Notícias

Ver notícia

O prefeito de Penha, Aquiles José Schneider da Costa, visitou na quarta-feira, 23, as Instalações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Ubatuba), em São Francisco do Sul, acompanhado de uma comitiva composta por vereadores, secretários municipais e lideranças empresarias do município. O objetivo foi conhecer o sistema de funcionamento da estação e, principalmente, desmistificar qualquer desinformação de que a construção de uma ETE pode causar mau cheiro na comunidade onde está inserida.

A ETE Ubatuba é uma obra da Águas de São Francisco do Sul, uma empresa da holding Aegea, companhia que também controla Águas de Penha, concessionária que está implantando o sistema de coleta a e tratamento de esgoto de Penha, e não provoca mau cheiro.

O processo de tratamento adotado na ETE Ubatuba é o de Lodos Ativados com aeração prolongada operando por batelada, tecnologia que também será utilizada no sistema de tratamento que vai ser construído pela Águas de Penha. “Esta visita serve para que a gente possa ter uma percepção da obra que será construída em Penha e a segurança de poder dizer aos moradores que não tem odor ou mau cheiro”, disse o prefeito. “Quem diz que a ETE causa mau cheiro é contra o desenvolvimento de Penha”, acrescenta.

Aquiles lembra que a rede coletora de esgoto e a Estação de Tratamento de Esgoto vai permitir que a população de Penha possa viver melhor, ter mais saúde e, acima de tudo, fazer com que a cidade receba mais investimentos e oportunidades. “Penha ganha muito com esta obra. É uma virada de chave, uma conquista”, acrescentou. O prefeito também destacou a expertise do grupo Aegea na prestação do serviço de saneamento e o uso de tecnologia de ponta a exemplo do que encontrou em São Francisco do Sul.

A comitiva foi recepcionada pela presidente da Aegea, Santa Catarina, Reginalva Mureb; pelo o coordenador de operação das concessionárias Águas de Penha e São Francisco do Sul, Vilmar Pereira da Silva Junior; e pela gerente de operações, Maraisa Mendonça, além de todo o corpo técnico da concessionária.

Para o vereador Maurício da Costa, a visita foi altamente positiva. A equipe da concessionária esclareceu todas as dúvidas e foi possível perceber que no local não existe mau cheiro. “Melhor do que muito banheiro”, brincou o vereador.  Com opinião semelhante, o vereador Antônio Alfredo Cordeiro Filho, o Toninho, destacou o fato de não haver mau cheiro nos arredores da ETE Ubatuba.

Conforme Lidiany Lemos Machado, presidente da Associação dos Moradores do bairro Ubatuba, a comunidade nunca reclamou de mau cheiro no bairro por conta da ETE.  Dono de pousada na região das praias em São Francisco do Sul, Joneci Maximiano, é presidente da associação da comunidade do Majorca e destaca que após a implantação do sistema de esgoto, aumentou o fluxo de turistas na pousada. “Estou recebendo turistas até do exterior”, pontuou.

Reginalva Mureb explica que a universalização da implantação do sistema de esgoto de Penha está prevista para 2033, mas até o final do ano a cidade terá 11% de cobertura de tratamento de esgoto em um Estado que hoje trata 26% de todo o esgoto produzido. “`Penha sai na frente e com certeza é mais qualidade de vida para a população, mais turismo, uma economia mais aquecida e mais desenvolvimento para a cidade”, disse. Em 2026, a previsão é de que a cidade conte com 49% de cobertura de esgoto.

A primeira fase do sistema de esgoto de Penha contará com uma Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Gravatá, 16,6 quilômetros de rede de coletora de esgoto; 1.444 metros de linhas de recalque (tubulações instaladas na saída de uma Estação Elevatória de Esgotos projetadas para trabalhar sob pressão); sete estações elevatórias e interligação a 1.298 domicílios ao sistema.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Sanear Penha Saiba mais
Sanear Penha

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.