Notícias

Ver notícia

A Águas de Penha finalizou a instalação de cinco macromedidores na rede de distribuição de água do município. Bruna Sedrez, supervisora do projeto de perdas da Águas de Penha, explica que macromedidores são equipamentos de medição que permitem a obtenção de dados de vazão e o volume de forma instantânea.

Com a instalação dos equipamentos, a Águas de Penha iniciou a implantação de Distritos de Medição e Controle (DMC). Trata-se de uma ferramenta de gestão para redução de perdas, que divide a rede de distribuição de água em setores menores, analisando e controlando o sistema com maior detalhe. “Depois que os DMCs são definidos, baseados em critérios técnicos, os macromedidores são instalados nas entradas, ou seja, no início do abastecimento do setor”, acrescenta Bruna.

As informações obtidas servem de base para que a equipe técnica da concessionária defina as ações necessárias para o combate às perdas por DMC. “Caso indique que está com problemas de vazamentos ocultos, a equipe de geofonamento é direcionada para o setor”, exemplifica Bruna.

Essas informações também auxiliam na redução do tempo de resposta, pois chegando em tempo real no Centro de Controle Operacional (CCO), o operador pode identificar alterações com maior rapidez e encaminhar para a equipe de campo. A cidade já contava com macromedidores instalados na Estação de Tratamento de Penha (ETA Penha), poços artesianos e na rede de importação de água de Balneário Piçarras.

Acompanhe também informações da Águas de Penha no facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha/  e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Penha e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Penha é a concessionária responsável pelo abastecimento de água do município de Penha, em Santa Catarina.

1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental Saiba mais
1° Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental

A premiação busca incentivar a realização de reportagens sobre a importância do saneamento.