Notícias
Mais de um bilhão de litros de água tratada foram distribuídos nas cidades de Bombinhas, Camboriú e Penha entre os dias 15 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026 – um patamar que só foi alcançado devido aos investimentos promovidos pelas concessionárias Aegea SC durante todo o ano. Águas de Camboriú, Águas de Bombinhas e Águas de Penha promoveram ações como reforços de rede, instalação de novas bombas e testes do sistema para garantir o atendimento durante todos os meses, mas principalmente no pico do verão.
Em Bombinhas, a concessionária Águas de Bombinhas distribuiu mais de 281 milhões de litros de água tratada considerando, a Estação de Tratamento de Água – ETA Bombinhas e a ETA Zimbros juntas. Ou seja, considerando que um banho de 10 minutos tenha consumo médio de 90 litros, esse volume permitiria mais de 3,1 milhões de banhos. Este número é especialmente significativo para Bombinhas: uma cidade com apenas 25 mil habitantes (conforme estimativa do IBGE), e que, nesta temporada, já ultrapassou 1,2 milhão de visitantes, conforme dados divulgados pela Secretaria de Turismo do município.
A moradora da praia de Mariscal, em Bombinhas, Maria Célia Clariceli, reforça que sempre recebeu água boa e de qualidade em sua residência. “A água para mim não falta, está tudo bem. Ali na minha vizinhança estão todos satisfeitos. A Águas de Bombinhas está de parabéns”, comenta ela.
Diversas ações divulgadas no Plano Verão da empresa garantiram o sucesso do abastecimento nesta temporada, como a manutenção preventiva de componentes do sistema, como ventilação das tubulações (ventosas), válvulas e o Reservatório Hidropneumático de Membrana (RHO); a limpeza dos reservatórios de água, realizada antes da temporada; e a operação do sistema com suporte tecnológico e monitoramento 24h, usando dispositivos e inteligência para controlar a distribuição, detectar anomalias e responder rapidamente a eventuais ocorrências no abastecimento.
Em Penha, o volume de água distribuído pela Águas de Penha apresentou um aumento de 5,75% em comparação com o mesmo período da temporada passada. Os dados indicam que os esforços operacionais, aliados aos investimentos realizados e à execução do Plano Verão, foram fundamentais para atender à maior demanda típica da estação, marcada pelo crescimento populacional temporário e pela intensificação da atividade turística no município.
De acordo com o balanço divulgado, no período analisado foram distribuídos 256.783,03 milhões de litros de água, contra 242.831,47 milhões de litros no mesmo intervalo do ano anterior. O volume total distribuído contou não apenas com a produção local, mas também com o apoio da água importada da ETA de Piçarras e de poços artesianos.
Na avaliação da comunidade, o abastecimento foi considerado satisfatório na maior parte da cidade. Gilberto Manzoni, representante da Associação dos Moradores e Amigos da Praia Grande (AMAPG), afirmou que, de modo geral, não houve falta d’água na região. “Não tivemos registro de falta d’água. O que aconteceu foi problema de pressão em algumas residências localizadas em áreas mais altas, no morro. Não chegou a faltar totalmente, mas a vazão foi menor nessas regiões. Aqui em casa, felizmente, não faltou”, relatou.
Manzoni também destacou a necessidade de avanços estruturais para acompanhar o crescimento urbano do município. “Como população, esperamos avanços no saneamento básico, que é um ponto fundamental. Também é importante continuar investindo na captação e na manutenção do sistema de água, porque a demanda tende a aumentar com novos empreendimentos, expansão imobiliária e ocupação de áreas mais elevadas.”
Primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) de Camboriú

A Águas de Camboriú registrou aumento de 8,27% no volume de água tratada distribuída aos moradores em uma comparação com o mesmo período da última temporada. Na prática, a empresa distribuiu mais de 485 milhões de litros de água em 18 dias, entre 15 de dezembro e 03 de janeiro 2025/2026. Para o líder comunitário Ivan Santos Leal, não existem pontos de desaprovação em relação ao desempenho da empresa nas últimas semanas.
“Nada tenho a dizer em desabono à performance da empresa no quesito qualidade, atenção e desempenho. Sabendo das dificuldades existentes, vejo que, o ganho de tempo é levado em conta em favor do bem estar do usuário”, comenta ele.
Esta temporada sem dúvidas vai ficar na memória: além dos excelentes resultados já conquistados, atendendo a uma determinação do município, a empresa acaba de inaugurar a primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. A estrutura, feita especialmente para o verão já entrou em funcionamento na Rua Rio Alegre, s/n – Loteamento Ebenezer. O equipamento foi entregue nesta terça-feira (06), durante uma cerimônia que reuniu líderes comunitários, moradores, autoridades municipais e representantes da concessionária.
Conforme o gerente executivo da Águas de Camboriú, Gabriel Fasola, neste primeiro momento o bairro receberá uma estrutura transitória, específica para a temporada. “Não medimos esforços para levar água tratada e de qualidade aos moradores, em especial à região do Rio Pequeno, que já necessitava de um reforço no abastecimento”, esclarece.
Para o representante comunitário e ex-secretário de Defesa Civil, Jaime Angel, Camboriú só tem a ganhar com a nova Estação de Tratamento de Água (ETA). “Esta obra no bairro Rio Pequeno é o resultado de uma cobrança legítima da nossa comunidade que foi ouvida e atendida pela empresa Águas de Camboriú. Mais do que concreto e tubulações, é mais um investimento em infraestrutura necessária para acompanhar o crescimento da nossa região”, completa ele. “É o bem-estar dos nossos moradores se tornando realidade”.
Com capacidade de 20L/s, a ETA modular trará ainda mais segurança hídrica para milhares de moradores do bairro Rio Pequeno. Na prática, a Estação consegue tratar 1,728 milhão de litros de água por dia.
“A Aegea SC é parceira dos municípios onde atua. Estamos comprometidos com uma entrega responsável de serviços que contribua para o desenvolvimento das cidades, para que sejam cada vez melhores para se viver e para receber a população de veraneio. Além disso, a oferta desses serviços representa mais saúde e bem-estar, mais qualidade de vida e desenvolvimento econômico”, completa a presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb.
Já de acordo com secretário de Saneamento Básico de Camboriú, Alexandre de Souza Metsger, a ampliação do abastecimento era uma das prioridades do executivo. “Quando iniciamos o mandato, o prefeito Leonel Pavan nos colocou como prioridade a ampliação e qualidade no abastecimento de água em Camboriú. A inauguração de hoje é o resultado de trabalho sério entre a prefeitura através da secretaria de Saneamento Básico e a Águas de Camboriú”, comenta. “Esse grande salto é o início de grandes investimentos no saneamento, agora nossa próxima prioridade é o esgotamento sanitário, nossa grande prioridade de 2026”, finaliza ele.
