Notícias
A concessionária Águas de Penha protocolou o pedido de alvará para construção da ETA Penha junto à prefeitura. O documento assegura que o projeto siga todas as regulamentações exigidas pelo código de obras e pela lei de zoneamento vigente. Nele, consta também o responsável técnico pelo projeto e o prazo de validade. Junto ao Corpo de Bombeiros, a concessionária protocolou o pedido de alvará no dia 14 de agosto e a liberação foi concedida no dia 17 de agosto.
Fernanda Barreto, gestora operacional da Águas de Penha, explica que a concessionária também já entregou à Secretaria Municipal de Planejamento documentos extras que o Executivo solicitou. A concessionária agora espera a expedição do documento pelo município.
A Águas de Penha vai investir R$ 9 milhões para construir uma Estação de Tratamento de Água (ETA) como alternativa para ampliar o fornecimento nos períodos de alto consumo. A ETA vai promover um incremento de 70 litros por segundo de água tratada à cidade, amenizando o risco de desabastecimento no verão. A previsão é de que a obra fique pronta em até 120 dias, após a emissão das licenças ambientais necessárias.
A ETA ocupará uma área de 2.370 metros quadrados nas proximidades da rua Honório Bortolatto. O sistema captará água de uma lagoa e contará com adutora de 5 quilômetros que vai levar água tratada até o reservatório no Mariscal, inaugurado pela Águas de Penha no final de 2019. De construção metálica, a ETA contará com floculadores mecânicos, decantadores de alta taxa e filtros de areia e antracito (carvão mineral).