Notícias
Cinema movido apenas por energia limpa de bicicletas une cultura, sustentabilidade e esporte
A sessão gratuita e ao ar livre, com patrocínio da Águas de Penha, exibirá curtas-metragens e a animação “Divertida Mente 2”
Um cinema totalmente movido a bicicletas! Esta é a proposta do BikeCine; cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. A cidade de Penha recebe as sessões gratuitas e ao ar livre pela primeira vez, no sábado, dia 22 de novembro, no Espaço Amazon, com patrocínio da Águas de Penha.
O circuito de sessões patrocinadas pelo Instituto Aegea inclui o interior de São Paulo, além de levar estreias para as cidades de Penha, São Francisco do Sul (21/11) e Bombinhas (23/11) em Santa Catarina e Paraná.
No BikeCine, o público pode escolher de onde e como prefere assistir aos filmes, acomodado na plateia com 150 cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando ativamente do funcionamento da sessão. No total, são 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas: 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as bicicletas trazidas pelo próprio público, caso desejem.
É possível também colaborar pelo “pedal de mão”, um recurso planejado especialmente para a diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade na participação. O BikeCine é para todos.
A programação na cidade exibe uma sessão com filmes variados em curta-metragem, em seguida, o longa-metragem “Divertida Mente 2″, a sequência da cativante animação da Disney Pixar, agora com Riley num salto temporal, passando pela temida pré-adolescência, relatada de forma leve e divertida. Todos os filmes contam com recursos de acessibilidade.
Os ingressos ficam disponíveis on-line para o público, pelo site https://bikecine.com.br/ e também e serão distribuídos presencialmente no local, uma hora antes do evento. A programação em todas as cidades também pode ser acompanhada pelo site.
A tecnologia também está presente na projeção das imagens: a exibição dos filmes é feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com tecnologia de ponta, que oferece alta qualidade para cinemas ao ar livre. Tudo para garantir a melhor experiência ao público.
O BikeCine une o amor pelo cinema ao bem-estar. É cultura, entretenimento, sustentabilidade e esporte em um só evento. Lançado no Brasil em 2024, o projeto já passou por mais de 30 cidades, realizando cerca de 80 sessões para mais de 10 mil pessoas.
Como funciona a energia no BikeCine

Ao invés de consumir energia para funcionar como um cinema regular, o Bikecine gera sua própria energia. Toda eletricidade necessária para a sessão acontecer é gerada a partir do movimento das pedaladas do público nas estações de bicicletas, que se transforma em energia elétrica pela cinética. Seja para inflar e sustentar a tela, projetar o filme, o sistema de som e demais equipamentos, é utilizada apenas esta energia limpa e sustentável, sem emissão de poluentes e impactos negativos à natureza.
O BikeCine consome cerca de 2500 watts por hora e cada ciclista gera 200 watts, em média. Quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida, um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se é preciso pedalar mais. Durante as sessões, os participantes podem fazer revezamento nas pedaladas, para descansar e para que todos possam vivenciar a experiência.
“O BikeCine reúne pautas que consideramos importantes para a sociedade e para o planeta. É uma grande alegria estrear em Penha, queremos proporcionar cultura, entretenimento, bem-estar, conscientização e inclusão. Quando o público vivencia a utilização da energia sustentável na prática, é convidado a refletir sobre o consumo energético, colaboração coletiva e mobilidade urbana.”, compartilha Marco Costa, coordenador geral e idealizador do BikeCine.
Uma experiência cultural colaborativa, ecológica, inclusiva e diferenciada, que tem parceria de desenvolvimento com os já bem-sucedidos cinemas ao ar livre: Cine Autorama e CineSolar.
O BikeCine em Penha é viabilizado por meio da Lei Rouanet, incentivo a projetos culturais, com patrocínio da Águas de Penha e Instituto Aegea, apoio da Prefeitura de Penha, Secretaria de Turismo e Amazon, realização BikeCine, Ministério da Cultura e Governo Federal, do lado do povo brasileiro.
Serviço
BikeCine em Penha
Data: 22 de novembro 2025 (sábado)
Horário: 19h e 20h
Local: Espaço Amazon
Endereço: Av Alfredo Brunetti, Armação, Penha-SC
[em caso de chuva: Espaço do Futuro, Av. Nereu Ramos, 473, Centro]
Capacidade: 150 lugares em cadeiras, 12 bicicletas fixas e 4 estações disponíveis para o público acoplar a própria bicicleta.
Ingressos: entrada gratuita (reserva de ingressos on-line no https://bikecine.com.br ou retirada presencial, a partir de 1 hora antes).
50% dos ingressos ficam disponíveis on-line e 50% são distribuídos presencialmente.
No Instagram: @bikecine
Programação:
19h
Sessão de curtas-metragens (50 minutos – Livre)
20h
Divertida Mente 2
(de Kelsey Mann – EUA – 2024 – Animação/Amadurecimento – 1h36 – Livre)
Sinopse: de volta à mente da adolescente Riley, justamente no momento no qual a sala de comando está passando por uma demolição repentina para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas emoções! Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho, que há muito administram uma operação bem-sucedida em todos os sentidos, não sabem bem como reagir quando a Ansiedade, Tédio, Vergonha e Inveja aparecem.
Sobre o Instituto Aegea
O Instituto Aegea é uma organização sem fins lucrativos de abrangência nacional, com a missão de induzir a qualidade ambiental, o desenvolvimento humano e a melhoria de vida da população nos municípios de atuação do Grupo Aegea, visando gerar impacto positivo e prosperidade compartilhada por meio das melhores práticas socioambientais.
Sobre a Águas de Penha
A Águas de Penha é a concessionária responsável pelo abastecimento de água e pelos serviços de saneamento do município de Penha (SC) desde 2015. Integrante da Aegea Saneamento, maior empresa privada de saneamento do país, atua com foco na eficiência operacional, na ampliação do acesso à água tratada e na implantação progressiva do sistema de coleta e tratamento de esgoto, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população.
