Notícias
A Águas de Penha inaugura esta semana a operação de três novos poços tubulares de grande profundidade (artesianos) nos bairros São Miguel, Santa Lídia e Praia Grande. Os equipamentos integram o conjunto de obras estruturais que a concessionária vem realizando em Penha ao longo do ano. Eles também vão melhorar a distribuição de água nos bairros, principalmente durante a temporada de verão, quando aumenta o consumo.
Os poços de São Miguel e Santa Lídia serão inaugurados no dia 19 de dezembro às 10h e às 16h, respectivamente. Já a inauguração do poço da Praia Grande será dia 20, às 10h. Conforme Gabriel Buim, diretor executivo da Águas de Penha, os poços estão localizados em pontos estratégicos – as chamadas ponta de rede – e vão reforçar o abastecimento à população, reduzindo a dependência da água captada no rio Piçarras.
Com as inaugurações desta semana, a cidade passa contar com 3 poços tubulares profundos, que vão ampliar para cerca de 30% a capacidade de produção própria da concessionária Águas de Penha. Para que os poços entrassem em operação, a empresa fez todas as análises da água recomendadas pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente com o objetivo de verificar se qualidade se enquadrava nas exigências do Ministério da Saúde.
“Os investimentos representam o compromisso da concessionária em ampliar a capacidade de produção de água na cidade. Estamos oferecendo estruturas que passaram por processos rigorosos de qualidade para atender a todos com eficiência”, destaca Gabriel. Mesmo assim, é preciso que os moradores tenham consciência na hora de consumir. “É importante lembrar da responsabilidade de todos com o uso para que tenhamos um verão com mais disponibilidade de água para a cidade”, observa.
Vazão dos poços que serão inaugurados:
Poço São Miguel 1: 4, 5 metros cúbicos por hora
Poço Santa Lídia: 9 metros cúbicos por hora
Poço Praia Grande: 6 metros cúbicos por hora