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A Águas de Penha acaba de divulgar seu Balanço Social referente ao exercício de 2024, reafirmando seu papel como agente transformador no município e no estado de Santa Catarina. O relatório destaca os principais resultados nos pilares Ambiental, Econômico, Social e de Governança, bem como o alinhamento da empresa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), aos quais está comprometida.

Para ter acesso ao balanço e conferir as principais atividades e investimentos da concessionária, basta acessar: https://aguasdepenha.com.br/documentos/

O ano de 2024 foi marcado por grandes marcos ambientais. A empresa manteve o índice de 69% de uso de energia limpa em suas operações, um avanço iniciado em 2021 com a migração para o mercado livre de energia, priorizando fontes renováveis como solar, eólica e PCHs. Além disso, a companhia seguiu como referência no controle de perdas de água, por meio de um plano robusto de modernização de redes e monitoramento em tempo real.

Entre as iniciativas ambientais de maior impacto está o programa “De Olho no Óleo”, que arrecadou 695 litros de óleo de cozinha usado em 2024, evitando a contaminação de cerca de 17 milhões de litros de água. Todo o resíduo foi revertido em apoio à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A empresa também mantém ações de monitoramento da qualidade da água, participa ativamente de comitês de bacias hidrográficas e promove educação ambiental por meio do premiado programa “Saúde Nota 10”, que atendeu 802 estudantes em 25 escolas municipais.

A Águas de Penha, na condição de controlada da Aegea, também  aderiu à iniciativa Um Milhão de Oportunidades – 1MiO – do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Trata-se da maior articulação pela juventude do Brasil, reunindo Nações Unidas, empresas, sociedade civil e governos para gerar um milhão de oportunidades de formação e acesso ao mundo do trabalho para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade, nos próximos dois anos. Acesse o site do projeto em: https://1mio.co

No pilar Social, o Balanço destaca programas como a Tarifa Social, que oferece até 82% de desconto na taxa de água e esgoto para famílias em situação de vulnerabilidade. Para ter direito ao benefício, é necessário estar em dia com o pagamento da tarifa mensal, ter um consumo médio de até 10 m³ nos últimos 12 meses e estar cadastrado em algum programa social do município. Também merece destaque o fortalecimento da Rede Sustentável de Penha, que, em 2024, uniu instituições sociais e empresas na realização de campanhas como a do Agasalho, além de ações de voluntariado em mutirões de limpeza e eventos comunitários.

De acordo com a presidente da empresa, Reginalva Mureb, “cada ação, seja ambiental ou social, é parte de um projeto maior de cuidado com a vida. Acreditamos que saneamento é dignidade, é saúde e é respeito pelas próximas gerações. Nosso compromisso vai além da prestação de serviços — é um pacto com o futuro”, ressalta.

Compromisso com os ODS e com a solidariedade nacional

Ao longo do ano, a Águas de Penha reforçou sua adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os de número 6 (Água Potável e Saneamento), 7 (Energia Limpa e Acessível), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima). Um exemplo da atuação cidadã da concessionária foi o apoio prestado ao estado do Rio Grande do Sul, que sofreu com as enchentes históricas de 2024.

A Águas de Penha, em parceria com a prefeitura municipal, emprestou uma Estação de Tratamento de Água Compacta para auxiliar o abastecimento da região metropolitana de Porto Alegre, beneficiando aproximadamente 350 mil pessoas. A empresa também liderou uma campanha de arrecadação de donativos, incluindo itens de higiene e limpeza, em parceria com a Rede Sustentável, demonstrando compromisso com a solidariedade entre comunidades.

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