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A concessionária Águas de Penha acaba de divulgar o balanço social de 2023, com destaque para as contribuições da companhia para a sociedade. O relatório descreve as principais atividades, iniciativas, práticas de gestão, indicadores e compromissos relacionados às questões ambientais, sociais, de governança e de compromisso com os ODS (Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU, que abordam os principais desafios enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.
O documento está disponível na versão digital no https://aguasdepenha.com.br/documentos onde as ações sociais e informações institucionais podem ser conferidas de modo simples e transparente.
O balanço social da Águas de Penha demonstra à sociedade o comprometimento da concessionária com seu desenvolvimento e o nível de responsabilidade que possui com a comunidade do município. “Este relatório retrata a nossa preocupação com o social e a área ambiental”, comenta a presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb.
O documento destaca as ações norteadas pelos pilares ESG (“Environmental, Social and Governance” ou “Ambiental, Social e Governança”), contribuindo assim para qualidade de vida e saúde da população, como: prevenção da poluição e ações de proteção ao meio ambiente, prevenção de lesões e doenças dos seus colaboradores, por meio da gestão de perigos e análise de riscos e melhoria contínua e sustentável dos seus processos.
“Destacamos, em especial, três pontos importantes na decisão de divulgar nossos resultados: a necessária transparência com a população; a reunião de informações que permitirão comparar o nosso desempenho ao longo do contrato; e uma visão global de como impactamos com nossos serviços os nossos clientes, nossos colaboradores e o meio ambiente”, completa Reginalva.
O relatório apresenta, por exemplo, como a concessionária atuou durante o ano, o que fez para garantir água à população, como se relacionou com os vários públicos, sua atuação na área ambiental e os seus resultados. “Também medimos a satisfação do cliente para balizar a nossa atuação enquanto concessionária. A Águas de Penha tem um importante papel social e um compromisso com o município de levar saúde para todos. Nós estamos aqui para servir a população, esse é o nosso foco”, explica a presidente.
Em Penha, o sistema de esgoto é uma das grandes conquistas. O investimento irá melhorar a balneabilidade das praias e, consequentemente, aquecer a atividade turística e impactar na valorização imobiliária em índices superiores a 14%. Tende a contribuir ainda para a recuperação dos corpos hídricos e na melhoria na saúde e na qualidade de vida da população. O programa completo de investimentos do sistema de esgoto para Penha está dividido em 24 sub-bacias e visa a implantação de 195 km de rede coletora, 13.292 ligações domiciliares, 10 KM de linhas de recalque, 19 Estações Elevatórias e 2 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade total de 195 litros de esgoto por segundo.
Para a diretora executiva da empresa, Maraísa Mendonça, a busca pela melhoria contínua faz parte da gestão da empresa. “Além das ações internas, são valorizadas parcerias e diálogos constantes com a população nos mais diferentes temas, buscando colaborar para o desenvolvimento sustentável na região de influência”, finaliza ela.
O relatório reforça outras iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável, como a adoção de energia renovável, por meio do Mercado Livre de Energia, menores índices de perdas de água e pontos de monitoramento de água.
Quer saber mais sobre o relatório Balanço Social 2023? Confira o documento na íntegra: https://aguasdepenha.com.br/documentos/