Notícias
Para evitar perda de água no sistema de distribuição, a Águas de Penha começa nesta semana um minucioso trabalho de fiscalização por meio da tecnologia de geofonamento para detectar e filtrar ruídos no subsolo que possam apontar vazamentos não visíveis na rede de distribuição de água. O trabalho será realizado tanto durante o dia como durante à noite.
Os aparelhos permitem a identificação, pela escuta, de vazamentos de água nas tubulações que ficam enterradas. Quando a água que está com pressão na rede e escapa por algum orifício, ela cria vibrações e ruídos característicos, que são identificados pelo geofone. O equipamento lembra um estetoscópio, instrumento utilizado na área médica e que amplia os sons do corpo.
Henrique Gonçalves Mendes, coordenador de operações da Regional SC, alerta à população para não se surpreenderem quando identificarem as equipes da concessionária trabalhando no meio da rua, principalmente à noite. Em muitos casos, o trabalho precisa ser feito de madrugada, quando o movimento de veículos é menor e os ruídos externos diminuem, facilitando a identificação dos pontos de fuga de água.
O coordenador diz que o trabalho de geofonamento agiliza a localização de vazamentos ocultos, solucionando possíveis precariedades no abastecimento provocadas por esse problema. Isso reduz custos e evita perdas de água na distribuição. “Quanto antes for detectado um vazamento, mais rápida será a retomada da regularidade do fornecimento no caso do vazamento causar baixa pressão na rede ou mesmo falta de água, e menor será a perda de água do sistema”, completa.