Notícias
Mais de 500 estudantes da rede pública municipal de Penha, no litoral norte de Santa Catarina, vão ser beneficiados com uma medida operacional da concessionária Águas de Penha para reduzir os impactos do aumento do consumo de água durante a temporada de verão 2020. Eles estão matriculados em quatro Centro de Educação Infantil (CEI) que oferecem serviços de colônia de férias. As escolas beneficiadas receberam uma caixa d´água emprestada pela concessionária, dimensionada para atender a demanda de água local em caso de desabastecimento.
De acordo com a engenheira da Secretaria Municipal de Educação, Edimara Tambini, algumas das escolas até possuem sistema de reservação próprio, mas com dimensões menores do que o volume necessário para atender as demandas da educação. “Essas escolas trabalham em tempo integral”, explica a engenheira. Fernanda Barreto, gestora operacional da água de Penha, destaca que a decisão de emprestar as caixas de água de grandes proporções busca amenizar um problema pontual, enquanto a cidade não possuir um sistema próprio de captação e tratamento de água. Somadas, as quatro caixas d’água têm capacidade para reservar 50 mil litros. O empréstimo não prevê a instalação das caixas, que deve ser feita pelo município.
A solução definitiva para o problema de desabastecimento em algumas regiões de Penha na alta temporada, no entanto, é a construção do sistema produtor próprio de água. Todos os projetos da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) já foram finalizados, mas, para que a obra avance, precisa-se da Licença Ambiental Prévia (LAP), de responsabilidade do poder concedente. O projeto prevê a captação no Rio Luiz Alves através de uma adutora com 22 quilômetros de extensão.
Centros de Educação Infantil beneficiadas:
CEI Professora Mara Lúcia de Souza Melo – Caixa de 15 mil litros
CEI Anjos do Itapocóri – Caixa de 5 mil litros
CEI Dona Belinha – Caixa de 15 mil litros
CEI – Orlandina Bento Mendes – Caixa de 15 mil litros