Notícias

Ver notícia

O prefeito Luiz Américo Pereira e vereadores de Penha participaram, na de um encontro na Estação de Tratamento de Esgoto do Gravatá (ETE Gravatá) para conhecer em detalhes o sistema de coleta e tratamento de esgoto implantado pela concessionária Águas de Penha no bairro. A reunião, promovida pela prefeitura e marcada pelo aprendizado, diálogo e transparência, teve como foco apresentar o funcionamento do sistema já implantado e estimular a conscientização da população sobre a importância da adesão à rede.

Durante o encontro, o prefeito expressou sua satisfação em participar da reunião e reafirmou o compromisso da administração municipal com a melhoria do saneamento básico em Penha. Ele lembrou que uma de suas primeiras ações como prefeito foi buscar soluções para questões fundiárias relacionadas à construção da futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que atenderá os demais bairros da cidade.

Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, destacou a relevância do encontro, recordando os avanços significativos na área de saneamento básico em Penha. “Saímos de zero de cobertura para termos hoje uma estação em plena operação e um sistema funcional. O esgoto agora é coletado, transportado e tratado, o que representa uma verdadeira mudança de cultura”, declarou. Ela também enfatizou a necessidade de conscientizar a população sobre o uso correto do sistema, alertando para práticas inadequadas que podem comprometer a rede. Adicionalmente, ressaltou o impacto ambiental positivo do tratamento de esgoto, evitando o despejo de grande quantidade de matéria orgânica nos corpos hídricos e, consequentemente, preservando a vida aquática.

O gerente de operações da concessionária, Vilmar Pereira da Silva Junior, detalhou a capacidade atual da ETE Gravatá, de 12 litros por segundo, e apresentou os planos de expansão para atingir 36 litros por segundo até o final do atual plano. Ele também ofereceu um panorama do sistema de esgotamento sanitário já implantado em Penha, que abrange aproximadamente 22 mil metros de rede coletora nos bairros Gravatá e na comunidade de São Miguel, além do loteamento Santa Regina.

O vereador Sérgio Vieira, conhecido como Professor Serginho, sublinhou a importância de iniciativas como o Portas Abertas para o bem-estar da população. “O tratamento de esgoto é fundamental para a qualidade de vida, as questões ambientais e a sustentabilidade”, afirmou. Ele também mencionou o papel do poder público no apoio às instalações e a necessidade de educar a população para o uso adequado do sistema, visando o cumprimento das metas estabelecidas pelo marco do saneamento até 2033.

A reunião contou ainda com a participação da gerente de concessão da prefeitura, Luiza Loth; da diretora executiva da concessionária, Maraisa Mendonça; do coordenador de operações da Águas de Penha, Augusto de Oliveira Neto; do corpo técnico da empresa e do vereador Maurício Olívio Brockveld.

Compartilhar:

Veja Também

Sanear Penha Saiba mais
Sanear Penha

Calendário Saiba mais
Calendário

Ação: Audiência Pública para apresentação do cronograma das obras de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto na Câmara de...

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Penha oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Penha é a concessionária responsável pelo abastecimento de água do município de Penha, em Santa Catarina.

>