Notícias

Ver notícia

A Águas de Penha vem investindo de forma contínua nas novas tecnologias que auxiliam no sistema de abastecimento. Uma delas é o datalogger, dispositivo eletrônico que funciona 24 horas por dia usado para fazer registros de alta precisão, como medir a pressão da água, por exemplo. A Águas de Penha tem 17 dispositivos como este instalados em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de conferir a distribuição de água tratada e o desempenho do sistema de tratamento.

Como Beatriz Souza, supervisora de Perdas dentro do Centro de Operações Integradas (COI) explica, as medições são realizadas 24 horas por dia com a ajuda dos equipamentos. “Os dados são cronometrados em tempo real e chegam no nosso setor a cada 10, 30 minutos, dependendo da configuração”, comenta.

Com a ajuda dos datallogers, as equipes conseguem conferir a pressão dos bairros, se ocorreu algum rompimento ou interferência no abastecimento. “Muitas vezes os equipamentos são instalados perto das moradias, mas os moradores podem ficar tranquilos pois isso não afeta em nada no consumo. Ao contrário, ele nos ajuda a verificar se aquela região está recebendo a pressão adequada” completa Beatriz.

O uso dos equipamentos eletrônicos é uma prática comum dentro da Águas de Penha, que investe em tecnologia para aprimorar ainda mais a captação, tratamento e distribuição de água. Maraísa Mendonça, gerente de operações da concessionária, explica que o datalogger não afeta em nada na tarifa de abastecimento. “O dispositivo não gera nenhum tipo de custo ao cliente, nem prejudica o abastecimento do imóvel. O objetivo é justamente de nortear a operação dos sistemas e as melhorias necessárias”, completa ela.

Compartilhar:

Veja Também

Vídeos Saiba mais
Vídeos

Vídeo Institucional Conheça a Águas de Penha, empresa responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário do município.  ...

2° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
2° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Penha é a concessionária responsável pelo abastecimento de água do município de Penha, em Santa Catarina.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.