Notícias

Ver notícia

O Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) concedeu a Licença Ambiental de Instalação (LAI) à concessionária Águas de Penha para captar água bruta em duas novas lagoas do bairro Santa Lídia. As lagoas são resultado da atividade de mineração de areia que havia no local. “A autorização concedida pelo IMA permite a implantação de uma estrutura de captação, o que vai aumentar a oferta de água tratada a população, principalmente durante a temporada de verão”, destaca Tiago Santos e Souza, coordenador de meio ambiente da concessionária.

A água captada nas lagoas será tratada na Estação de Tratamento de Águas de Penha (ETA Penha). Construída pela concessionária, a estação tem capacidade para tratar 70 L/s (litros por segundo) e é uma alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo, sem dispensar o volume recebido do rio Piçarras.

A instalação desta nova estrutura de captação de água nas lagoas começara imediatamente, e há previsão de que já esteja operando nesta temporada. Conforme Tiago Santos e Souza, a atuação do IMA, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente de Itajaí, foi fundamental, mais uma vez, para a implantação deste novo empreendimento da concessionária, a exemplo do que ocorreu durante o processo de licenciamento da Estação de Tratamento de Água de Penha (ETA Penha).

“ A celeridade na análise do processo de licenciamento ambiental permitiu que a concessionária se empenhasse para que o empreendimento esteja em operação ainda para esta alta temporada”, disse. “A concessionária reconhece e agradece a agilidade e comprometimento da Coordenadora de Itajaí na análise do processo deste empreendimento, que tem potencial de obter significativos ganhos ambientais para a população de Penha”, completou Tiago.

De acordo com Wagner Cleyton Fonseca, Engenheiro Ambiental do IMA, o Instituto dá prioridade na análise de processos de licenciamento ambiental relacionados ao saneamento básico (água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos), por esta razão foi possível analisar e emitir a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para ampliação do abastecimento de água de Penha/SC em um curto espaço de tempo.

“Outro fator importante para a celeridade do processo foi a proatividade da concessionária em responder aos pedidos de complementação de forma transparente e ética. Esta boa relação entre o IMA e os empreendedores contribui muito para a celeridade dos processos”, completou Wagner.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Penha.