Notícias

Ver notícia

Os investimentos que Penha vai receber a partir de 2023 na implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade foi um dos destaques dos assuntos abordados durante a 5ª edição do ano do Afluentes Virtual, promovido pela Águas de Penha. De acordo com o coordenador de operações da concessionária, Vilmar Pereira da Silva Junior, a previsão é de que as obras comecem em janeiro do próximo ano.

Num primeiro momento, será construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Gravatá, que irá atender os bairros de Gravatá e São Miguel. Na sequência, será construída a segunda ETE de Penha, responsável pelo tratamento dos demais bairros do município. A previsão é de que serão investidos R$ 111 milhões no sistema a partir do próximo ano.

De acordo com Alex Schwabe, analista de responsabilidade social da Águas de Penha, o objetivo do programa Afluentes Virtual é apresentar a concessionária com seus serviços, projetos e obras e, principalmente, ouvir as reivindicações da população. Desde o começo da pandemia, o programa começou a ser realizado de forma digital. Durante o encontro, a equipe técnica da concessionária também apresentou um relatório de como são realizados os estudos de viabilidade de instalação de novos empreendimentos imobiliários na cidade.

As lideranças comunitárias demonstram nos encontros anteriores preocupação com a oferta de água na cidade devido ao aumento de novos empreendimentos imobiliários em Penha registrado nos últimos anos. Com o estudo realizado pela concessionária, é possível visualizar qual será o impacto na região considerando o aumento do consumo a partir do novo empreendimento.

Para a líder comunitária Telma Celista Lapa, a maior preocupação é com a oferta de água no bairro São Cristóvão. “Sabemos que o número de moradores no bairro aumentou muito, mas a população tem uma preocupação com a possibilidade de faltar água”, destaca. Conforme Vilmar, a concessionária vem investindo no bairro para garantir a oferta em todas as épocas do ano.

Compartilhar:

Veja Também

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Penha.

3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Sanear Penha Saiba mais
Sanear Penha

Vídeos Saiba mais
Vídeos

Vídeo Institucional Conheça a Águas de Penha, empresa responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário do município.  ...