Notícias

Ver notícia

O reservatório de água em um imóvel é um grande aliado para evitar desabastecimento. Para que a caixa d’água atenda a demanda de consumo dos moradores de uma residência, é preciso que sejam seguidas corretamente as instruções na hora da instalação do equipamento.

A Norma Técnica 5626:1998 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) orienta que o volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 horas de consumo normal, sem considerar o volume de água para combate a incêndio. No caso de residência de pequeno tamanho, a recomendação é de que a reserva mínima seja de 500 litros.

O consumo médio diário pode variar de 150 litros/pessoa a 200 litros. Arthur May, coordenador operacional da Águas de Penha,  lembra que ao  definir o tamanho da caixa d´água em municípios litorâneos como Penha, o ideal é considerar um consumo médio de 200 litros por pessoa.

Além de ser uma aliada na reservação, a caixa d´água também ajuda a diminuir a pressão de água que entra no imóvel, evitando sobrecargas nas tubulações internas e proporcionando um uso mais econômico. Outro benefício do equipamento é garantir a continuidade do abastecimento quando há interrupções temporárias do fornecimento de água por motivos de reparos e manutenções nas redes de distribuição.

A Águas de Penha garante a qualidade da água até o ponto de entrega, que é o hidrômetro. Mas em cada imóvel é também fundamental acompanhar o estado de conservação da caixa d´água, especialmente de sua tampa, e fazer a limpeza periódica, a cada seis meses.

 

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Penha.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

>