Postado por penha em 28/fev/2025 - Sem Comentários
Com o feriadão de Carnaval e o calor intenso, o Litoral de Santa Catarina se prepara para receber um grande fluxo de turistas, especialmente em cidades turísticas como Penha. Esse aumento da população traz um desafio: garantir o abastecimento de água potável para todos.
A concessionária constatou que o consumo de água permanece alto, devido à temporada de verão e às ondas de calor extremas que a região vem enfrentando nos últimos dias.
Conforme Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, para enfrentar essa demanda, a concessionária intensificou suas operações, reforçando a estrutura de preservação e distribuição de água. Através do Centro de Operações Integrada (COI), a empresa monitora em tempo real os níveis dos reservatórios e a pressão da água na rede, permitindo diagnósticos rápidos e soluções eficientes para qualquer problema que possa surgir.
No entanto, a colaboração de moradores e visitantes é fundamental. “A Águas de Penha faz um apelo para o uso consciente da água, evitando o desperdício”, acrescenta Reginalva. Para dúvidas ou pedidos de informação sobre abastecimento, o usuário pode entrar em contato com Águas de Penha através do telefone 0800 595 4444 ou por mensagem via WhatsApp.
Pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença:
– Limite-se a 5 minutos no chuveiro.
– Evite que crianças usem mangueiras e chuveiros para brincar.
– Cubra a piscina à noite para evitar evaporação.
– Ao escovar os dentes e fazer a barba, abra a torneira apenas para enxaguar.
– Remova os restos de comida antes de abrir a torneira e ensaboe toda a louça com a torneira fechada.
– Use vassoura para limpar calçadas e quintais, evitando o uso de água.
Postado por penha em 27/fev/2025 - Sem Comentários
A Águas de Penha informa que, devido a um reparo emergencial em uma adutora do sistema Penha, na Avenida Nereu Ramos, que está sendo executado na tarde desta quinta-feira (27), pode haver precariedade e/ou baixa pressão nos bairros Centro, Praia Alegre, Nossa Senhora de Fátima e Santa Lídia. A normalização do abastecimento se dará de forma gradual, após a conclusão dos trabalhos.
A concessionária pede a colaboração de todos para economizar água, evitando o uso desnecessário enquanto os reparos estão sendo realizados. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a nossa central de atendimento através do telefone 0800 595 4444 ou por mensagem via WhatsApp.
Postado por penha em 26/fev/2025 - Sem Comentários
A cidade de Penha, no litoral norte de Santa Catarina, segue avançando na implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto. Quatro novas ruas da região central – Aníbal de Lara Cardoso, General Julião Neiva de Lima, José Rodrigues Vieira e Elói Adriano – agora fazem parte do projeto e começam a receber a infraestrutura necessária.
O esgoto coletado nessas vias será direcionado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Gravatá, garantindo o tratamento adequado dos efluentes. As obras incluem a instalação de rede de coleta e afastamento de esgoto e ligações domiciliares, proporcionando mais qualidade de vida e saúde para os moradores.
A concessionária alerta para a importância de aguardar a comunicação oficial antes de realizar a ligação do imóvel à rede de coleta. “A ligação prematura pode causar diversos problemas, tanto para a obra quanto para os moradores”, explica o engenheiro Vilmar Pereira da Silva Junior, gerente de operações da concessionária. “As equipes não podem continuar o trabalho com esgoto nas tubulações, e a ligação indevida pode ocasionar vazamentos nas ruas ou o retorno do esgoto para as residências.”
Durante a realização dos trabalhos, a concessionária pede a compreensão dos moradores, já que haverá interdição de passagem e movimentação de máquinas e operários trabalhando nas ruas, o que poderá alterar a rotina das pessoas.
Comunicação antecipada
Os moradores das ruas em que estão sendo realizadas as obras para ampliação da rede de esgoto estão sendo avisados pela equipe de responsabilidade social da concessionária de forma individual. Os colaboradores estão visitando todas as residências de forma antecipada para alertar sobre o começo das obras. Eles também entregam panfletos com as principais informações sobre o sistema de esgoto que está sendo implantado no município
Postado por penha em 26/fev/2025 - Sem Comentários
A Águas de Penha informa que suas equipes trabalharam durante a madrugada desta quarta-feira (26) na adutora da estrada geral de Santa Lídia para realizar um reparo emergencial. O trabalho foi concluído e o abastecimento de água está sendo retomado gradativamente no bairro Santa Lídia.
A concessionária pede a colaboração de todos para economizar água, evitando o uso desnecessário durante o período de estabilização do abastecimento, que ocorre de forma gradual. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a nossa central de atendimento através do telefone 0800 595 4444 ou por mensagem via WhatsApp.
Postado por penha em 24/fev/2025 - Sem Comentários
A Águas de Penha informa que, devido a um rompimento de adutora causado por terceiros na Rodovia Beto Carrero (SC-414), a distribuição de água está comprometida na tarde desta segunda-feira (24). Pode haver oscilação de pressão na rede e/ou desabastecimento nos bairros Centro, Armação, Gravatá, São Miguel e Praia Grande. As equipes trabalham no conserto. A normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradual após a conclusão dos trabalhos.
A concessionária pede a colaboração de todos para economizar água, evitando o uso desnecessário enquanto os reparos estão sendo realizados. Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a nossa central de atendimento através do telefone 0800 595 4444 ou por mensagem via WhatsApp.
Postado por penha em 24/fev/2025 - Sem Comentários
O relatório da fiscalização realizada pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS) em dezembro de 2024 no Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do bairro Gravatá, em Penha, e que acaba de ser divulgado atestou a eficiência do sistema e o compromisso da concessionária Águas de Penha com a qualidade dos serviços prestados.
A fiscalização da ARIS é um importante mecanismo de controle e garantia da qualidade dos serviços de saneamento básico. É importante ressaltar que a ARIS realiza fiscalizações periódicas nos sistemas de saneamento básico de todos os municípios que regula.
O sistema Gravatá, que atende os bairros Gravatá e São Miguel, opera com uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) com capacidade para 12 L/s, além de sete estações elevatórias e uma rede coletora de aproximadamente 21 km. A fiscalização da ARIS teve como foco acompanhar as ações da concessionária para o período de maior demanda, como o verão 2024/2025, em conformidade com a Resolução Normativa/ARIS nº 017/2019.
Reparos
O documento também traz o resultado das fiscalizações realizadas nas obras de reparo nas ruas do bairro Gravatá, previamente planejadas e detalhadas. As intervenções incluíram a recomposição de lajotas, nivelamento de asfalto e reposição de tampas Poços de Visita (PVs). As vistorias, que contaram com a participação de representantes da Prefeitura de Penha e da concessionária, permitiram identificar os pontos que necessitavam de reparos. A equipe técnica da Águas de Penha prontamente executou os serviços, seguindo um cronograma estabelecido.
A ARIS, por meio de um relatório fotográfico, confirmou a conclusão dos reparos nas ruas do Gravatá, atendendo às demandas identificadas nas inspeções. “É importante ressaltar que os serviços foram realizados sem qualquer impacto no funcionamento da rede coletora de esgoto, demonstrando a eficiência e organização da concessionária”, destaca o relatório.
O documento aponta que a Águas de Penha tem investido continuamente na melhoria e expansão do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. No sistema, a concessionária tem se dedicado a aprimorar a estação de tratamento e a operação e manutenção das redes coletoras, com atenção especial ao aumento do volume de esgoto.
A concessionária adota práticas de limpeza preventiva e corretivas de todas as redes e coletores, visando evitar obstruções por acúmulo de sedimentos. Durante o período de verão, essas ações são intensificadas, assegurando a fluidez nas redes coletoras e prevenindo eventuais bloqueios que possam comprometer o funcionamento do sistema.
Ainda conforme o relatório, a substituição de equipamentos e a expansão da rede de esgoto são medidas preventivas adotadas pela concessionária para garantir a continuidade e a qualidade do serviço, mesmo em períodos de pico. A integração dos sistemas de monitoramento e a ampliação dos pontos de coleta de dados por telemetria proporcionam à concessionária um controle mais eficaz e ágil das operações, permitindo uma resposta rápida e eficiente às demandas da população.
Reginalva Mureb, presidente da concessionária, explica que a fiscalização Aris é importante para a manutenção dos sistemas e tem como foco principal a melhoria contínua e a adaptação às necessidades da cidade, visando proporcionar um serviço cada vez mais eficiente e confiável aos moradores e visitantes.
Postado por penha em 18/fev/2025 - Sem Comentários
A Águas de Penha informa que, devido a uma manutenção elétrica no bairro Santa Lídia, o sistema de pressurização (booster) foi afetado. Essa situação pode ocasionar precariedade no abastecimento e/ou baixa pressão temporária no bairro Santa Lídia nesta terça-feira (18). A previsão é que o abastecimento retorne gradativamente com o reestabelecimento da energia no bairro.
A concessionária pede a colaboração de todos para economizar água, evitando o uso desnecessário enquanto os reparos estão sendo realizados. Os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), tendem a sofrer mais nestes períodos .Para mais informações ou dúvidas, entre em contato com a nossa central de atendimento através do telefone 0800 595 4444 ou por mensagem via WhatsApp.
Postado por penha em 17/fev/2025 - Sem Comentários
Centenas de pessoas passaram pela Caravana de Verão entre sexta-feira, dia 14, e domingo, dia 17, na Praia de São Miguel, em Penha. A iniciativa da concessionária Águas de Penha ofereceu espaço poliesportivo com aulas de zumba, aeróbica e alongamento, massagem, apresentações musicais e atividades de recreação infantil. Além disso, houve espaço especial para animais de estimação e distribuição de protetor solar e água.
O meio ambiente foi um dos grandes focos da Caravana de Verão em Penha: foram utilizados materiais biodegradáveis, instalados pontos de coleta de lixo e óleo de cozinha usado e emitido certificado de compensação de carbono para o evento.
“A Águas de Penha teve o prazer de levar a Caravana de Verão para a comunidade. Foi uma oportunidade de lazer para toda a família, mas também um momento de reforçar a nossa responsabilidade com o meio ambiente. Acreditamos que a conscientização ambiental é fundamental para construirmos juntos um futuro mais sustentável para Penha”, pontou a presidente da concessionária, Reginalva Mureb.
A secretária de turismo de Penha, Susan Corrêa, também passou pela Praia de São Miguel no sábado. “A gente ficou muito feliz de receber, durante essa temporada de verão, a Caravana de Verão promovida aqui pela Águas de Penha. Realmente é um projeto muito completo. Ele visa não só o lazer e o entretenimento, mas também tem ações de educação ambiental, de qualidade de vida, além de diversas atrações para todos os públicos. Isso faz a diferença na temporada de verão em Penha”, disse.
Integração
Além de oferecer o espaço e as atrações, a Águas de Penha ainda proporcionou a ida de famílias da comunidade da região conhecida como Morro do Cred, que fica na cidade e é considerada vulnerável, à Caravana de Verão. Luciana Freire, uma das moradoras da comunidade, destacou a importância de participar da ação. Cinco pessoas e um bebê da família participaram das atividades no sábado, mas ela gostou tanto que retornou no domingo para mais um dia de atividade.
Para completar a experiência, a Caravana teve DJ, show com artistas locais e espaços instagramáveis para registrar os momentos. Um lounge de atendimento da Águas de Penha foi montado para tirar dúvidas e oferecer informações sobre os serviços.
Postado por penha em 12/fev/2025 - Sem Comentários
Lideranças comunitárias e empresariais de Penha de diversos segmentos participaram, nesta terça-feira (11), da apresentação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Gravatá, localizada em Penha. O evento teve como objetivo apresentar a estrutura e o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Gravatá), além de destacar a sua importância para a preservação ambiental e a qualidade de vida da população.
A ETE Gravatá é um exemplo de eficiência e sustentabilidade no tratamento de esgoto. Utilizando tecnologia de ponta, a estação remove mais de 90% dos poluentes do esgoto, transformando-o em água limpa e segura para ser devolvida ao meio ambiente.
Regnialva Mureb, presidente da Águas de Penha, destaca que a construção da ETE Gravatá representa um marco para o saneamento básico do município de Penha. “A estação é capaz de tratar o esgoto de parte da cidade, beneficiando milhares de famílias e contribuindo para a preservação da natureza”, disse.
Durante a apresentação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o processo de tratamento de esgoto, desde a sua entrada na estação até a sua saída, já tratado e livre de impurezas. Os técnicos da ETE explicaram cada etapa do processo, desde a remoção de sólidos até a desinfecção da água.
As lideranças comunitárias presentes no evento manifestaram satisfação com a apresentação da ETE Gravatá. Cláudia Wieczoreck, da associação dos moradores do Quilombo, por exemplo, destacou a importância da estação para a melhoria da qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente.
Para o presidente da Associação Empresarial de Penha (Acipen), Márcio Piccoli, é muito importante a decisão da concessionária em abrir as portas da estação para que a comunidade possa conhecer o funcionamento da ETE. Presente na reunião, Luiza Loth, gerente de concessão da prefeitura de Penha, destacou a importância da administração e concessionária trabalharem em conjunto em prol dos interesses da comunidade.
Com capacidade para tratar 12 litros de esgoto por segundo, em média, o equivalente a 1 milhão de litros por dia, a ETE garante o atendimento às necessidades de boa parte da população presente e futura de Penha, contribuindo para a universalização do saneamento básico no município.
ETE Gravatá
A ETE Gravatá se configura como a primeira estação de tratamento de esgoto da história de Penha, abrindo caminho para um futuro mais saudável e ambientalmente responsável. Equipada com tecnologia de última geração, a ETE Gravatá utiliza o sistema MBBR/IFAS (Biológico Aeróbio), garantindo alta eficiência na remoção de matéria orgânica (92%), fósforo e nitrogênio. Isso significa que o esgoto tratado é devolvido aos rios e ao mar de forma segura, sem comprometer a qualidade da água e preservando o meio ambiente.
Postado por penha em 10/fev/2025 - Sem Comentários
Inaugurada em junho de 2024, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Gravatá representa um passo importante para a consolidação do saneamento básico de Penha, em Santa Catarina. Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, destaca que, em seus primeiros meses de funcionamento, a ETE demonstra sua relevância através do crescente volume de esgoto tratado, evidenciando o compromisso da cidade com a saúde pública e a preservação do meio ambiente.
De junho a dezembro de 2024, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Gravatá tratou, em média, 7,2 milhões de litros de esgoto por mês. Esse volume, no entanto, saltou para 11,2 milhões de litros mensais entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. O índice de 56,36% a mais reflete o crescente aumento da população flutuante na cidade em razão da temporada de verão. O volume tratado, no entanto, ainda está abaixo da capacidade mensal da ETE que é de 31,1 milhões de litros.
O sistema de coleta e tratamento de esgoto de Penha atende, atualmente, 60 ruas e 1.097 economias. Os moradores das demais ruas do bairro já foram autorizados e notificados para realizar a interligação à rede de esgoto. O esgoto proveniente dessas ligações regulares está sendo devidamente coletado e tratado na ETE Gravatá.
No entanto, nas ruas João André do Nascimento, Lacy Batista Ferreira e Agrícola Ferreiras, as ligações são consideradas irregulares e não autorizadas pela concessionária. Esta situação exige atenção e regularização por parte dos moradores, a fim de garantir o correto funcionamento do sistema e evitar problemas ambientais e de saúde pública.
“Com relação às três ruas que ainda não estão interligadas ao sistema, é preciso esclarecer que a interligação indevida de esgoto por parte dos moradores, contrariando as orientações da concessionária, acarreta a necessidade do uso do limpa-fossa”, pontua Reginalva. “Essa ação gera um ônus desnecessário, visto que o correto seria aguardar a autorização da Águas de Penha para realizar a conexão. Os moradores já foram notificados a respeito dessa orientação, e a persistência na interligação indevida é o principal motivo da contínua utilização do caminhão limpa-fossa”, completa.
Primeira ETE de Penha
Com capacidade para tratar 12 litros de esgoto por segundo, em média, o equivalente a 1 milhão de litros por dia, a ETE Gravatá garante o atendimento às necessidades de boa parte da população presente e futura de Penha, contribuindo para a universalização do saneamento básico no município. A estação se configura como a primeira estação de tratamento de esgoto da história de Penha, abrindo caminho para um futuro mais saudável e ambientalmente responsável. A estação tem capacidade para tratar o esgoto de 16.600 metros de rede coletora, beneficiando inicialmente 1.298 residências do bairro Gravatá.
Equipada com tecnologia de última geração, a ETE Gravatá utiliza o sistema MBBR/IFAS (Biológico Aeróbio), garantindo alta eficiência na remoção de matéria orgânica (92%), fósforo e nitrogênio. Isso significa que o esgoto tratado é devolvido aos rios e ao mar de forma segura, sem comprometer a qualidade da água e preservando o meio ambient