Notícias

Ver notícia

Penha – Desde o início do ano, a Águas de Penha tem fortalecido seu compromisso com a comunidade por meio do programa “Portas Abertas”. A iniciativa, que visa aproximar a concessionária dos moradores e promover a educação ambiental, já recebeu 8 visitas e um total de 203 participantes.

O principal objetivo do programa é desmistificar o funcionamento do saneamento básico, permitindo que a população conheça de perto as instalações de tratamento de água e esgoto da Concessionária. Além de promover a transparência, o “Portas Abertas” busca incentivar o uso consciente da água e ressaltar a importância de um saneamento de qualidade para a saúde pública e o meio ambiente.

Visita da UFSC


Uma das visitas mais recentes e significativas foi a de alunos da sétima fase do curso de Engenharia Sanitária Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Acompanhados por dois professores das disciplinas de tratamento e distribuição de água, os futuros engenheiros tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos práticos.

Augusto de Oliveira Neto, coordenador de operações da Águas de Penha, destacou a importância da visita técnica. “Considerando que os alunos estão nas fases finais do curso de engenharia, a visita teve grande importância para a comunidade acadêmica, demonstrando o trabalho que a Concessionária realiza em Penha. A visita também tem grande relevância para a Concessionária, reforçando a troca de experiências e o compromisso pela melhoria contínua”, pontua Augusto.

Durante a visita, os estudantes e professores percorreram todo o sistema de coleta, tratamento e distribuição no município, desde as etapas de captação de água até a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde puderam observar os processos e as tecnologias empregadas no tratamento. O grupo também conheceu o CCO (Centro de Controle Operacional), o centro de reservação e uma estação de recalque de água tratada (booster), equipamento essencial no sistema de pressurização.

“Eles puderam acompanhar como funciona todo o processo de coleta, tratamento e distribuição de água, conhecendo as tecnologias disponíveis e utilizadas aqui na Águas de Penha”, ressaltou Augusto de Oliveira Neto, evidenciando o valor da experiência para a formação acadêmica dos alunos.

O programa “Portas Abertas” da Águas de Penha continua aberto a grupos e instituições interessadas em conhecer de perto o trabalho da concessionária e contribuir para a conscientização sobre a importância do saneamento.

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Penha.

Sanear Penha Saiba mais
Sanear Penha

Principais Dúvidas Saiba mais
Principais Dúvidas

Há algum projeto de revitalização sendo realizado no Rio Iriri e Gravatá? O Rio Iriri possuirá um ponto de lançamento de efluente tratado...

>