Notícias
Moradores de Penha em situação de vulnerabilidade social e com água tratada nas residências têm direito aos benefícios da Tarifa Social da Água, desde que se encaixem nos critérios da legislação que regulamenta o benefício. O objetivo da concessionária é ampliar o número de atingidos com o programa e a intenção de aumentar o número de beneficiados com a Tarifa Social foi reforçada pela coordenadora comercial da Águas de Penha, Taiane Fagunde, entre as lideranças comunitárias do município durante a 7ª edição do Afluentes Virtual.
De acordo com Alex Schwabe, analista de responsabilidade social da Águas de Penha, o objetivo do Afluentes Virtual é apresentar a concessionária com seus serviços, projetos e obras e, principalmente, ouvir as reivindicações da população. Desde o começo da pandemia, o programa começou a ser realizado de forma digital. Durante o encontro, profissionais da concessionária também apresentaram um relatório das últimas obras de infraestrutura realizada no município.
Para ter direito ao benefício da Tarifa Social, é necessário fazer um cadastro na Águas de Penha e seguir algumas diretrizes, como fazer parte do cadastro único organizado pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Atualmente 180 famílias do município estão cadastradas no programa. “A concessionária vem divulgando o benefício de forma presente e incisiva entre as comunidades, com o objetivo de cadastrar o máximo possível de novos beneficiados”, pontua Vilmar Pereira da Silva Júnior, coordenador comercial da concessionária.
O programa Afluentes Virtual é realizado mensalmente e a participação das lideranças comunitárias é muito importante, por ser um canal de comunicação direto com a concessionária. Embora esteja sendo realizado de forma virtual, conforme Alex, dependendo da necessidade e do interesse da comunidade pode ser realizado de forma presencial.