ 116 milhões até 2033.
A ETE Gravatá tem capacidade para tratar 12 litros de esgoto por segundo, o equivalente a um milhão de litros por dia. Essa conquista representa um grande avanço para a qualidade de vida da população, pois contribuirá para a despoluição dos rios e córregos, além de prevenir doenças e promover a saúde pública. A estação, com capacidade inicial para atender 1.298 residências, marca o início da universalização do sistema de esgotamento sanitário em Penha. O sistema, no entanto, estará sempre em condições de atender à demanda da população, com novas ligações sendo feitas à medida que novas casas forem construídas.
Durante a inauguração, o prefeito Aquiles chneider da Costa destacou a importância da obra para o desenvolvimento de Penha. “Trata-se da obra mais importante do município nos últimos anos”, afirmou. “A ETE Gravatá é um sonho antigo da comunidade que se torna realidade hoje. Isso significa mais saúde, mais qualidade de vida e um futuro promissor para a nossa cidade”, completou.
Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, destaca que a entrega da ETE Gravatá marca o início do projeto de universalização do sistema de tratamento de esgoto no município. “Nossa meta é coletar o esgoto de todas as residências de Penha, o que significa compartilhar prosperidade e promover a saúde da população, como comprovam diversos estudos”, ressalta. A presidente reforça o compromisso da concessionária com o desenvolvimento de Penha, garantindo a coleta e o tratamento eficientes do esgoto.
Presente na inauguração, a deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha, classificou a inauguração da ETE Gravatá como um marco crucial na história de Penha. “Penha começa sua transformação hoje”, disse ela. Ângelo Piazera Junior, diretor da Associação Empresarial de Penha, também ressaltou a importância da estação para o desenvolvimento do município. “A ETE Gravatá é um motor de crescimento para a economia local”, afirmou.
A Águas de Penha iniciará em breve a notificação dos clientes sobre a disponibilidade da conexão e dos serviços de tratamento de esgoto. A empresa pede que a população não se conecte ao sistema sem autorização prévia, pois isso pode comprometer o funcionamento da rede. A conexão deve ser feita com a orientação de um profissional da concessionária.
Postado por penha em 13/jun/2024 - Sem Comentários
A Águas de Penha informa que o sistema de abastecimento de água do município está em operação desde a tarde de ontem, dia 12 de junho de 2024, após a conclusão das manutenções programadas na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Penha.
No entanto, a empresa ressalta que alguns pontos da rede ainda podem apresentar instabilidade no fornecimento de água, devido ao processo de reabastecimento e equalização do sistema. As equipes da Águas de Penha estão trabalhando para normalizar o serviço o mais rápido possível.
A Águas de Penha pede a compreensão dos moradores e solicita que usem a água com moderação, evitando o desperdício, enquanto o sistema se normaliza completamente. Em caso de dúvidas, os atendimentos permanecem pelo telefone e WhatsApp 0800-595-4444. Para outras informações, acesse as redes sociais da Águas de Penha pelo endereço www.facebook.com.br/aguasdepenha e Instagram @aguasdepenha.
Postado por penha em 12/jun/2024 - Sem Comentários
A Águas de Penha informa que, devido a manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA-Penha), pode haver precariedade no abastecimento e/ou baixas pressões nos bairro Centro, Praia Grande, Gravata e São Miguel nesta quarta-feira (12). A normalização do abastecimento se dará de forma gradativa até a completa estabilização do sistema.
A Águas de Penha pede a compreensão dos moradores das áreas afetadas e solicita que usem a água com consciência durante o período da manutenção. Em caso de dúvidas, os atendimentos permanecem pelo telefone e WhatsApp 0800-595-4444. Para outras informações, acesse as redes sociais da Águas de Penha pelo endereço www.facebook.com.br/aguasdepenha e Instagram @aguasdepenha
Postado por penha em 11/jun/2024 - Sem Comentários
A Águas de Penha reforça que, devido a manutenção preventiva da Estação de Tratamento de Água de Balneário Piçarras (ETA), que também fornece água para Penha, programada para esta terça-feira (11) a partir das 22h, pode haver precariedade e/ou oscilação de pressão no abastecimento nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Santa Lídia, Praia Alegre e parte do Centro durante a madrugada e manhã de quarta-feira (12). A normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradativa após a conclusão dos trabalhos.
A Águas de Penha pede a compreensão dos moradores das áreas afetadas e solicita que usem a água com consciência durante o período da manutenção. Em caso de dúvidas, os atendimentos permanecem pelo telefone e WhatsApp 0800-595-4444. Para outras informações, acesse as redes sociais da Águas de Penha pelo endereço www.facebook.com.br/aguasdepenha e Instagram @aguasdepenha .
Postado por penha em 10/jun/2024 - Sem Comentários
A Águas de Penha informa que, devido a manutenção preventiva da Estação de Tratamento de Água de Balneário Piçarras (ETA), que também fornece água para Penha, programada para esta terça-feira (11) a partir das 22h, pode haver precariedade e/ou oscilação de pressão no abastecimento nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Santa Lídia, Praia Alegre e parte do Centro durante a madrugada e manhã de quarta-feira (12). A normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradativa após a conclusão dos trabalhos.
A Águas de Penha pede a compreensão dos moradores das áreas afetadas e solicita que usem a água com consciência durante o período da manutenção. Em caso de dúvidas, os atendimentos permanecem pelo telefone e WhatsApp 0800-595-4444. Para outras informações, acesse as redes sociais da Águas de Penha pelo endereço www.facebook.com.br/aguasdepenha e Instagram @aguasdepenha
Postado por penha em 10/jun/2024 - Sem Comentários
A Águas de Penha está respondendo às demandas da comunidade do bairro Gravatá e realizando melhorias nas ruas que tiveram o trânsito impactado pelas obras de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto. Os problemas foram apresentados durante a reunião do Programa Afluentes realizados no dia 22 de maio, no salão paroquial da capela São Miguel Arcanjo.
No encontro, que contou com a presença da presidente da concessionária, Reginalva Mureb, e corpo técnico da concessionária, os moradores tiveram a oportunidade de apresentar suas preocupações e esclarecer dúvidas relacionadas ao projeto de implantação do sistema de esgoto do bairro. Um dos principais temas discutidos foi a recomposição das vias após a instalação das tubulações. A concessionária se comprometeu a realizar os reparos necessários para garantir a qualidade da obra.
A comunidade está se mostrando satisfeita com a resposta da concessionária às suas demandas e com o diálogo aberto. Moradores como João Amilton destacaram a melhora na comunicação após a reunião: “Tivemos problemas durante as obras, mas depois da reunião com a presidente, melhorou 80%. Varreram a rua, o pó diminuiu bastante, o que era uma das nossas maiores preocupações.”
Outros moradores, como Alexandre Cardoso e Rogério Ferreira, também elogiaram a iniciativa da Águas de Penha e expressaram expectativa de que os problemas pontuais sejam solucionados em breve. “Acho que a reunião foi um passo na direção certa, mas acredito que seja necessária outra para esclarecermos alguns pontos pendentes. Tenho certeza de que tudo será resolvido”, disse Cardoso.
Reginalva Mureb ressalta o compromisso da empresa em estreitar laços com a comunidade de Penha e atender às suas demandas. “Escutamos ativamente os moradores e estamos colocando em prática as soluções solicitadas”, afirma. Ela reitera o compromisso da Águas de Penha em oferecer um serviço de excelência à população. É importante salientar que as obras da rede de esgoto ainda estão em andamento, o que pode afetar temporariamente o acabamento final.
Benefícios do sistema de esgoto para a comunidade e o meio ambiente
A coleta e tratamento de esgoto são serviços essenciais para a saúde pública, a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente. O novo sistema irá beneficiar cerca de 1.300 moradores do bairro Gravatá, contribuindo para a redução de doenças, a valorização dos imóveis e a proteção dos recursos hídricos.
Águas de Penha reforça compromisso com a comunidade
A Águas de Penha reconhece a importância da participação da comunidade no processo e se compromete a continuar trabalhando para atender às demandas dos moradores e oferecer um serviço de excelência. A empresa disponibiliza canais de comunicação para que os moradores possam acompanhar o andamento das obras e apresentar suas demandas.
Postado por penha em 06/jun/2024 - Sem Comentários
A cidade de Penha ganhará, no dia 13 de junho, sua primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE.). A inauguração da estrutura representará um novo capítulo na história da cidade rumo ao desenvolvimento sustentável. Essa conquista, fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal e a concessionária Águas de Penha, representa um salto histórico no saneamento básico, beneficiando diretamente a qualidade de vida da população e impulsionando o crescimento socioeconômico da cidade.
A ETE Gravatá se configura como a primeira estação de tratamento de esgoto da história de Penha, abrindo caminho para um futuro mais saudável e ambientalmente responsável. A estação terá capacidade para tratar o esgoto de 16.600 metros de rede coletora, beneficiando inicialmente 1.298 residências do bairro Gravatá.
Equipada com tecnologia de última geração, a ETE Gravatá utiliza o sistema MBBR/IFAS (Biológico Aeróbio), garantindo alta eficiência na remoção de matéria orgânica (92%), fósforo e nitrogênio. Isso significa que o esgoto tratado poderá ser devolvido aos rios e ao mar de forma segura, sem comprometer a qualidade da água e preservando o meio ambiente.
A estrutura é apenas o primeiro passo em direção à universalização do saneamento básico em Penha. A Águas de Penha tem o compromisso de expandir o sistema de coleta e tratamento de esgoto para todo o município, proporcionando mais saúde, qualidade de vida e sustentabilidade para a população. “Investir em saneamento básico é investir em saúde pública. O tratamento de esgoto é fundamental para a qualidade de vida das pessoas. Sem saneamento, o desenvolvimento do município é comprometido, impactando a saúde pública e o meio ambiente”, afirma a presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb.
A estação contribuirá para a despoluição dos rios e do mar, protegendo a biodiversidade local e promovendo a qualidade de vida da população. “Nosso objetivo é universalizar o acesso ao saneamento básico em Penha, proporcionando mais saúde, qualidade de vida e sustentabilidade para a população”, destaca Reginalva Mureb.
Para o prefeito Aquiles da Costa, a ETE é resultado de muita luta e de uma soma de esforços. “Saneamento básico representa saúde pública, balneabilidade nas nossas praias, valorização imobiliária, qualidade de vida. Estamos muito felizes em dar mais um passo rumo ao desenvolvimento da nossa amada Penha”, pontua Aquiles da Costa.
Sobre Penha
Localizada no litoral norte catarinense, Penha conquista seus visitantes com seus quase 34 mil habitantes acolhedores (IBGE, 2023) e um conjunto ímpar de atrativos. São várias praias paradisíacas, ideais para relaxar, praticar esportes aquáticos ou simplesmente aproveitar o sol. Além disso, o parque Beto Carrero World, localizado na cidade, é o maior parque temático da América Latina e um dos mais visitados do mundo, de acordo com o ranking anual da IAAPA (International Association of Amusement Parks and Attractions).
Informações importantes:
A ligação dos imóveis à rede coletora deve ser feita de forma gradual e com autorização da concessionária
Nem todas as ruas beneficiadas nesta etapa entrarão em operação de forma imediata.
Aguarde o comunicado oficial da concessionária para agendar a ligação do seu imóvel à rede coletora.
Serviço
O quê: Inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Gravatá
Quando: 13 de junho de 2024
Horário: 15h30
Local: ETE Gravatá – Rua Corina Damásio Severino, bairro Gravatá