Notícias

Ver notícia

A diretoria da Águas de Penha se reuniu esta semana com o prefeito Aquiles José Schneider da Costa para discutir a data do lançamento da pedra fundamental das obras da implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto do município. Num primeiro momento, será construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Gravatá, que irá atender os bairros de Gravatá e São Miguel.

O município se comprometeu em entregar a licença ambiental até a próxima semana e se empenhar junto ao judiciário para liberação da área para a implantação da ETE. O prefeito de Penha, Aquiles da Costa, comemorou a emissão da licença ambiental de instalação da estrutura e considerou o avanço do tratamento de esgoto uma grande conquista da cidade, o que chamou de “a virada de chave” na história de Penha.

Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, explica que a data do começo das obras será comunicada de forma conjunta pela concessionária e prefeitura à Câmara dos Vereadores e, em seguida, à comunidade. Conforme Reginalva, a construção do sistema de esgotamento sanitário irá gerar melhoria na balneabilidade das praias, aquecimento no turismo local, valorização imobiliária de pelo menos 14%, recuperação dos corpos hídricos e melhoria na saúde e na qualidade de vida da população.

Ainda conforme a presidente da concessionária, quando uma residência não está ligada a uma rede de esgoto, os efluentes são despejados diretamente nos rios, lagos e oceanos, poluindo fontes de captação de água e contribuindo para a propagação de doenças. Em função disso, o tratamento de esgoto tem impactos sociais e ambientais diretos para a população.

Compartilhar:

Veja Também

Vídeos Saiba mais
Vídeos

Vídeo Institucional Conheça a Águas de Penha, empresa responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário do município.  ...

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Penha.

2° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
2° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Penha oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.