Notícias

Ver notícia

Os trabalhos da construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Penha estão concentrados em diferentes frentes de trabalho. Uma delas é a concretagem da base para a instalação dos módulos metálicos. A primeira ETA de Penha vai estabelecer um novo parâmetro para o reforço do abastecimento de água no município durante o período de maior consumo, principalmente na temporada de verão.

De acordo com o engenheiro Pedro Escobar Senra, da concessionária Águas de Penha, as frentes de trabalho da ETA incluem ainda a obra dos tanques de contato, construção da adutora de água potável de 315 milímetros com cinco quilômetros de distância e a edificação dos tanques de lodo. A equipe elétrica e de automação também está mobilizada para dar inicio aos trabalhos.

Com a construção da unidade, será possível ampliar a vazão de água em Penha em 70 litros por segundo nos períodos de maior consumo, sem dispensar a água recebida do rio Piçarras. A estação ocupará uma área de 2.370 metros quadrados nas proximidades da rua Honório Bortolatto, no bairro Santa Lídia. Com um investimento de R$ 9 milhões, a ETA Penha é uma alternativa para ampliar o fornecimento nos períodos de alto consumo no município.

De construção metálica, a estação de tratamento contará com floculadores mecânicos, decantadores de alta taxa e filtros de areia e antracito (carvão mineral). Complementam o complexo de tratamento de água, bombas de retrolavagem dos filtros, sistema de recuperação de água de lavagem dos filtros e sistema de adensamento e desaguamento do lodo dos decantadores através de “bags”. Também fazem parte da estrutura a casa de química, sistema de estocagem e dosagem de produtos químicos (policloreto de alumínio, hipoclorito, cal, polímeros e flúor), reservatório elevado de água potável, sala de operação e laboratório, subestação elétrica e gerador diesel.

“Através de informações semanais, desejamos que a população acompanhe a construção em tempo recorde desta Estação de Tratamento de Água, que sequer estava prevista no contrato de concessão, e conheçam o esforço da empresa para amenizar os problemas de abastecimento no período de temporada”, finaliza Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Penha e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Penha é a concessionária responsável pelo abastecimento de água do município de Penha, em Santa Catarina.

1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.