Notícias

Ver notícia

A cidade de Penha já tem uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Em um investimento de R$ 9 milhões, a concessionária Águas de Penha inaugurou, na última terça-feira, a estação que elevará a capacidade de produção de água nos períodos de maior consumo, principalmente na temporada de verão, impactando de forma positiva na qualidade de vida de moradores e visitantes.

A inauguração aconteceu em evento 100% online e contou com a participação da presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb; do diretor executivo da concessionária, Gabriel Buim; do presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Edson Carlos; da deputada estadual Ana Paula da Silva; e dos vereadores Maurício Olívio Brockveld e Everaldo Dall Pozzo. Também participaram da inauguração os líderes comunitários Gilberto Mazoni, Margit Boblitz, Marinho Alves, Michele Cozer e Igor Souza, representando os bairros Praia Grande, Alegre, Centro, Santa Lídia e Gravatá.

Localizada no bairro Santa Lídia, a ETA tem capacidade para tratar 70 litros por segundo e é uma alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo, sem dispensar o volume recebido do rio Piçarras. Além de construir a estação, a Águas de Penha construiu uma adutora de 5 quilômetros ligando a ETA ao reservatório do Mariscal, entregue pela concessionária em 2019.  “Temos a honra e a alegria de entregar a população uma Estação de Tratamento de Água com capacidade de 70 litros por segundos, projetada para minimizar a precariedade de abastecimento na temporada de verão”, destacou Reginalva.

 A entrega foi antecipada, pois o compromisso com a população era de concluir o trabalho em até 120 dias a contar da liberação das licenças. Os 70 dias levados para construir a ETA Penha são um recorde para obras de engenharia deste tipo de realização. “A nossa preocupação era entregar a ETA ainda para esta temporada, porque estamos passando por uma pandemia, cujo o uso da água é fundamental para prevenção do coronavírus”, destacou a presidente.

De acordo com Edson Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil, um dos maiores desafios das cidades litorâneas é garantir os serviços de saneamento básico a toda população durante os períodos turísticos. “Isso exige estratégia e planejamento” disse. “É com muita satisfação que venho aqui parabenizar a Águas de Penha por esta Estação de Tratamento de Água, que levará saúde a todos os moradores”, acrescentou.

Para o vereador Mauricio Brockveld, a ETA veio para amenizar a situação do desabastecimento durante o verão. “Eu acredito que não vamos mais sofrer tanto com a falta de água na temporada como no passado”, acrescentou. Com opinião semelhante, o vereador Everaldo Dal Pozzo destacou o esforço da concessionária em realizar a obra e que a ETA é uma conquista muito grande para a comunidade. Para a deputada Ana Paula da Silva, a obra trará um ganho enorme para a cidade do ponto de vista turístico.

Segundo Gabriel Buim, até o dia 20 de dezembro, a ETA passará por um período de testes de condicionamento para que entre em operação até o dia 25 deste mês.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Penha é a concessionária responsável pelo abastecimento de água do município de Penha, em Santa Catarina.

Sanear Penha Saiba mais
Sanear Penha

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Penha e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.