Notícias

Ver notícia

As obras de construção da adutora de água tratada que vai ligar a Estação de Tratamento de Água (ETA Penha), no bairro Santa Lídia, ao reservatório do bairro Mariscal, avançam, em média, 100 metros por dia. A previsão do departamento de engenharia da concessionária Águas de Penha é de que a construção atinja os primeiros 1 mil metros até o final de semana, dependendo das condições climáticas. A obra segue recomendações rigorosas de segurança do trabalho com utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e sinalização para evitar acidente e trazer o mínimo de transtornos à população.

Em execução desde o dia 24 de agosto, a adutora está sendo construída com uma tubulação de 315 milímetros e atingiu os primeiros 600 metros de extensão. A ETA vai promover um incremento de 70 litros por segundo de água tratada à cidade, amenizando o risco de desabastecimento no verão. Com investimento previsto de R$ 9 milhões, a obra tem previsão de ficar pronta em até 120 dias após a liberação dos pedidos de licenças protocolados pela concessionária no Instituto Estadual de Meio Ambiente (IMA) e na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com o engenheiro Rudner Sapla, coordenador de engenharia da Águas de Penha, a adutora está sendo construída com tubos de  Polietileno de Alta Densidade (PEAD), que apresentam como principais vantagens facilidade de conexão dos tubos através de solda por termofusão. “A solda realizada pelo método da termofusão acontece no “topo ou superfície” do próprio produto sem a utilização de conexões e inclui 4 etapas: preparação, aquecimento (fusão), solda e resfriamento.

Este tipo de conexão diminui em grande quantidade os vazamentos em relação aos tubos PVC ou ferro fundido que possuem conexão do tipo “ponta bolsa”, completa o engenheiro. Além disso, a solda apresenta alta resistência ao impacto, corrosão, resistência química e à abrasão, leveza e flexibilidade e rapidez no assentamento.

Compartilhar:

Veja Também

Sanear Penha Saiba mais
Sanear Penha

Principais Dúvidas Saiba mais
Principais Dúvidas

Há algum projeto de revitalização sendo realizado no Rio Iriri e Gravatá? O Rio Iriri possuirá um ponto de lançamento de efluente tratado...

2° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
2° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Calendário Saiba mais
Calendário

Ação: Audiência Pública para apresentação do cronograma das obras de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto na Câmara de...