Notícias

Ver notícia

Penha, no litoral norte de Santa Catarina, finalmente pode comemorar a concretização de uma conquista. Nesta quinta-feira (3), às 17h30, será realizado o lançamento da Pedra Fundamental da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Gravatá – que será construída na rua Corina Damásio Severino, no bairro Gravatá, e beneficiará também o bairro São Miguel. 

A obra é um investimento da concessionária Águas de Penha, empresa controlada pela holding Aegea. Em Santa Catarina a holding possui também as concessões da Águas de São Francisco do Sul, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas. Reginalva Mureb, presidente da empresa, lembra que a concessionária tem um compromisso com a cidade e propósito é transformar a vida das pessoas garantindo água e saneamento de qualidade. “Nosso principal objetivo agora é a universalização da coleta e tratamento de esgoto, seguiremos avançando juntos”, destaca a presidente.

Para atender os bairros Gravatá e São Miguel, a concessionária vai construir a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de implantar 16,6 quilômetros de rede de coletora de esgoto; 1.444 metros de linhas de recalque; sete estações elevatórias e interligar 1.298 domicílios ao sistema. A previsão é de que até 2033, Penha tenha 90% de cobertura de tratamento de esgoto.

O primeiro módulo da ETE Gravatá terá capacidade para tratar 12 litros por segundo de esgoto. A implantação da rede de esgoto para atender os bairros Gravatá e São Miguel, no entanto, começou no dia 17 de julho com a abertura e instalação das redes nas primeiras ruas da região. A solenidade de inauguração terá a presença do prefeito Aquiles José Schneider da Costa, vereadores, lideranças comunitárias e demais convidados.

A construção do sistema de esgotamento sanitário também irá gerar melhoria na balneabilidade das praias, aquecimento no turismo local, valorização imobiliária de pelo menos 14% na cidade, recuperação dos corpos hídricos, e melhoria na saúde e na qualidade de vida da população.

O programa completo de investimentos do sistema de esgoto para Penha está dividido em 24 sub-bacias e visa a implantação de 195 km de rede coletora, 13.292 ligações domiciliares, 10 KM de linhas de recalque, 19 Estações Elevatórias e 2 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade total de 195 litros de esgoto por segundo. Antes de iniciar as obras em cada rua, a equipe de responsabilidade social da concessionária fará uma visita em todos os imóveis com informações sobre a logística da obra.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Águas de Penha divulga Balanço Social 2021 Saiba mais
Águas de Penha divulga Balanço Social 2021

A concessionária Águas de Penha acaba de divulgar o balanço social de 2021, com destaque para as contribuições da companhia para a socied...

Vídeos Saiba mais
Vídeos

Vídeo Institucional Conheça a Águas de Penha, empresa responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário do município.  ...

2° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
2° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.