Notícias

Ver notícia

O alto número de visitantes que Santa Catarina recebe desde o Natal causa impactos nas cidades do litoral do Estado. Em Penha, por exemplo, o aumento do número de visitantes tem afetado o abastecimento. Com uma população fixa estimada em 32.531 (IBGE), a projeção é de que a cidade já esteja recebendo mais de 200 mil pessoas nestes últimos dias de 2019. Apesar de não haver estatísticas oficiais sobre o fluxo turístico em Penha, neste ano todos os órgãos oficiais do Estado trabalham com uma perspectiva de aumento no número de visitantes em comparação à última temporada, devido ao óleo identificado em praias do Nordeste.

 

Desde que aumentou o fluxo de turistas na cidade, a  concessionária  Águas de Penha vem trabalhando 24 horas por dia para abastecer todos os bairros, em horários específicos. As manobras operacionais buscam fazer com que as residências recebam água em horários pré estabelecidos. Desta forma, os efeitos do alto consumo para os imóveis que possuírem a reservação adequada são menores.

 

Mesmo com os investimentos de mais de R$ 6 milhões realizados pela Águas de Penha para minimizar os impactos do consumo no verão, é preciso ter consciência. Entre as ações desenvolvidas pela concessionária para preparar a cidade para o verão estão perfuração e ativação de poços artesianos e a construção do novo reservatório de Penha, com capacidade para 2 milhões de litros de água. Também foram realizadas obras de melhorias no sistema de distribuição, incluindo a instalação de oito bombas elevatórias e três quilômetros de reforço de rede. As bombas elevatórias são equipamentos que aumentam a pressão e vazão da água, especialmente em áreas altas.

 

O aumento do consumo, no entanto, está superando a capacidade de distribuição. A orientação da Águas de Penha é para que turistas e moradores aproveitem o verão sem desperdícios, usando água para as atividades essenciais, como higiene pessoal e preparação de alimentos.

Compartilhar:

Veja Também

Principais Dúvidas Saiba mais
Principais Dúvidas

Há algum projeto de revitalização sendo realizado no Rio Iriri e Gravatá? O Rio Iriri possuirá um ponto de lançamento de efluente tratado...

Águas de Penha divulga Balanço Social 2021 Saiba mais
Águas de Penha divulga Balanço Social 2021

A concessionária Águas de Penha acaba de divulgar o balanço social de 2021, com destaque para as contribuições da companhia para a socied...

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Penha oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

2° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
2° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.