Postado por penha em 26/nov/2024 - Sem Comentários
A Águas de Penha intensificou seus esforços para garantir o abastecimento de água durante a temporada de verão 2024/2025. Com a expectativa de um aumento significativo no fluxo de turistas, a companhia implementou um plano abrangente para atender a demanda crescente.
Em reunião com o prefeito Aquiles Schneider da Costa, a empresa detalhou as ações que fazem parte do Plano Verão. Entre as principais medidas estão o aprofundamento dos pontos de captação nas Lagoas 1 e 2, a substituição das bombas de captação e o monitoramento constante dos níveis das águas.
Além disso, a companhia investiu em uma nova fonte de abastecimento, com a implementação de uma captação no Rio Gravatá. A nova captação, com vazão de 18 litros por segundo, está em trâmites finais de licenciamento para iniciar a operação.
Continuidade do abastecimento
De acordo com Augusto de Oliveira Neto, coordenador de operações da Águas de Penha, para garantir a qualidade e a continuidade do abastecimento, a concessionária também realizou a manutenção preventiva dos poços, a atualização do plano de manobras e a expansão da rede de distribuição nos bairros Praia Alegre, Centro e Armação.
A empresa também investiu em tecnologia, com a inclusão dos sistemas São Cristóvão e São Nicolau no novo sistema de supervisório padrão Aegea e a instalação de equipamentos de medição de pressão de água em pontos estratégicos para monitoramento. “Todas essas ações, que fazem parte do Plano Verão apresentado em novembro, são potencializadas pelo Centro de Operações Integradas (COI), o “cérebro digital” da Águas de Penha”, acrescenta Augusto.
Funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, o COI monitora e opera o abastecimento de água, garantindo a eficiência e a continuidade do serviço. Essa expertise, combinada ao uso de tecnologias de ponta, permite uma gestão proativa e eficiente do sistema de abastecimento.
Para atender à demanda em situações emergenciais, a companhia ainda terá caminhões-pipa e geradores que podem entrar em operação em caso de precariedade no abastecimento ou queda no fornecimento de energia elétrica..
Rede de esgoto
Com mais de 21 mil metros de extensão, mais de 1,5 mil ligações domiciliares e uma estação de tratamento de esgoto, a concessionária destaca que a rede de esgoto do bairro Gravatá está em plena operação. A concessionária alerta, no entanto, aos clientes que evitem jogar óleo de cozinha, fraldas, absorventes, preservativos, produtos de limpeza, fios de cabelo e outros objetos sólidos na rede. Esses materiais podem causar entupimentos, contaminar os rios e prejudicar o meio ambiente.
Postado por penha em 22/nov/2024 - Sem Comentários
Cerimônia realizada em Balneário Camboriú reconhece a importância da cobertura jornalística sobre o tema e incentiva a produção de reportagens e conteúdos de qualidade em Santa Catarina
Em uma noite que valorizou a produção jornalística de qualidade, profissionais de comunicação de Santa Catarina foram reconhecidos por suas reportagens e conteúdos sobre saneamento básico. A terceira edição do Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental, promovida pelas concessionárias Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul, empresas da AEGEA SC, celebrou a excelência jornalística em um tema fundamental para a saúde pública e o meio ambiente.
A cerimônia de premiação, realizada na última quinta-feira (21), no Ocean Palace, reconheceu os melhores trabalhos jornalísticos sobre saneamento básico produzidos em 2024. Profissionais de diferentes veículos de comunicação, colaboradores da Aegea, autoridades e os próprios vencedores marcaram presença no evento.
A análise dos conteúdos foi realizada previamente por uma comissão julgadora composta por Vinícus Batista, professor na Universidade do Vale do Itajaí (Univali); Billy Culeton, da Associação Catarinense de Imprensa (ACI); e Gabriela Mendonça, gerente executiva de Comunicação e Marketing da AEGEA Regional Sul, que avaliou os trabalhos inscritos nas categorias áudio, texto, vídeo e mídias sociais. No total, foram distribuídos R$ 54 mil em prêmios em dinheiro, além de troféus e certificados.
Inscrições de todo o Estado
A iniciativa, que já se consolida como um dos principais eventos de jornalismo de Santa Catarina, recebeu inscrições de diversas regiões do Estado. Entre os vencedores, destacam-se a jornalista Renata Rutes, do jornal Página 3, primeira colocada na categoria Texto, que desenvolveu uma profunda análise dos desafios hídricos em Camboriú e Balneário Camboriú; e Maressa Machado, jornalista da NDTV Itajaí, primeira colocada na categoria Vídeo, que chamou a atenção para a importância do saneamento básico para o turismo em Bombinhas.
Gerson Fellipi, profissional da Rádio Menina, venceu a categoria Áudio com uma matéria sobre o sonho do saneamento básico em Camboriú, entrevistando crianças e professores de uma escola pública; e Margaret da Silva Paim de Oliveira, do Jornal O Correio SC, foi a primeira colocada em Mídias Sociais com um conteúdo sobre as “cariocas”, bicas de água que são um importante patrimônio histórico e cultural de São Francisco do Sul mas que alertam para o risco de consumir água sem tratamento adequado.
“Estou muito feliz e grata pelo reconhecimento ao trabalho que desenvolvo no Página 3. Quero parabenizar também a AEGEA por acreditar no jornalismo catarinense e por dar voz a um tema tão importante, o saneamento básico. A minha reportagem foi sobre a crise hídrica que Camboriú e Balneário estão prestes a viver em 2025, um tema que precisa de atenção do público e dos governos municipais das duas cidades”, pontuou Renata.
A presidente das concessionárias AEGEA em Santa Catarina, Reginalva Mureb, destacou a importância do prêmio para incentivar a produção de conteúdo de qualidade e promover a conscientização da população sobre a importância do saneamento básico. “Estamos gratos e muito felizes com a adesão dos profissionais da imprensa ao prêmio. Nossa expectativa é que a cada edição, ele tenha um impacto ainda maior na sociedade, inspirando novos jornalistas a abordarem este tema tão relevante”, afirmou Reginalva.
O jornalista Billy Culleton, um dos jurados, ressaltou o alto nível das reportagens apresentadas e a diversidade de abordagens sobre o tema. “Os trabalhos premiados demonstram a importância do jornalismo em promover a discussão sobre o saneamento básico e em contribuir para a construção de um futuro mais sustentável para Santa Catarina”, afirmou Culleton.
Vencedores do 3º Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental:
CATEGORIA TEXTO
1º lugar: Renata Rutes
Veículo: Página 3
Matéria: Entre o passado e o futuro: desafios hídricos em Camboriú e Balneário Camboriú
2º lugar: Vilmar Carneiro
Veículo: Carneiro News
Matéria: Quinca Ludo: Uma lagoa entubada
3º lugar: Fernando Assanti
Veículo: Linha Popular
Matéria: Saneamento básico e mudanças no clima: Camboriú está preparado para o futuro?
4º lugar: Otávio Timm
Veículo: O Município de Brusque
Matéria: Saneamento básico e mudanças no clima: Camboriú está preparado para o futuro?
5º lugar: Thiago Facchini
Veículo: O Município de Joinville
Matéria: Como o tratamento de esgoto em São Francisco do Sul pode servir de exemplo na preservação da baía da Babitonga
CATEGORIA VÍDEO
1º lugar: Maressa Machado
Veículo: NDTV Itajaí
Matéria: Bombinhas se destaca internacionalmente por praias com águas limpas
2º lugar: Brunela Maria
Veículo: Visor Notícias
Matéria: Tecnologia no saneamento básico garante futuro do turismo em Bombinhas
3º lugar: Juliana Senne
Veículo: NDTV Itajaí
Matéria: Saneamento básico em Camboriú: coleta e tratamento de esgoto chegam à cidade
4º lugar: Walter Quevedo
Veículo: NSC TV
Matéria: Onças-pintadas podem voltar a habitar área da Mata Atlântica em SC
5º lugar: Maria Eduarda Macedo
Veículo: TV Mocinha
Matéria: Impactos da falta de esgotamento sanitário em Camboriú devem ser solucionados em breve
CATEGORIA ÁUDIO
1º lugar: Gerson Fellipi
Veículo: Rádio Menina
Matéria: Especial Águas: Camboriú e o sonho de um futuro saneado
2º lugar: Rafael Custódio
Veículo: CBN Joinville
Matéria: Saneamento é Saúde
3º lugar: Mari Junkes
Veículo: Rádio Câmara
Matéria: Camboriú e os impactos da falta de rede de esgotamento sanitário na cidade
CATEGORIA MÍDIAS SOCIAIS
1º lugar: Margaret da Silva Paim de Oliveira
Veículo: Instagram do Jornal O Correio SC
Conteúdo: Preservando a história, cuidando da saúde
2º lugar: Anderson Vieira
Veículo: Facebook do Olhar do Vale
Matéria: O repórter Peixoto
3º lugar: Edenilson Pozzobon
Veículo: Facebook do Janelão
Matéria: Um marco Ambiental: Penha inaugura sua primeira estação de tratamento de esgoto
Postado por penha em 20/nov/2024 - Sem Comentários
AEGEA SC divulga vencedores do 3º Prêmio Águas de Jornalismo nesta quinta
Evento de premiação acontece nesta quinta-feira (21) e movimenta veículos da imprensa de Santa Catarina
A 3ª edição do Prêmio Águas de Jornalismo vai divulgar os seus vencedores nesta semana, durante uma cerimônia que celebra o trabalho dos profissionais de imprensa e comunicação de Santa Catarina. O evento, promovido nesta quinta-feira (21), irá reconhecer as melhores produções jornalísticas envolvendo os temas saneamento básico, saúde pública, meio ambiente e desenvolvimento social produzidas entre os veículos do Estado.
A iniciativa, promovida pelas concessionárias Águas de Bombinhas, Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de São Francisco do Sul – empresas do grupo AEGEA – busca reconhecer e incentivar a produção de conteúdo de qualidade além de valorizar o trabalho destes profissionais. Esta é a terceira edição do evento, que no próximo ano será ampliada também para a concessionária Águas de Palhoça.
O prêmio, que oferece uma premiação total de R$ 54.000 em dinheiro, além de certificados para os finalistas, tem como objetivo estimular a produção de reportagens que abordem o tema de forma abrangente e profunda, destacando os desafios e as soluções para o setor.
“Acreditamos que a mídia tem um papel fundamental na conscientização da população sobre a importância do saneamento básico. Ao reconhecer o trabalho dos jornalistas e comunicadores, contribuímos para a disseminação de informações de qualidade e para a construção de um futuro mais sustentável”, afirma Reginalva Mureb, presidente das concessionárias.
Postado por penha em 18/nov/2024 - Sem Comentários
A Águas Penha informa que na manhã desta segunda-feira, dia18 de novembro, trabalha no conserto emergencial na rede de distribruição que abastece a localidade de Praia Grande. A normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradual após a conclusão dos trabalhos de recuperação da tubulação.
Clientes que possuem caixas d’água dimensionadas de acordo com o número de moradores do imóvel tendem a ser menos afetados pelas interrupções no abastecimento. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da concessionária, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsAp.
Postado por penha em 13/nov/2024 - Sem Comentários
A Águas de Penha informa que, devido a um rompimento na adutora de água tratada de Balneário Piçarras, que contribui para o abastecimento de Penha, na manhã desta quarta-feira, dia 13 de novembro, pode haver precariedade no abastecimento nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Santa Lídia, Praia Alegre, Centro e Armação. As equipes de manutenção estão mobilizadas para executar o reparo. O abastecimento retornará de forma gradativa e deverá ser normalizado na noite desta quarta-feira.
Clientes que possuem caixas d’água dimensionadas de acordo com o número de moradores do imóvel tendem a ser menos afetados pelas interrupções no abastecimento. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da concessionária, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp.
Postado por penha em 11/nov/2024 - Sem Comentários
A Águas de Penha informa que a empresa responsável pelo abastecimento em Balneário Piçarras realizará uma manutenção preventiva na adutora de água tratada que contribui para o abastecimento do município de Penha, nesta terça-feira, dia 12 de novembro, às 8h. Por conta disso, pode haver interrupção no abastecimento de água nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Santa Lídia, Praia Alegre, Centro e Armação.
A previsão é que o abastecimento seja normalizado de forma gradativa ao longo do dia, após a conclusão dos trabalhos. Essa manutenção faz parte do plano de melhorias para garantir um abastecimento de água mais eficiente e de melhor qualidade, especialmente durante o período de verão.
Clientes que possuem caixas d’água dimensionadas de acordo com o número de moradores do imóvel tendem a ser menos afetados pelas interrupções no abastecimento. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da concessionária, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp.
Postado por penha em 06/nov/2024 - Sem Comentários
Águas de Penha informa que, devido à realização de uma manutenção programada na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Balneário Piçarras, que também atende Penha, na noite de hoje (dia 6), o abastecimento de água poderá sofrer precariedade ou apresentar instabilidade nos seguintes bairros: Nossa Senhora de Fátima, Santa Lídia, Praia Alegre, Centro e Armação. A normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradual ao longo de toda a quinta-feira.
A concessionária aproveitará a parada para realizar melhorias no sistema de distribuição de água, com foco nas válvulas de controle de pressão. Essa ação faz parte do plano de investimentos da concessionária para o verão, visando garantir a efetividade no abastecimento durante os períodos de maior consumo.
Clientes que possuem caixas d’água dimensionadas de acordo com o número de moradores do imóvel tendem a ser menos afetados pelas interrupções no abastecimento. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da concessionária, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp.
Postado por penha em 04/nov/2024 - Sem Comentários
Em recente encontro do programa Afluentes, a Águas de Penha esclareceu dúvidas dos moradores do bairro Gravatá sobre a implantação da rede de esgoto e a distribuição de água potável. O coordenador de operações da concessionária, Augusto de Oliveira Neto, destacou a importância de que as ligações à rede coletora sejam realizadas de forma correta e somente em locais autorizados pela concessionária.
Ligações irregulares podem causar diversos problemas, como o transporte de lodo para o sistema, o que exige a utilização de caminhões hidrojato para limpeza e prejudica o meio ambiente e o trabalho das equipes responsáveis pela implantação das redes.
Para conscientizar a população sobre a importância de realizar as ligações de forma correta, a equipe de responsabilidade social da Águas de Penha realiza visitas porta a porta, orientando os moradores sobre o procedimento correto. A rede de esgoto do bairro Gravatá conta com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), mais de 21 quilômetros de rede, 1508 ligações, 1444 linhas de recalque e seis estações elevatórias.
Quanto à distribuição de água na temporada de verão, Augusto Neto afirmou que a estrutura da concessionária está preparada para atender à demanda da população.
Programa Afluentes
Alessander Schwabe, analista de responsabilidade social da Águas de Penha, destaca que o Programa Afluentes é um canal de comunicação da Águas de Penha que visa levar informações sobre os serviços da empresa para a comunidade e ouvir as demandas da população. Os encontros acontecem mensalmente, podendo ser realizados de forma virtual ou presencial.