Notícias

Ver notícia

Em parceria com a administração municipal, a Águas de Penha está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito e evitar a proliferação da doença. Como parte da campanha, a concessionária está distribuindo material informativo nas unidades de saúde do município para ser entregue a população. Os panfletos também estão sendo entregues aos moradores pelos leituristas da concessionária.

Marco Campesatto, coordenador de comunicação da Águas de Penha, explica que o material contém orientações sobre a proliferação da doença e os cuidados necessários para combater a incidência do mosquito. A dengue é uma doença grave que pode levar à morte. Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e se proteger da doença, é importante que todos façam a sua parte.

Segundo o Ministério da Saúde, o vírus da dengue (DENV) pode ser transmitido ao homem principalmente por via vetorial, pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas, no ciclo urbano humano–vetor–humano. Os relatos de transmissão por via vertical (de mãe para filho durante a gestação) e transfusional são raros.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.

Faça a sua parte

Mantenha sua casa limpa e livre de água parada. Tampe tonéis, caixas d’água e outros recipientes que armazenam água.

Use repelente: Utilize repelente contra mosquitos, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo.

Consulte um médico se apresentar sintomas: Se você apresentar sintomas de dengue, como febre alta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, consulte um médico imediatamente.

Compartilhar:

Veja Também

Principais Dúvidas Saiba mais
Principais Dúvidas

Há algum projeto de revitalização sendo realizado no Rio Iriri e Gravatá? O Rio Iriri possuirá um ponto de lançamento de efluente tratado...

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Vídeos Saiba mais
Vídeos

Vídeo Institucional Conheça a Águas de Penha, empresa responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário do município.  ...