Notícias
A partir de julho, os clientes da concessionária Águas de Penha, no litoral norte de Santa Catarina, perceberão uma redução de – 4,47% no valor das faturas de água. Isso acontece porque o índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), indicador utilizado no contrato de concessão para regular os reajustes da tarifa de água no município apresentou índice negativo no período-base. Essa é a primeira vez na história da concessão que os preços da tarifa de água no município serão reduzidos. Os novos valores começam a ser praticados a partir de 18 de julho deste ano.
A concessionária encaminhou o pedido de redução do valor à agência reguladora, porque o indicador utilizado é o IGP-M e o IGP-M deu negativo no período “Vale lembrar que muitas vezes as pessoas pedem mudanças de índices, mas estes índices oscilam. IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), por exemplo, que no ano passado estava mais baixo, agora está mais alto”, destaca Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha.
“É uma equação simples que está respaldada no contrato de concessão. É um compromisso da concessionária para com a comunidade de Penha no cumprimento do contrato”, acrescenta Reginalva. “Além de não ter o reajuste positivo, está havendo uma redução histórica”, completa a presidente da concessionária
O Vereador Maurício da Costa, o Lito, segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara, lembrou que o desconto será uma grande ajuda para a população. “Em um tempo que só se fala em aumento, todo o desconto é bem-vindo, ainda mais que vai favorecer a população”, destacou.
Como o IGP-M é calculado?
O IGP-M é calculado a partir de outros três índices de preços, cada um com um peso diferente: o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que corresponde a 60% do cálculo do IGP-M, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30% e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), com 10%.