Notícias

Ver notícia

As obras para a construção dos 5 quilômetros de adutora da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Penha começaram na manhã desta segunda-feira, 24 de agosto, com a abertura de valas e instalação da tubulação de 315 milímetros no bairro Santa Lídia. A adutora vai ligar o sistema de tratamento de água ao reservatório construído pela concessionária no bairro Mariscal e inaugurado em dezembro de 2019, com 2 milhões de litros de água de capacidade de reservação.

A estação vai promover um incremento de 70 litros por segundo de água tratada à cidade, amenizando o risco de desabastecimento no verão. Com investimento previsto de R$ 9 milhões, a ETA tem previsão de ficar pronta em até 120 dias após a liberação das licenças ambientais. As obras da ETA, no entanto, dependem da liberação dos pedidos de licença protocolados pela concessionária no Instituto Estadual de Meio Ambiente (IMA) e na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável.

A estrutura ocupará uma área de 2.370 metros quadrados nas proximidades da rua Honório Bortolatto. O sistema captará água de uma lagoa, cujo resultados das análises feitas em um laboratório reconhecido pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e com acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) garantem a qualidade necessária para tratamento. De construção metálica, a ETA contará com floculadores mecânicos, decantadores de alta taxa e filtros de areia e antracito (carvão mineral).

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Vídeos Saiba mais
Vídeos

Vídeo Institucional Conheça a Águas de Penha, empresa responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário do município.  ...

Calendário Saiba mais
Calendário

Ação: Audiência Pública para apresentação do cronograma das obras de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto na Câmara de...

2° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
2° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.