Notícias

Ver notícia

Penha, no litoral catarinense, vai iniciar as obras para a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto dentro de um curto espaço de tempo. A concessionária Águas de Penha – empresa responsável pelos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto – recebeu do Instituto Municipal do Meio Ambiente de Penha (Imap) a Licença Ambiental Prévia (LAP) para a implantação do sistema esgotamento sanitário dos bairros Gravatá e São Miguel. A licença contempla a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), elevatórias e redes, que vão atender os dois bairros.

Tiago Santos e Souza, coordenador de Meio Ambiente da concessionária, explica que, para realizar as obras, a concessionária precisará atender todas as condicionantes estabelecidas na licença e executar os programas ambientais como monitoramento ambiental da obra, gestão dos resíduos gerados e programa de comunicação social.

Conforme Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, a construção do sistema de esgotamento sanitário irá gerar melhoria na balneabilidade das praias, aquecimento no turismo local, valorização imobiliária de pelo menos 14%, recuperação dos corpos hídricos e melhoria na saúde e na qualidade de vida da população.

Ainda conforme a presidente da concessionária, quando a residência não está ligada à rede de esgotos é procedimento usual no Brasil conectá-la diretamente, ou ligar a sua fossa filtro na rede de drenagem, encaminhando os dejetos para rios e mar e poluindo fontes de captação de água. Em função disso, o tratamento de esgoto tem impactos sociais e ambientais diretos para a população.

Compartilhar:

Veja Também

Principais Dúvidas Saiba mais
Principais Dúvidas

Há algum projeto de revitalização sendo realizado no Rio Iriri e Gravatá? O Rio Iriri possuirá um ponto de lançamento de efluente tratado...

Sanear Penha Saiba mais
Sanear Penha

2° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
2° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Penha e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.