Notícias

Ver notícia

A Águas de Penha está utilizando uma combinação de diferentes  técnicas  de investigação do subsolo para identificar a área mais promissora para a perfuração de um poço tubular de grande profundidade (artesiano) para atender os bairros São Cristóvão e São Nicolau. Edgar Pane, geólogo Geoanalisys Consultoria Geofísica, especializada em análises de solos que está a serviço da concessionária, explica que a empresa está utilizando três metodologias distintas em cada uma das áreas pesquisadas para identificar o melhor local para perfurar o poço.

Os estudos estão sendo realizados em cinco áreas dos bairros São Nicolau, São Cristóvão, Santa Lídia e Pedreira. “A vantagem deste processo é garantir o maior sucesso da exploração”, pontua o geólogo.  Dentre as metrologias que estão sendo utilizadas, uma que se destaca é a  eletrorresistividade.

 A técnica combina a investigação geológica e hidrogeologia, além da chamada investigação geofísica de eletrorresistividade, ou seja, usa a eletricidade para mapear e identificar áreas com maior potencial para perfuração de poços de água subterrânea.

Gabriel Fasola, coordenador operacional da concessionária, explica que o estudo se trata de um planejamento da Águas de Penha para considerar mais esta fonte de água para abastecimento dos bairros, aumentando a segurança hídrica. “A partir do estudo, o diagnóstico vai mapear a possibilidade de perfuração do poço e da sua utilização para o abastecimento público”, completou.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Penha é a concessionária responsável pelo abastecimento de água do município de Penha, em Santa Catarina.