Notícias

Ver notícia

A Águas de Penha, empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto no município, passou a integrar o comitê gestor do programa Bandeira Azul em Penha. A apresentação do Comitê Bandeira Azul foi realizada pela Secretaria de Turismo do município com o objetivo de apresentar o trabalho realizado até o momento para conquistar a certificação para as praias Praia Grande, Bacia da Vovó, Saudade, Vermelha e Poá.

O Bandeira Azul é um programa internacional de certificação ambiental, criado em 1985 pela Foundation for Environmental Education (FEE). O programa visa promover o desenvolvimento sustentável de áreas costeiras e de água doce, através da implementação de critérios rigorosos em quatro áreas principais:

A reunião, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, contou com a presença de representantes do poder público, sociedade civil e terceiro setor. Na ocasião, foi apresentado o histórico do programa Bandeira Azul, os critérios para a obtenção da certificação e as ações que estão sendo realizadas em Penha para atender a esses critérios. “São cinco praias que estão aptas para receber a certificação e a administração municipal está fazendo todos os esforços para que em julho a cidade possa estar recebendo a certificação da bandeira azul nestas praias”, pontua o secretário de turismo, Cléber Neumann.

Trabalho em conjunto para alcançar a certificação

Entre as ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Penha estão a coleta regular de amostras da água do mar para análise de qualidade, a instalação de banheiros públicos, a construção de rampas de acesso à praia e a recuperação da restinga. “É uma responsabilidade muito grande, uma vez que é uma certificação internacional que exige o cumprimento de mais de 30 quesitos, então precisamos ter todas as Secretarias trabalhando em conjunto para alcançarmos o objetivo”, destacou o Secretário de Governo, Júnior Mafra.

A reunião contou com o apoio do Conselho Municipal do Turismo, da Fundação para a Educação Ambiental (FEE) e do Desenvolvimento Econômico Local (DEL). O próximo passo é a realização de um diagnóstico ambiental das cinco praias candidatas à certificação. A partir desse diagnóstico, serão definidas as ações específicas que precisam ser realizadas para atender aos critérios do programa Bandeira Azul.

Benefícios da Certificação Bandeira Azul

•         Melhoria da qualidade ambiental: a certificação garante que a água das praias e marinas seja limpa e segura para o banho.

•         Aumento do turismo: a Bandeira Azul é um importante atrativo turístico, pois garante aos visitantes um ambiente limpo e seguro.

•         Geração de emprego e renda: o aumento do turismo pode gerar novas oportunidades de emprego e renda para a comunidade local.

•         Educação ambiental: o programa promove a educação ambiental entre a comunidade local e os visitantes.

•         Reconhecimento internacional: a Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental reconhecido.

Compartilhar:

Veja Também

Águas de Penha divulga Balanço Social 2021 Saiba mais
Águas de Penha divulga Balanço Social 2021

A concessionária Águas de Penha acaba de divulgar o balanço social de 2021, com destaque para as contribuições da companhia para a socied...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Penha e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Vídeos Saiba mais
Vídeos

Vídeo Institucional Conheça a Águas de Penha, empresa responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário do município.  ...