Notícias

Ver notícia

A Águas de Penha alerta que, devido a forte estiagem que afeta a região, o abastecimento está sendo realizado através de manobras operacionais em todos os bairros da cidade. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), a estiagem que atinge o Estado já é a mais severa desde 2005.

Marilene de Lima, meteorologista da Epagri, destaca que a situação é mais grave no Oeste catarinense, mas se estende por todas as regiões. Ela explica que a situação se agravou pela presença do fenômeno climático “La Niña”, que diminui a incidência de chuvas. Para que os mananciais se recuperem, seria necessário um período longo de chuvas intensas. As previsões para os próximos dias são apenas de chuvas pontuais, inclusive para o litoral Norte (região de Penha), que podem variar de 10 a 40 milímetros.

Como o solo está extremamente seco, conforme a meteorologista, a água não chega a recompor as condições dos mananciais. A estiagem tende a ser mais grave em novembro, mas os meses de dezembro e janeiro também serão de pouca chuva, com ocorrência de pancadas leves em períodos variados do dia. Marilene destaca que a população ainda não desenvolveu a consciência da reservação. “A nossa cultura é de gastar água, não de guardar”, pontua.

A Águas de Penha pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água prioritariamente para o consumo humano, evitando desperdícios. A retomada do abastecimento é sempre gradativa. O tempo de normalização varia conforme a distância e altitude da região. A concessionária reforça a importância da reservação individual (caixas d’água) para amenizar os riscos de desabastecimento do imóvel. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da Águas de Penha, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp no 99234 1414.

Compartilhar:

Veja Também

Sanear Penha Saiba mais
Sanear Penha

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.