Notícias

Ver notícia

As altas temperaturas e o aumento no número de pessoas circulando na cidade elevaram o consumo de água tratada em Penha, no litoral norte de Santa Catarina. De 9 a 29 de dezembro, a Águas de Penha distribuiu 185,6 milhões de litros de água. Com o reforço na estrutura realizado pela concessionária e a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Penha, a companhia atendeu a demanda da população nestes 20 dias de alto consumo. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o volume de reclamações de precariedade no abastecimento caiu 85,37%.

“Esta redução significa que todo o trabalho promovido pela concessionária está dando resultado positivo”, diz a coordenadora operacional da Águas de Penha, Fernanda Barreto. As obras melhoraram a estrutura de abastecimento de Penha, que na temporada recebe uma população flutuante considerável responsável por aumentar o consumo.

Localizada no bairro Santa Lídia, a ETA Penha tem capacidade para tratar 70 litros por segundo e é uma alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo, sem dispensar o volume recebido do rio Piçarras. Além de construir a estação, a Águas de Penha implantou uma adutora de 5 quilômetros ligando a ETA ao reservatório do Mariscal, entregue pela concessionária em 2019.

Consumo consciente

Apesar do reforço na estrutura, a concessionária alerta para a importância do consumo consciente, o que não significa deixar de usar o recurso, mas repensar as formas de uso. Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas são algumas atitudes que podem ser tomadas por moradores e visitantes. “Essas são formas de poupar a água potável do planeta e de ajudar a preservar os mananciais, além de contribuir para uma temporada mais tranquila em Penha”, finaliza Fernanda Barreto.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Penha é a concessionária responsável pelo abastecimento de água do município de Penha, em Santa Catarina.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.