Notícias

Ver notícia

A coordenadora do Programa Respeito dá Tom, mantido pela concessionária Águas de Penha, Maria Luiza Ferreira de Oliveira, participa nesta quarta-feira(17), às 19h, na Câmara de Vereadores de Penha, como convidada especial de um evento alusivo ao mês da Consciência Negra. O evento é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher e tem como objetivo discutir igualdade racial, combate ao racimo estrutural e o respeito, entre outros assuntos ligados ao tema. O evento será um bate-papo voltado para a conscientização da população quanto a desigualdade racial e contará com a participação de cinco convidados especais (confira a lista de participantes abaixo).

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, ocasião em que a sociedade brasileira rememora a história de mais de três séculos de escravidão no Brasil, o que se reflete até hoje em nossa sociedade e está diretamente ligada à desigualdade social no país.

Na ocasião, será formalizada a homenagem à catarinense Antonieta de Barros, primeira mulher negra eleita no Brasil, que dará nome à sala da Procuradoria Especial da Mulher, por iniciativa do vereador Luiz Fernando Vailatti (Podemos), o Ferrão. Ferrão é o responsável pelo órgão criado no âmbito do Legislativo Penhense para promover a defesa dos direitos da mulher.

Respeito dá o Tom

Principal programa de incentivo à igualdade racial no ambiente empresarial do país, o Respeito dá o Tom tem como objetivo promover a equidade de oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas. Da mesma forma, pretende que os ambientes de trabalho na empresa estejam livres de racismo, preconceitos ou atitudes que comprometem o respeito. Lançado em 2017, o programa desenvolve todas as áreas e funcionários da empresa, dos mais antigos aos mais novos, independentemente da posição que ocupam.

Palestrantes

Maria Luiza Ferreira de Oliveira – colaborada da concessionária Águas de Penha, formada em Administração e coordenadora do Programa “Respeito dá o Tom”, sobre desigualdade racial, que é desenvolvido pela empresa.

Catarine Nogueira – pedagoga, professora de dança e vereadora no município de Santo Amaro da Imperatriz. É a única mulher negra eleita na região da grande Florianópolis, militando em causas sociais voltadas para a comunidade negra.

Daniely Costa Lindozo Nunes – pedagoga, pós-graduada em educação especial com ênfase em surdez e libras e em diversidade e gênero na escola. Atua na educação infantil, é cantora, compositora, arte educadora e capoeirista, ministrando aulas na comunidade do Mariscal e Fundação Cultural de Piçarras.

Fábio Renato Martins Nunes – professor de Educação Física, é contramestre do grupo Beribazu que desenvolve em Penha um projeto voluntário de capoeira no bairro Mariscal e também na Fundação Cultural de Piçarras.

Regina Santos da Silva – presidente do Coletivo Mulheres do Brasil em Ação (CMBA), realizando um trabalho voluntário em Penha e nos municípios da região, acolhendo mulheres e crianças que sofrem com a violência dentro de suas próprias casas.

Obs: O evento é aberto a toda a comunidade e será transmitido ao vivo pela TV Câmara (Youtube, Facebook e site oficial da CVP). Devido à pandemia, o uso de máscara e o distanciamento são obrigatórios.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Penha oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Penha e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.