Notícias
A concessionária Águas de Penha informa que a falta de chuvas e os baixos níveis do rio Piçarras no ponto de captação da Casan voltaram a afetar a distribuição e exigir que a população reduza o consumo de água tratada. Para garantir níveis de reservação e minimizar precariedade no abastecimento da cidade, a Águas de Penha está realizando manobras operacionais que podem ocasionar baixa pressão nas redes ou a interrupção temporária no fornecimento de água tratada.
De acordo com dados da Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), a estiagem no Estado é a pior desde 2006. “Desde junho de 2019, o estado vem passando por uma estiagem que já é considerada a mais severa dos últimos sete anos. Quase todas as regiões do Estado estão com déficits acumulados, nos últimos 12 meses, superiores a 500mm”, informou a Epagri/Ciram. Estão previstas chuvas para Penha no início de maio.
A recomendação é que os consumidores façam uso racional, restringindo o consumo para alimentação e higiene, e adiem atividades como limpeza de casas e lavação de roupas, calçadas e veículos.
A concessionária reforça a importância da reservação individual (caixas d’água) para garantir o abastecimento do imóvel. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da Águas de Penha, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp no 99234 1414.