Notícias

Ver notícia

A concessionária Águas de Penha está realizando obras para melhorar o sistema de abastecimento do município. Para isso, acaba de instalar uma Válvula Redutora de Pressão (VRP) na Praia Alegre com o objetivo de estabilizar o fluxo de pressão dentro das tubulações que atendem a cidade. O equipamento serve para  controlar a pressão e melhorar a distribuição de água tratada.

A gestora operacional da Águas de Penha, Fernanda Barreto, explica que a estabilidade da pressão na rede é muito importante. Mesmo adotando estas medidas, a Águas de Penha não deixará de atender a Norma Brasileira NBR 12.218, que estabelece que as redes de distribuição de água devem trabalhar com pressão mínima de 10 MCA (metros de coluna de água) e pressão máxima de 50 MCA. A pressão de 10 MCA é suficiente para a água subir a uma altura de aproximadamente 10 metros.

É importante lembrar que, conforme a norma técnica NBR-5626, toda edificação acima de dois pavimentos deve possuir cisterna com sistema de bombeamento para a caixa-d’água. O projeto hidráulico residencial ou de edifício deve ser elaborado por profissional habilitado, engenheiro ou arquiteto, e a execução da obra também deve ser acompanhado por este profissional.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Penha é a concessionária responsável pelo abastecimento de água do município de Penha, em Santa Catarina.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Principais Dúvidas Saiba mais
Principais Dúvidas

Há algum projeto de revitalização sendo realizado no Rio Iriri e Gravatá? O Rio Iriri possuirá um ponto de lançamento de efluente tratado...

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Penha.