Notícias

Ver notícia

O final de ano em Penha, no litoral norte de Santa Catarina, promete entrar para a história da cidade quando o  assunto é distribuição de água. Habituada a registrar precariedade no abastecimento nesta época do ano, a capital do entretenimento, titulo angariado pela presença do parque Beto Carrero World,   não registrou contratempos no abastecimento de água entre o Natal de 2020 e os primeiros dias de 2021, período de maior circulação de visitantes. De 29 de dezembro a 3 de janeiro, a concessionária Águas de Penha distribuiu 69,8 milhões de litros de água, 19 milhões de litros a mais do que no mesmo período do verão passado.

De acordo com a presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb, o bom resultado foi fruto de planejamento, investimentos, muito trabalho e o engajamento da população. “Diferentes ações conjuntas resultaram na melhoria significativa em todo nosso sistema de abastecimento de água. Em dezembro de 2019, entregamos a Penha o reservatório do Mariscal, com capacidade de 2 milhões de litros de água, fundamental para a qualidade do abastecimento nesta temporada. Em dezembro de 2020, ampliamos a oferta com a entrega de uma Estação de Tratamento de Água”, explica. Além disto, a empresa empreendeu esforços, tanto em reforço de redes em pontos estratégicos do sistema, quanto em apoio para a população mais vulnerável, fazendo doações de caixas d’água para reservação. “Os moradores não podem abrir mão de uma caixa d’água em suas residências. É a parte que cabe ao usuário em todo sistema público de abastecimento”, reforça.

“O reservatório do Mariscal, associado ao incremento de vazão proporcionado pela ETA Penha, foi essencial para manter o sistema pressurizado durante todo o tempo. Durante o dia, a demanda de água é maior e à noite era reposto o estoque do reservatório, fazendo com que a cidade não sentisse precariedade durante os picos de consumo”, pontua Fernanda Barreto, gestora operacional da concessionária.

Construída em tempo recorde (apenas 75 dias) e inaugurada no início de dezembro, a ETA Penha tem capacidade para tratar 70 litros por segundo e é uma alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo, sem dispensar o volume recebido do rio Piçarras. Além de construir a estação, a Águas de Penha implantou uma adutora de 5 quilômetros, ligando a ETA ao reservatório do Mariscal, entregue pela concessionária em 2019.

“Foi uma grata surpresa ver água correndo na torneira neste final de ano”, afirma o professor universitário Gilberto Manzoni, representante da Associação dos Moradores e Amigos da Praia Grande, Cascalho e Poá (AMAPG). “Foi a primeira vez, em muitos anos, que não sentimos falta d´água”, acrescenta. Segundo ele, a melhoria  prova que, quando há planejamento e interesse, os bons resultados acontecem. “A concessionária está de parabéns pelas obras realizadas e os moradores reconhecem este esforço”, acrescenta.

Conforme o presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Mauricio Brockveld, a cidade teve um final de ano excelente no que se refere a abastecimento de água. “Não registramos reclamações de desabastecimento na comunidade”, diz. Para o vereador, as obras estruturais realizadas pela concessionária ao longo de 2020, como a ativação de novos poços artesianos e a construção da ETA Penha foram determinantes para que a cidade tivesse um dos melhores finais de ano da história recente em relação ao abastecimento. “Nós chegamos na temporada muitíssimo bem. Não faltou água a semana toda e não precisei usar o reservatório. Só temos a agradecer”, destaca Michele Coze, líder comunitária da localidade conhecida como Morro do CRED, no Santa Lídia.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Penha é a concessionária responsável pelo abastecimento de água do município de Penha, em Santa Catarina.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Penha.