Notícias

Ver notícia

A Escola Municipal Rasália Valentina D’allago e o Grupo Escolar Municipal Antônio José Tiago, de Penha, foram premiados nesta última terça-feira (8), por desenvolverem um trabalho de reflexão dentro da comunidade escolar de como economizar água e contribuir com o meio ambiente para um mundo melhor dentro do  concurso  cultural “Nossa Água, Nossa Vida”. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a concessionária Águas de Penha e Secretaria Municipal de Educação. A Rasália Valentina D’allago, ganhou um Datashow. Já o Antônio Tiago foi contemplado com uma impressora Ecotank.

A ideia do concurso surgiu dentro do programa Saúde Nota 10, mantido pela Águas de Penha. Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, explica que o concurso teve por objetivo criar espaços de reflexão dentro da comunidade escolar de como economizar água e contribuir com o meio ambiente. Vanessa Petermann, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Penha, destaca a importância do concurso, principalmente depois de um período que os estudantes não receberam estímulos externos por conta da pandemia.

“Houve uma mobilização de toda a comunidade estudantil e o resultado foi muito gratificante”, disse. Segundo ela, o tema foi trabalhado dentro da sala de aula e despertou o interesse da comunidade em torno das escolas. “Mesmo algumas considerando que poderiam não ganhar, teve um envolvimento de diferentes atores” completou. A professora sugere que, para o próximo ano, a concessionária amplie o projeto, premiando alunos e professores da sala vencedora. A coordenadora também elogiou o fato de o trabalho ser em vídeo, já que é a linguagem mais utilizada pelos jovens da atual geração

De acordo com a diretora do Grupo Escolar Municipal Antônio José Tiago, Gertrudes Rogalsky, o concurso na escola começou antes mesmo da produção do vídeo. Com a instituição de ensino tem dois 4º anos, foi feito um sorteio interno para apontar qual sala de aula participaria do concurso cultural da Águas de Penha. A professora Maria da Penha, da sala de aula vencedora, mobilizou os alunos, produziu e musicou o vídeo. Conforme a diretora, o resultado foi tão gratificante que envolveu toda a comunidade do bairro Nossa Senhora de Fátima, onde a escola está inserida. “Este concurso foi maravilhoso. Espero que ele continue sendo realizado, pois envolve não só a comunidade escolar, mas também a família dos estudantes e os moradores do bairro”, disse.

“Quando o concurso foi proposto conversamos com os alunos sobre as regras. O tema foi trabalhado em sala de aula, a professora utilizou com os alunos os materiais didáticos que a Águas de Penha disponibilizou. As ideias para a produção do vídeo foram surgindo em conjunto com o grupo de professores, alunos e direção”, disse a diretora da escola Rasália Valentina D’allago, Araci das Neves Silva.  “Quando percebemos que poderíamos ter chance de ganhar, a escola insistiu na ajuda dos pais para pedir “likes” para amigos e familiares. Com a disputa crescendo, pedimos apoio do vereador Mauricio Brockveld e da digitais influencers Joniana Vicenh Costa e Kika Esther,  que se sensibilizaram pela escola ter um número de alunos inferior a outras instituições que também concorriam e nos ajudaram a divulgar pedindo votos “likes” no vídeo”, acrescenta. Além disso, a escola divulgou de forma constante e persistente o link para a comunidade votar no vídeo, o que garantiu o primeiro lugar.

“A educação transforma a vida das pessoas. Por meio desse projeto a gente procura colaborar com as escolas, para que haja realmente essa mudança na vida dos alunos,”, completa Luiz Gustavo Marzollo da equipe de responsabilidade social da Águas de Penha.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Penha oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Penha é a concessionária responsável pelo abastecimento de água do município de Penha, em Santa Catarina.