Notícias
A concessionária Águas de Penha, responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Penha, iniciará os serviços de implantação da rede de esgoto em regiões dos bairros Gravatá e São Miguel nos próximos dias. A data do lançamento da pedra fundamental será comunicada com antecedência à Câmara de Vereadores em uma ação conjunta da prefeitura e da concessionária. A meta é cumprir os prazos de implantação do sistema que atenderá os dois bairros até o final de dezembro.
O anúncio do começo das obras foi feito pela presidente da Águas de Penha, advogada Reginalva Mureb, a lideranças comunitárias durante o Programa Afluentes, projeto de relacionamento com a comunidade mantido pela concessionária, realizado na tarde de terça-feira.
Para atender os bairros Gravatá e São Miguel, a concessionária vai construir uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de implantar 16,6 quilômetros de rede de coletora de esgoto; 1.444 metros de linhas de recalque; sete estações elevatórias e interligar 1.298 domicílios ao sistema.
A presidente da Águas de Penha explica que a construção do sistema de esgotamento sanitário irá gerar melhoria na balneabilidade das praias, aquecimento no turismo local, valorização imobiliária de pelo menos 14% na cidade, recuperação dos corpos hídricos, e melhoria na saúde e na qualidade de vida da população.
A líder comunitária Michele Cozer, do bairro Santa Lídia, comemorou o anúncio das obras de esgoto. Mesmo assim, mostrou preocupação com o crescimento da cidade. Conforme Reginalva, o projeto desenvolvido para a implantação do sistema de esgoto foi dimensionado para atender o crescimento de Penha.
A previsão é de que, até 2033, Penha tenha 90% de cobertura de tratamento de esgoto. Uma preocupação de Gerson Luiz Klock é com a recuperação do asfalto das ruas onde será implantada a rede de esgoto. Antes de entrar com obras em uma determinada via, a concessionária faz um levantamento detalhado da estrutura o local para, ao final dos trabalhos, fazer a recuperação segundo as condições encontradas no começo das obras.