Notícias
O cenário de crise hídrica que afeta Santa Catarina, continua prejudicando o abastecimento de água em Penha. A captação dos rios do Peixe e Piçarras, que abastecem Balneário Piçarras e Penha, não recuperaram seu níveis normais. A concessionária Águas de Penha pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água prioritariamente para o consumo humano, evitando desperdícios. A precipitação nas regiões litorâneas está 65% abaixo do que era estimado para o mês, conforme relatório da Epagri. O fator preponderante continua sendo a chuva.
Evite desperdícios. Conserte vazamentos. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.
A concessionária reforça a importância da reservação individual (caixas d’água) para amenizar os riscos de desabastecimento do imóvel. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da Águas de Penha, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp no 99234 1414.