Notícias

Ver notícia

A segunda-feira começou com um propósito diferente para os moradores de Penha, no litoral norte de Santa Catarina. A concessionária Águas de Penha começou as obras da implantação da rede de esgoto, com obras nas rua Benavenuti Laurentino e José Maria Celista, no bairro Gravatá. Com isso, a tão sonhada rede de esgoto do município começa a se tornar realidade.

“É um sonho sendo realizado. Esperamos tanto! A rede de esgoto vai mudar a realidade do bairro, principalmente em termos de meio ambiente e das condições das nossas praias”, avalia a dona de Casa Maria da Costa, residente na rua Benavenuti Laurentino. “É mais qualidade de vida para todos nós e motivo de alegria pra gente”, acrescenta Solange da Costa, também moradora da primeira rua a receber a rede de esgoto em Penha.

Para atender os bairros Gravatá e São Miguel, a concessionária vai construir uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de implantar 16,6 quilômetros de rede de coletora de esgoto; 1.444 metros de linhas de recalque; sete estações elevatórias e interligar 1.298 domicílios ao sistema.

“Com o tratamento de esgoto os moradores terão mais qualidade de vida com a segurança dos padrões do sistema de esgotamento, como orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS). “Investir em saneamento é investir em saúde, principalmente quando falamos de esgoto”, destaca Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha.
A construção do sistema de esgotamento sanitário também irá gerar melhoria na balneabilidade das praias, aquecimento no turismo local, valorização imobiliária de pelo menos 14% na cidade, recuperação dos corpos hídricos, e melhoria na saúde e na qualidade de vida da população. A previsão é de que, até 2033, Penha tenha 90% de cobertura de tratamento de esgoto.

Total

O programa completo de investimentos do sistema de esgoto para Penha está dividido em 24 sub-bacias e visa a implantação de 195 km de rede coletora, 13.292 ligações domiciliares, 10 KM de linhas de recalque, 19 Estações Elevatórias e 2 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade total de 195 litros de esgoto por segundo. Antes de iniciar as obras em cada rua, a equipe de responsabilidade social da concessionária fará uma visita em todos os imóveis com informações sobre a logística da obra.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
3° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Penha.