Notícias

Ver notícia

A Águas de Penha intensificou seus esforços para garantir o abastecimento de água durante a temporada de verão 2024/2025. Com a expectativa de um aumento significativo no fluxo de turistas, a companhia implementou um plano abrangente para atender a demanda crescente.

Em reunião com o prefeito Aquiles Schneider da Costa, a empresa detalhou as ações que fazem parte do Plano Verão. Entre as principais medidas estão o aprofundamento dos pontos de captação nas Lagoas 1 e 2, a substituição das bombas de captação e o monitoramento constante dos níveis das águas.

Além disso, a companhia investiu em uma nova fonte de abastecimento, com a implementação de uma captação no Rio Gravatá. A nova captação, com vazão de 18 litros por segundo, está em trâmites finais de licenciamento para iniciar a operação.

Continuidade do abastecimento

De acordo com Augusto de Oliveira Neto, coordenador de operações da Águas de Penha, para garantir a qualidade e a continuidade do abastecimento, a concessionária também realizou a manutenção preventiva dos poços, a atualização do plano de manobras e a expansão da rede de distribuição nos bairros Praia Alegre, Centro e Armação.

A empresa também investiu em tecnologia, com a inclusão dos sistemas São Cristóvão e São Nicolau no novo sistema de supervisório padrão Aegea e a instalação de equipamentos de medição de pressão de água em pontos estratégicos para monitoramento. “Todas essas ações, que fazem parte do Plano Verão apresentado em novembro, são potencializadas pelo Centro de Operações Integradas (COI), o “cérebro digital” da Águas de Penha”, acrescenta Augusto.

Funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, o COI monitora e opera o abastecimento de água, garantindo a eficiência e a continuidade do serviço. Essa expertise, combinada ao uso de tecnologias de ponta, permite uma gestão proativa e eficiente do sistema de abastecimento.

Para atender à demanda em situações emergenciais, a companhia ainda terá caminhões-pipa e geradores que podem entrar em operação em caso de precariedade no abastecimento ou queda no fornecimento de energia elétrica..

Rede de esgoto

Com mais de 21 mil metros de extensão, mais de 1,5 mil ligações domiciliares e uma estação de tratamento de esgoto, a concessionária destaca que a rede de esgoto do bairro Gravatá está em plena operação. A concessionária alerta, no entanto, aos clientes que evitem jogar óleo de cozinha, fraldas, absorventes, preservativos, produtos de limpeza, fios de cabelo e outros objetos sólidos na rede. Esses materiais podem causar entupimentos, contaminar os rios e prejudicar o meio ambiente.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Principais Dúvidas Saiba mais
Principais Dúvidas

Há algum projeto de revitalização sendo realizado no Rio Iriri e Gravatá? O Rio Iriri possuirá um ponto de lançamento de efluente tratado...

Águas de Penha divulga Balanço Social 2021 Saiba mais
Águas de Penha divulga Balanço Social 2021

A concessionária Águas de Penha acaba de divulgar o balanço social de 2021, com destaque para as contribuições da companhia para a socied...

>