Postado por penha em 30/nov/2023 - Sem Comentários
Ação do projeto educacional ‘Imagens que Transformam’ capacitou 24 alunos e abordou técnicas sobre fotografia e linguagem publicitária com o tema Água e sua relação com saúde, alimentação, florestas e resíduos
O Dia da Imagem, workshop gratuito sobre técnicas de fotografia e linguagem publicitária, aconteceu nos dias 17 e 23 de novembro em Penha (SC) com a presença de24 alunos da escola pública João Batista da Cruz, eleita pela comissão julgadora no projeto educacional ‘Imagens que Transformam’, e escola Rubens João de Souza, vencedora pelo voto popular na enquete aberta no site do projeto.
O workshop marca a finalização das campanhas de utilidade pública elaboradas pelos alunos sobre conscientização ambiental com o tema água e sua relação com saúde, alimentação, florestas e resíduos. Os resultados finais serão expostos em mídias locais (outdoors, jornais ou portais digitais) da cidade.
O “Imagens que transformam” é uma iniciativa da Flamingo Comunicação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Penha e tem o apoio do Instituto Aegea e de sua concessionara local Águas de Penha, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ao todo são oito cidades participantes: Barcarena (PA), Campo Grande (MS), Cordeiro (RJ), Itaboraí (RJ), Manaus (AM), Miracema (RJ), Penha (SC) e São Francisco do Sul (SC).
O projeto educacional utiliza a fotografia e a publicidade como meios de expressão para abordar o tema da Água em peças de campanhas de utilidade pública. A primeira etapa são as oficinas de capacitação para professores. Depois ocorrem as votações popular e por comissão Julgadora para eleição das duas melhores campanhas de cada cidade. Há ainda o Dia da Imagem, um workshop gratuito sobre técnicas de fotografia elinguagem publicitária. As campanhas são apresentadas em mídias locais da cidade, como outdoors, jornais ou portais digitais. O e-book exclusivo para cada cidade e o Livro “Imagens que transformam” compilando as campanhas das oito cidades participantes completam o portfólio do projeto. Entenda mais em: https://imagensquetransformam.com.br/
Sobre o Instituto Aegea
O Instituto Aegea é responsável por destinar e coordenar os investimentos sociais da Aegea Saneamento, empresa líder no setor de saneamento básico e que leva à cada município onde atua, mais saúde e qualidade de vida para a população. Hoje, são mais de 30 milhões de pessoas atendidas em 489 municípios, de norte a sul do Brasil. O principal objetivo do Instituto Aegea é ser um núcleo de inteligência social e acompanhar o que há de mais avançado no Brasil e no mundo no campo do investimento social e negócios de impacto, especialmente nas áreas de saúde, educação e geração de renda. Além disso, o instituto tem como meta buscar as melhores práticas para que a empresa realize seu investimento com foco e de forma estratégica para aumentar o desenvolvimento humano nos municípios em que a Aegea atua. Saiba mais em:https://www.aegea.com.br/responsabilidade-social/
Postado por penha em 27/nov/2023 - Sem Comentários
A Águas de Penha informa que está sendo feita manutenção emergencial na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Balneário Piçarras, que também fornece águas para Penha, nesta segunda-feira (27). Por esta razão pode haver precariedade no abastecimento e/ou baixa pressão nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Santa Lídia, Praia Alegre e parte do centro. A normalização da distribuição de água ocorrerá de maneira gradativa até a completa estabilização do sistema
Em situações como essa, a Águas de Penha orienta a população a fazer uso racional e consciente da água, priorizando o consumo humano e necessidades básicas. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meios das centrais de atendimento da Águas de Penha, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp.
Postado por penha em 24/nov/2023 - Sem Comentários
Com os trabalhos para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário concentrados no bairro Gravatá e na região da praia de São Miguel, em Penha, a Águas de Penha alerta aos moradores que no momento adequado divulgará orientações, autorizando a conexão ao novo sistema de esgoto. Nesta fase, os as equipes trabalham com implantação de rede coletoras de esgoto, ligações residenciais e obras de calçadas e acabamento de ruas (Veja abaixo as ruas em que estão sendo realizadas obras).
A Águas de Penha pede aos motoristas e pedestres atenção quanto à sinalização ao transitarem nas proximidades das frentes de trabalho. O objetivo é zelar pela segurança da comunidade e dos trabalhadores envolvidos na obra. É importante que as pessoas respeitem as delimitações de segurança demarcadas pelas equipes de trabalho.
A concessionária lembra que os transtornos temporários serão encerrados com o fim da obra, mas os benefícios do Sistema de Esgotamento Sanitário serão permanentes, gerando mais condições de saúde e de qualidade de vida, valorizando os imóveis e garantindo a balneabilidade das praias.
Ruas com obras do sistema de esgoto:
Rua Joaquim Caldeira
Rua Antônio João Caldeira
Rua André Nascimento
Rua Agrícola Nascimento
Rua José Severo
Rua João Batista
Rua Hermógenes Aristides Aparício
Rua Francisco Silva
Rua Maria Francelina Flores
Rua João José da Conceição
Rua Sidnei Pereira
Rua André Antonio Galdino
Rua dos Viajantes
Rua Valdemar Pereira
Rua Adolfo Baumgarten
Rua Arno Becker
Rua José Cesário
Postado por penha em 20/nov/2023 - Sem Comentários
Uma experiência interativa e única que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que estará no município de Penha (SC), na Rua Tijuca, 126, Bairro Praia de Armação (em frente a EBM João Antônio Pinto), entre os dias 23 e 26 de novembro.
Na quinta (23/11) e na sexta (24/11), o atendimento será restrito a escolas, mediante agendamento. No sábado (25/11) e no domingo (26/11), a exposição ficará aberta ao público em geral das 14h às 18h. Haverá exibição de curtas metragens ambientais, na “Mostra Cine ao Ar Livre”, que acontece sábado e domingo (dias 25/11 e 26/11), às 18h30. A entrada é gratuita.
A exposição é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura. O apoio local é da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Penha. O patrocínio é da Águas de Penha.
Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto tem como objetivo despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. A exposição acontece em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, de forma a proporcionar uma experiência totalmente interativa.
O projeto já esteve em diferentes estados do Brasil, como Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul e passará, até o segundo semestre de 2024, por Espírito Santo, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas. Em Santa Catarina, além de Bombinhas (9/11 a 12/11), Camboriú (16/11 a 19/11) e Penha (23/11 a 26/11), o projeto passará pelo município de São Francisco do Sul (30/11 a 3/12).
“A expectativa é manter o sucesso que tivemos nas outras regiões e atender um público diverso, com uma abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos hídricos”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores do projeto.
Já para a presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb, além de levar abastecimento e esgotamento sanitário ao município, um dos objetivos da concessionária é, também, o de apoiar eventos que fomentem a cultura e educação. “Incentivar iniciativas como esta faz parte dos nossos valores e nossa missão nas cidades onde atuamos. Acreditamos que investir nas comunidades, principalmente nas crianças, transforma o mundo que queremos viver “, completa ela.
Mostra de Cinema
Compõe o projeto a exibição dos filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”. A curadoria é da ONG Ecofalante, iniciativa que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa. Todas as atividades são gratuitas. “Cada sessão contará com exibições de filmes que irão levar aos espectadores questões sobre preservação ambiental e sustentabilidade, de uma maneira lúdica e atrativa para todas as idades”, diz Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.
PROGRAMAÇÃO
Projeto itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”
Local: Rua Tijuca, 126, Bairro Praia de Armação (em frente a EBM João Antônio Pinto), em Penha (SC)
Quinta (23/11) e sexta (24/11)
Atendimento restrito a escolas, mediante agendamento
Sábado (25/11) e domingo (26/11)
Exposição: 14h às 18h
Cinema ao ar livre: 18h30
Postado por penha em 17/nov/2023 - Sem Comentários
Um total de 20 conteúdos sobre temas ligados ao abastecimento de água tratadas, implantação da rede de esgoto e preservação dos recursos hídricos inscritos no 2º Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental foram reconhecidos em 4 categorias na noite de terça, 14 de novembro. Desenvolvida pelas concessionárias Águas de Camboriú, Águas de Penha, Águas de Bombinhas e Águas de São Francisco do Sul – pertencentes ao Grupo Aegea, maior holding de saneamento do país – a premiação foi entregue aos autores dos melhores trabalhos produzidos em texto, áudio, vídeo e mídias sociais.
No total, foram inscritas 32 matérias e postagens de mídias sociais publicadas por 24 veículos de comunicação de Santa Catarina entre o dia 1º de janeiro e 29 de outubro deste ano. Critérios como criatividade, inovação na linguagem, técnica de reportagem, apuração das informações e zelo pela ética jornalística foram avaliados pelos jurados. A comissão julgadora foi formada por Billy Culeton, representante da Associação Catarinense de Imprensa (ACI); Giovana Pavei, professora de Comunicação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali); e Maristela Yule, da equipe de comunicação nacional da Aegea.
Os três primeiros colocados em cada categoria receberam premiação em dinheiro: R$ 7 mil para o primeiro colocado, R$ 3 mil para o segundo, e R$ 1,5 mil para o terceiro colocado, além de certificados para o quarto e quinto lugar de cada categoria, em um total de R$ 46 mil em dinheiro.
Reginalva Mureb, presidente das concessionárias da Aegea em Santa Catarina, destacou a importância do jornalismo para o setor de saneamento básico no Brasil. “A premiação busca justamente valorizar o trabalho realizado pelos profissionais de comunicação que cobrem o setor em nosso Estado, investigando, buscando todos os lados com transparência e evidenciando a urgência do saneamento básico para o nosso país, que impacta diretamente sobre a saúde das pessoas e sobre a preservação do meio ambiente”, cita Reginalva.
Gilson Zimmermann, coordenador do movimento nacional dos ODS Santa Catarina e que participou do evento de premiação, destacou o papel social dos veículos de comunicação em reverberar notícias ligadas ao saneamento básico e às causas sustentáveis. “O prêmio de jornalismo valoriza e destaca, cada vez mais, o papel fundamental da imprensa na busca por uma sociedade mais igualitária”, disse. Também participaram da solenidade de entrega o vice-prefeito de Camboriú, Júnior Cardoso; Luana Pretto, presidente executiva do Instituto Trata Brasil, e Rubens Filho, gerente da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.
Para Gerson Felippi, jornalista da Rádio Menina FM que conquistou o primeiro lugar na categoria Áudio, foi extremamente gratificante participar do 2º Prêmio Águas de Jornalismo, ajudando a exercer o papel social da imprensa de levar informação às pessoas. “Ainda mais para tratar de um assunto tão relevante que é o saneamento básico. Camboriú precisa urgentemente do sistema de esgoto e buscamos dar luz ao assunto, conscientizando as pessoas a cobrarem pelo serviço”, cita Gerson.
Premiado duplamente – com a primeira colocação em Mídia Social e quarto na categoria Texto – o jornalista Vilmar Carneiro, do portal Carneiro News, se declara satisfeito pelo reconhecimento profissional e pelo espaço de fala para tratar de assuntos ligados ao meio ambiente da região. “Mas quem ganhou mesmo foi o rio Iriri, foco da minha reportagem. Certamente seus lamentos e pedido de socorro serão ouvidos pela população, órgãos competentes e poder público. Que sua voz tenha um impacto positivo”, cita Carneiro.
Jornalistas premiados:
TEXTO
1) Fernando Assanti (Linha Popular)
2) Renata Rutes (Página 3)
3) Brunela Amarante Maria (Visor Notícias)
4) Vilmar Carneiro (Carneiro News)
5) Sabrina da Silva Quariniri (A Notícia)
VÍDEO
1) Luan Diego Vosnhak (NDTV Florianópolis)
2) Brunela Amarante Maria (Visor Notícias)
3) Thayná Santos Costa (NDTV Itajaí)
4) Juliana Senne (NDTV Itajaí)
5) Artur Bezerra (NDTV Itajaí)
ÁUDIO
1) Gerson Filippi Junior (Rádio Menina)
2) Mari Junkes (Rádio Câmara)
3) Anderson Rodrigo Vieira (Olhar do Vale)
4) Peeter Lee Grando (Rádio Conexão FM)
5) Liandro Ignacio Passos (Rádio Trans 99 FM)
MÍDIA SOCIAL
1) Vilmar Carneiro (Carneiro News)
2) Edenilson Pozzobon (Janelão)
3) Renata Rutes (Página 3)
4) Fladimir Rodrigues (Radar São Francisco)
5) Anderson Rodrigo Vieira (Olhar do Vale)
Postado por penha em 14/nov/2023 - Sem Comentários
As obras para a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto no bairro Gravatá e na região da praia de São Miguel, em Penha, entram em uma nova fase esta semana. São várias ruas (confira a relação das ruas com obras), dividindo o trabalho entre ligações domiciliares, abertura da rede de esgoto e repavimentação. Antes do início das obras, a equipe de Responsabilidade Social da concessionária visita os moradores das ruas em obras para orientar sobre o serviço.
O acesso ao esgotamento sanitário representa mais qualidade de vida, com dados já comprovados de diminuição de doenças e aumento de valorização imobiliária, entre outros benefícios. De acordo com o vereador Maurício Olívio Brockveld, a rede de esgoto era uma das obras mais esperadas do município para dar mais qualidade de vida à população e para aqueles que escolhem Penha como destino turístico. “É um marco para o município de Penha”, completa.
A concessionária lembra aos moradores das ruas onde estão sendo implantadas a rede de esgoto que ainda não está autorizada a ligação dos imóveis à rede coletora. No momento adequado, a autorização será comunicada na fatura de água. Ligações realizadas antes do aviso podem gerar retorno do esgoto para o imóvel e extravasamento em vias públicas, causando prejuízo ao ambiente e à saúde.
Ruas com obras do sistema de esgoto em Penha
Rua Joaquim Caldeira
Rua Antonio João Caldeira
Rua André Nascimento
Rua Agrícola Nascimento
Rua José Severo
Rua Lacy Batista Ferreira
Rua Hermógenes Aristides Aparício
Rua F.M.Silva
Rua Maria Francelina Flores
Rua João José da Conceição
Rua Sidnei Pereira
Rua André Antônio Galdino
Rua dos Viajantes
Rua Waldemar Pereira
Rua Arno Becker
Rua Adolfo Baumgarten
Rua José Cesário
Postado por penha em 13/nov/2023 - Sem Comentários
As práticas que envolvem sustentabilidade, responsabilidade social e governança estão cada vez mais em evidência no mundo. As concessionárias Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul também seguem estes princípios e, para isso, vêm fortalecendo o setor de ESG (sigla, em inglês, que significa environmental, social and governance).
O objetivo de criar um departamento como este é de fomentar práticas que vão além da prestação do serviço em si, como o inventivo ao trabalho voluntário, a postura honesta e transparente diante do mercado e da sociedade e o alinhamento com as ações propostas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Para Pedro Escobar Senra, Coordenador Administrativo das concessionárias, uma empresa que investe nas ações de ESG tem mais peso dentro da sociedade, assim como seus órgãos e instituições. “Nossa intenção é auxiliar com o desenvolvimento da comunidade onde estamos inseridos, mas principalmente repassar nossa postura como empresa honesta, transparente e de acordo com as diretrizes de complience”, completa ele.
Para tornar o alinhamento ainda mais direto, as concessionárias promoveram, na última quarta-feira (08), um encontro com os fornecedores com o tema: Sua parceria movimenta nossa vida. Durante o evento foram repassadas diretrizes sobre segurança, uma apresentação institucional e um bate-papo sobre o que se espera de parcerias a longo prazo.
“A intenção é de justamente deixar clara, cada vez mais, nossa postura como prestadores de serviço e o que estes fornecedores podem esperar de nós, como empresas. Temos uma postura muito séria diante do mercado de trabalho, onde se prima pela honestidade, segurança e governança”, completa Pedro.
Saiba mais sobre ESG
O termo ESG nasceu em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial. Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais. Ainda em expansão fora dos círculos especializados, o conceito de ESG reúne as políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança.
Postado por penha em 10/nov/2023 - Sem Comentários
Um momento de reflexão sobre a igualdade racial e respeito à diversidade. Assim foi a noite da última quarta-feira (08), no auditório da Câmara de Vereadores de Penha durante apresentação do Programa Respeito dá o Tom mantido pela concessionária Águas de Penha. A apresentação se deu durante o bate papo “Mulheres negras e suas Lutas”, organizado pela Procuradoria Especial da Mulher – o órgão criado no âmbito do Legislativo de Penha, com o objetivo de contribuir e garantir os direitos das mulheres, principalmente contra a violência e a discriminação.
O Respeito dá o Tom tem o objetivo de promover a equidade nas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, impulsionando o crescimento profissional das pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, além de dar amplitude para a diversidade étnico-racial em todo Brasil.
Para garantir a equidade nas oportunidades de trabalho e o crescimento profissional de seus colaboradores, o programa está fundamentado em três pilares: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento. “A concessionária reforça o seu compromisso e engajamento com a realização de ações que promovam a ampliação de oportunidades de trabalho para a população negra, além de fomentar o debate sobre igualdade racial e combate ao preconceito”, afirma Alex Schwabe, analista de responsabilidade social da Águas de Penha.
Voltado para o empoderamento e conscientização acerca da luta das mulheres negras, o encontro contou com a presença da vereadora de Florianópolis, Tânia Ramos, e da afroartista plural TAYÁ que conduziram a roda de conversa. “A ideia é fomentar o debate sobre as lutas das mulheres negras, tendo em vista as políticas públicas que devemos implementar para enfrentar as desigualdades”, afirma o vereador Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão, que é procurador especial da mulher e anfitrião do evento.
“Cada vez mais a Câmara de Vereadores tem que promover eventos como esses, no enfrentamento ao racismo e também promovendo a participação das mulheres na vida pública. A Procuradoria da Mulher tem feito a sua parte nesse sentido”, conclui Ferrão.
Postado por penha em 07/nov/2023 - Sem Comentários
A Águas de Penha informa que, devido a uma manutenção emergencial na rede de água tratada na tarde de terça-feira (07), poderá haver oscilações no abastecimento. Por conta disso, a concessionária está trabalhando com pressões reduzidas e realizando descargas nas redes para recuperação gradual.
A manutenção já foi realizada e a recuperação do sistema ocorrerá de forma gradativa durante à noite de hoje.
Em situações como essa, a Águas de Penha orienta a população a fazer uso racional e consciente da água. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meios das centrais de atendimento da Águas de Penha, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp.
Postado por penha em 06/nov/2023 - Sem Comentários
O Fórum Brasil ODS reuniu, na última semana, centenas de especialistas em um debate sobre as atividades que vêm sendo desenvolvidas no país em favor da Agenda 2030 – ações que promovem e estimulam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A presidente da Águas de Camboriú, Águas de Bombinhas, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb, e a diretora executiva Maraísa Mendonça, participaram de painéis, expondo as atividades desenvolvidas pelas concessionárias em prol do desenvolvimento ambiental e sustentável das cidades.
Com foco no esgotamento sanitário, Reginalva reforçou as conquistas dos municípios catarinenses onde a empresa atua e lembrou que as concessionárias têm metas pragmáticas a serem cumpridas. “Em Bombinhas, por exemplo, temos até 2026 para deixar o município 100% saneado. Já, em Penha, superamos o desafio do abastecimento, distribuindo atualmente 200L/s de água tratada proveniente de fontes subterrâneas, rio e lagoa. Isso comprova que também temos que ser criativos na solução das nossas questões”, explica ela.
Já em São Francisco do Sul, a concessionária instalou uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) tecnológica, moderna e automatizada. Em relação a Camboriú, Reginalva reforça que a solução do esgotamento sanitário da cidade deve ser decidida nos próximos meses. Atualmente, o debate encontra-se entre município e agência reguladora, “mas estamos prontos e com a expectativa de receber esta incumbência tão importante de sanear Camboriú”, completa a presidente.
Outro ponto importante debatido durante o dia foi a questão das perdas de água tratada. Conforme Luana Pretto, presidente do Instituto Trata Brasil, a média nacional de perdas gira em torno dos 40%, contudo, regiões do Brasil chegam a registrar índices impressionantes – até 80% de perda de água tratada.
As concessionárias de Santa Catarina apresentam melhoras significativas em relação a isto. Graças aos investimentos em tecnologia e trabalho 24 horas das equipes, as empresas exibem índices muito menores: em Bombinhas, o índice de perda de água tratada é de aproximadamente 11%. Em Camboriú, apenas 16% e São Francisco do Sul e Penha, em torno dos 25%.
Além dos cuidados ambientais, o olhar sobre os colaboradores e práticas na gestão das empresas também foi um tema debatido durante o evento. Maraísa Mendonça reforçou as ações desenvolvidas dentro da empresa, como os diálogos diários com os colaboradores, ginástica laboral e prêmios de inovação.
“A prática das ODS dentro das empresas é o primeiro passo para levar estas mudanças para a sociedade. Olhar para os colaboradores, mas também para as ações desenvolvidas no dia a dia, como excluir o uso de plásticos na empresa, incentivar o uso da tecnologia e de práticas sustentáveis” completa Maraísa.
O Movimento Nacional ODS é um movimento social constituído por voluntários, formado por pessoas físicas e jurídicas, de caráter suprapartidário, plural e ecumênico. Com signatários em todas as regiões de Santa Catarina, o grupo visa mobilizar pessoas e organizações catarinenses para a realização de práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A intenção do grupo é de contribuir para que todos os catarinenses possam viver em uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.