Notícias
A concessionária Águas de Penha está fazendo manobras operacionais no fornecimento de água do município. A medida atinge todo os bairros da cidade e acontece porque a estiagem prolongada diminuiu drasticamente a vazão do rio Piçarras – manancial que abastece Penha e Balneário Piçarras – fazendo com que reduza a oferta de água para atender a demanda da população de Penha.
Segundo informações do Centro de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri), o Estado enfrenta um quadro de estiagem que vem desde 2019. Ainda conforme os dados dos meteorologistas, em abril, a chuva foi escassa e mal distribuída em todas as regiões de Santa Catarina favorecendo a evapotranspiração do solo e de superfícies líquidas, contribuindo para o agravamento do quadro de estiagem.
Fernanda Barreto, gestora operacional da concessionária, explica que Águas de Penha vem adotando diferentes medidas para garantir o abastecimento, incluindo as manobras operacionais para que todas as regiões da cidade tenham acesso à água tratada neste momento. A operação obedece a um sistema de planejamento da empresa para minimizar os impactos da falta de chuvas. A concessionária reforça a importância da reservação individual (caixas d’água) para garantir o abastecimento do imóvel.
Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da Águas de Penha, através do 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp no 99234-1414.