Notícias

Ver notícia

A cidade de Penha já tem uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Em um investimento de R$ 9 milhões, a concessionária Águas de Penha inaugurou, na última terça-feira, a estação que elevará a capacidade de produção de água nos períodos de maior consumo, principalmente na temporada de verão, impactando de forma positiva na qualidade de vida de moradores e visitantes.

A inauguração aconteceu em evento 100% online e contou com a participação da presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb; do diretor executivo da concessionária, Gabriel Buim; do presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Edson Carlos; da deputada estadual Ana Paula da Silva; e dos vereadores Maurício Olívio Brockveld e Everaldo Dall Pozzo. Também participaram da inauguração os líderes comunitários Gilberto Mazoni, Margit Boblitz, Marinho Alves, Michele Cozer e Igor Souza, representando os bairros Praia Grande, Alegre, Centro, Santa Lídia e Gravatá.

Localizada no bairro Santa Lídia, a ETA tem capacidade para tratar 70 litros por segundo e é uma alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo, sem dispensar o volume recebido do rio Piçarras. Além de construir a estação, a Águas de Penha construiu uma adutora de 5 quilômetros ligando a ETA ao reservatório do Mariscal, entregue pela concessionária em 2019.  “Temos a honra e a alegria de entregar a população uma Estação de Tratamento de Água com capacidade de 70 litros por segundos, projetada para minimizar a precariedade de abastecimento na temporada de verão”, destacou Reginalva.

 A entrega foi antecipada, pois o compromisso com a população era de concluir o trabalho em até 120 dias a contar da liberação das licenças. Os 70 dias levados para construir a ETA Penha são um recorde para obras de engenharia deste tipo de realização. “A nossa preocupação era entregar a ETA ainda para esta temporada, porque estamos passando por uma pandemia, cujo o uso da água é fundamental para prevenção do coronavírus”, destacou a presidente.

De acordo com Edson Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil, um dos maiores desafios das cidades litorâneas é garantir os serviços de saneamento básico a toda população durante os períodos turísticos. “Isso exige estratégia e planejamento” disse. “É com muita satisfação que venho aqui parabenizar a Águas de Penha por esta Estação de Tratamento de Água, que levará saúde a todos os moradores”, acrescentou.

Para o vereador Mauricio Brockveld, a ETA veio para amenizar a situação do desabastecimento durante o verão. “Eu acredito que não vamos mais sofrer tanto com a falta de água na temporada como no passado”, acrescentou. Com opinião semelhante, o vereador Everaldo Dal Pozzo destacou o esforço da concessionária em realizar a obra e que a ETA é uma conquista muito grande para a comunidade. Para a deputada Ana Paula da Silva, a obra trará um ganho enorme para a cidade do ponto de vista turístico.

Segundo Gabriel Buim, até o dia 20 de dezembro, a ETA passará por um período de testes de condicionamento para que entre em operação até o dia 25 deste mês.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Penha oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Penha.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Penha e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.