Notícias

Ver notícia

A Águas de Penha apresentou para moradores e lideranças comunitárias o projeto para implantação do tratamento de esgoto do município. O sistema contempla uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), 16 estações elevatórias e 177 quilômetros de rede. A apresentação ocorreu na última sexta, dia 13, durante o Programa Afluentes, uma iniciativa da concessionária para se aproximar da comunidade e representantes dos bairros e conhecer a fundo as demandas com relação ao saneamento básico.

 No encontro, o diretor executivo da Águas de Penha, Gabriel Buim, e a gestora operacional da concessionária, Fernanda Barreto, apresentaram em detalhes o passo a passo para a implantação do sistema de tratamento de esgoto no município. Para o início das obras, é necessário que a concessionária receba do município a cessão de uma área para a implantação da ETE e das estações elevatórias de esgotos (podendo ser áreas publicas, sem ônus para o município), além de providenciar a liberação da Licença Ambiental Prévia (LAP).

 Com isso, a concessionária estará apta a buscar as demais licenças de sua responsabilidade e iniciar a implantação do sistema de esgotamento sanitário no município. De acordo com Gilberto Caetano Manzoni, representante da Associação dos Moradores e Amigos da Praia Grande, Cascalho e Poá (AMAPG), presente no encontro, a cidade precisa avançar na solução dos problemas gerados pela falta de tratamento de esgoto. Margit Koblitz, presidente da Associação de Moradores da Praia Alegre, também defendeu a importância da implantação do sistema no município. 

 De acordo com Alex Schwabe, responsável pela coordenação do Afluentes Digital, o programa é uma iniciativa da concessionária com o objetivo de prestar esclarecimentos à população e buscar soluções para o município em conjunto.

 

Compartilhar:

Veja Também

1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Penha.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.