Postado por penha em 30/jun/2025 - Sem Comentários
A Águas de Penha informa que, devido a uma manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Balneário Piçarras, operada pela Casan e que também contribui para o abastecimento de Penha, poderá haver precariedade no fornecimento de água em parte do Centro e nos bairros Praia Alegre, Nossa Senhora de Fátima e Santa Lídia.
A manutenção está programada para iniciar na manhã de terça-feira (01), com previsão de conclusão ainda durante o dia. No entanto, a recuperação completa do sistema ocorrerá de forma gradativa, com normalização total do abastecimento prevista para a madrugada de quarta-feira (02).
A empresa solicita aos usuários para que utilizem a água de maneira consciente, evitando desperdícios, principalmente durante o período de manutenção. Clientes que possuem caixas d’água dimensionadas de acordo com o número de moradores do imóvel tendem a ser menos afetados pelas interrupções no abastecimento. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito por meio das centrais de atendimento da concessionária, pelo telefone 0800 595 4444 ou via mensagens pelo WhatsApp.
Postado por penha em 30/jun/2025 - Sem Comentários
Ação da Águas de Penha busca incentivar os moradores dos bairros Gravatá, Prainha de São Miguel e loteamento Santa Regina a realizarem a ligação de seus imóveis à rede de esgoto, já disponível nessas regiões
A Águas de Penha acaba de lançar a campanha “Se Liga – Esgoto Tratado, Futuro Garantido”, com o objetivo de incentivar moradores a se conectarem à rede coletora de esgoto no bairro Gravatá, Prainha de São Miguel e loteamento Santa Regina – áreas onde o sistema de esgotamento sanitário já está 100% pronto e apto para receber as ligações domiciliares.
A campanha reforça que a ligação correta à rede não é apenas uma obrigação legal, mas também um ato de responsabilidade ambiental e compromisso com a saúde da comunidade. O esgoto lançado de forma inadequada polui o meio ambiente, prejudica a qualidade da água, causa mau cheiro e traz riscos à saúde pública. “O sistema está disponível. Agora, cabe aos moradores se conectarem e contribuírem com um bairro mais limpo, saudável e valorizado”, destaca o gerente de operações da Águas de Penha, Vilmar Pereira da Silva Junior.
De acordo com Luiza Loth, gerente de concessão da prefeitura, ligar o imóvel à rede pública de esgoto é um passo essencial para garantir mais saúde, qualidade de vida e preservação do meio ambiente. “Quando o esgoto é corretamente coletado e tratado, evitam-se contaminações no solo, nos rios e no mar, além de reduzir drasticamente o risco de doenças”, explica. Ela lembra que além dos benefícios ambientais e sanitários, a ligação à rede contribui para a valorização dos imóveis e para o desenvolvimento sustentável da cidade. “Aqueles que ainda não estão conectados à rede devem regularizar a situação o quanto antes. Enquanto isso, é obrigatório realizar a limpeza periódica das fossas — no mínimo a cada seis meses. Fazer a ligação é um dever legal, mas, acima de tudo, é um compromisso com o bem-estar coletivo”, completa.
O Sistema Gravatá, que atende as três localidades, é composto por uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) com capacidade de 12 litros por segundo, sete estações elevatórias e cerca de 28,8 quilômetros de rede coletora. Desde o início da operação, a concessionária Águas de Penha vem investindo na modernização da infraestrutura e na ampliação da cobertura para garantir eficiência e sustentabilidade ao sistema.
No loteamento Santa Regina, o novo sistema de esgoto já está em funcionamento, e a rede antiga será desativada. Por isso, é fundamental que todos os moradores façam a ligação de seus imóveis o quanto antes, de acordo com as orientações técnicas da Águas de Penha. Para facilitar o processo, foi instalada uma Caixa de Inspeção (CI) em frente a cada residência, permitindo uma conexão direta à rede pública.
A concessionária reforça ainda a importância de usar a rede de forma correta, evitando o descarte de resíduos sólidos, como gordura, papel higiênico, panos, plásticos e outros materiais que podem causar entupimentos e danos ao sistema.
Rede de esgoto X rede de drenagem
Outro ponto de atenção é a diferença entre a rede de esgoto e a rede de drenagem pluvial. A rede de esgoto é destinada exclusivamente ao esgoto doméstico, enquanto a drenagem pluvial serve para conduzir apenas a água da chuva. Conectar essas duas redes de forma incorreta prejudica o sistema de tratamento e pode gerar sérios impactos ambientais.
Com essa campanha, a Águas de Penha reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, a qualidade de vida e o desenvolvimento urbano responsável. A empresa está à disposição dos moradores para fornecer informações, suporte técnico e acompanhar de perto o processo de ligação, garantindo que toda a comunidade esteja conectada e contribuindo com um futuro mais limpo e seguro para todos.
Postado por penha em 25/jun/2025 - Sem Comentários
A Águas de Penha informa que, devido a uma manutenção preventiva programada para a noite desta quarta-feira (25), na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Balneário Piçarras, que também atende Penha, pode haver precariedade no abastecimento nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Santa Lídia, Praia Alegre e parte do Centro. A normalização da distribuição de água, ocorrerá de forma gradual durante o dia de quinta-feira (26).
A concessionária pede a compreensão de todos os moradores dos bairros impactados e solicita que façam uso consciente da água durante este período. Clientes com caixas d’água dimensionadas de acordo com o número de moradores do imóvel tendem a ser menos afetados por interrupções no abastecimento. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da concessionária, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp.
Postado por penha em 24/jun/2025 - Sem Comentários
As tarifas de água, esgoto e serviços complementares, ficam reajustadas em 7,02%, conforme cálculos enviados a Agência Reguladora e o Município de Penha, com aplicação a partir das medições de consumo de18.07.2025
A ÁGUAS DE PENHA SANEAMENTO SPE S.A. em atendimento a cláusula 12 do Contrato de Concessão nº 194/2015, informa aos seus usuários que as tarifas de água, esgoto e serviços complementares, ficam reajustadas em 7,02%, conforme cálculos enviados a Agência Reguladora e o Município de Penha, por meio da Carta APE.SC.JUR.CAR.2025.000030, com aplicação a partir das medições de consumo de18.07.2025.
Postado por penha em 23/jun/2025 - Sem Comentários
A Águas de Penha informa que, devido a uma manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Balneário Piçarras, operada pela Casan e que também contribui para o abastecimento de Penha, poderá haver precariedade no fornecimento de água em parte do Centro e nos bairros Praia Alegre, Nossa Senhora de Fátima e Santa Lídia.
A manutenção está programada para iniciar na manhã de terça-feira (24), com previsão de conclusão ainda durante o dia. No entanto, a recuperação completa do sistema ocorrerá de forma gradativa, com normalização total do abastecimento prevista para a madrugada de quarta-feira (25).
Clientes que possuem caixas d’água dimensionadas de acordo com o número de moradores do imóvel tendem a ser menos afetados pelas interrupções no abastecimento. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito por meio das centrais de atendimento da concessionária, pelo telefone 0800 595 4444 ou via mensagens pelo WhatsApp.
Postado por penha em 17/jun/2025 - Sem Comentários
Atendendo a pedidos da comunidade, a Águas de Penha realizou a recomposição das britas na via de acesso à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Gravatá. A iniciativa, feita com atenção às necessidades dos moradores, devolveu as condições de trafegabilidade da rua e foi muito bem recebida pela população local.
Além da ação prática, representantes da Águas de Penha se reuniram com moradores da região para ouvir as demandas locais. Entre os principais pontos levantados, foi destacado que o aumento no fluxo de caminhões que atuam na ETE, contribuindo para o aumento da poeira.
A recomposição foi uma resposta direta a essa preocupação e reforça o compromisso da Águas de Penha com a escuta ativa, o cuidado com as comunidades vizinhas e a responsabilidade ambiental e operacional. A equipe da concessionária, representada por Augusto Neto, coordenador de operações da Águas de Penha, acompanhou a realização dos trabalhos.
Postado por penha em 09/jun/2025 - Sem Comentários
Com o tema “Empreendedorismo e cidades inteligentes”, evento abordou sobre como a inovação pode impactar o meio ambiente
A precariedade na coleta e tratamento de esgotos de Santa Catarina – um estado reconhecido por seu potencial turístico – esteve em alta durante o evento LIDE Santa Catarina, promovido em Balneário Camboriú, no Balneário Shopping. Com o tema “Empreendedorismo e cidades inteligentes” o evento reuniu empresários e representantes do poder público para debater questões que englobam a sociedade, e um dos principais assuntos foi falta de acesso dos moradores ao abastecimento e esgotamento sanitário.
O presidente do LIDE em Santa Catarina, Delton Batista, ressaltou o índice de balneabilidade das praias do estado e como isso é controverso. “Santa Catarina tem duas chagas profundas, uma delas é o trânsito e a outra é a forma como cuidamos das nossas águas. Ter um índice desses é vergonhoso e levar temas como esse para frente é o nosso objetivo”, comenta.
Dos 7,5 milhões de habitantes em Santa Catarina, 73,9% não têm acesso à coleta de esgoto e apenas 31,3% do esgoto gerado no estado é tratado. Os dados foram apresentados durante a fala da presidente da Aegea SC, que também atua como presidente do LIDE Sustentabilidade em Santa Catarina, Reginalva Mureb. A empresa, presente em 15 estados brasileiros, atua para a universalização dos serviços nas cindo cidades onde atua com a Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha, Águas de Camboriú, Águas de Bombinhas e, mais recentemente, Águas de Palhoça.
Dentro de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, surgiram, ainda, outros exemplos na gestão pública e administração de empresas. Quem também participou do debate foi a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, que abordou a aptidão de Balneário Camboriú para ser reconhecida por sua capacidade de inovação. “Não permito que Balneário Camboriú fique para trás diante do crescimento de empreendedorismo no Brasil de forma tão acentuada. Nós precisamos pensar lá da frente, para receber todos. Inclusive, novas possibilidades e experiências porque a cidade é, sim, uma terra de oportunidades”, completa ela.
A manhã contou com a presença, ainda, do diretor comercial e marketing da Appel Home, Rafael Berwanger, o CEO da Sun Business Branding G5, João Satt, o CEO da Betha Sistemas, Aldo Garcia, além da superintendente do Balneário Shopping, Fernanda Flávia.
Debates sobre sustentabilidade
As formas de inovação em busca da sustentabilidade ganharam destaque entre os exemplos discutidos pelos gestores. Um dos exemplos da Aegea SC foram suas ações sociais, reconhecidas e certificadas por três anos consecutivos pela Assembleia do Estado de Santa Catarina (Alesc). As empresas possuem, também, um Centro de Operações Integradas (COI), o qual recebe informações instantâneas e 24 horas por dia sobre as condições de pressão e trabalho dos sistemas – tudo automatizado.
Outro ponto apresentado durante a manhã foram os índices de perdas de água alcançados pelas concessionárias – uma referência nacional: enquanto no Brasil 40% da água tratada é perdida antes mesmo de chegar aos imóveis, em Santa Catarina as empresas já alcançaram médias impressionantes como 12%, um índice muito inferior.
A inovação apresentada nas empresas Aegea SC chegou também no uso da energia elétrica. Há alguns anos as concessionárias vem investindo na migração da energia tradicional para a energia limpa. Atualmente, a Aegea SC utiliza energia renovável para 89% dos sistemas operados no estado.
“Dentro do tema sustentabilidade é importante ressaltar São Francisco do Sul, onde estamos universalizando a coleta do esgoto na região das praias, com a instalação de quase 200 Km de redes coletoras previstas até o final do ano”, completa Reginalva. “Sem esquecer de Bombinhas, na qual a questão crônica do abastecimento foi equacionada com a distribuição de 250 litros de água tratada por segundo na alta temporada, trazendo incremento ao turismo”, finaliza.
Postado por penha em 05/jun/2025 - Sem Comentários
Penha – Desde o início do ano, a Águas de Penha tem fortalecido seu compromisso com a comunidade por meio do programa “Portas Abertas”. A iniciativa, que visa aproximar a concessionária dos moradores e promover a educação ambiental, já recebeu 8 visitas e um total de 203 participantes.
O principal objetivo do programa é desmistificar o funcionamento do saneamento básico, permitindo que a população conheça de perto as instalações de tratamento de água e esgoto da Concessionária. Além de promover a transparência, o “Portas Abertas” busca incentivar o uso consciente da água e ressaltar a importância de um saneamento de qualidade para a saúde pública e o meio ambiente.
Visita da UFSC
Uma das visitas mais recentes e significativas foi a de alunos da sétima fase do curso de Engenharia Sanitária Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Acompanhados por dois professores das disciplinas de tratamento e distribuição de água, os futuros engenheiros tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos práticos.
Augusto de Oliveira Neto, coordenador de operações da Águas de Penha, destacou a importância da visita técnica. “Considerando que os alunos estão nas fases finais do curso de engenharia, a visita teve grande importância para a comunidade acadêmica, demonstrando o trabalho que a Concessionária realiza em Penha. A visita também tem grande relevância para a Concessionária, reforçando a troca de experiências e o compromisso pela melhoria contínua”, pontua Augusto.
Durante a visita, os estudantes e professores percorreram todo o sistema de coleta, tratamento e distribuição no município, desde as etapas de captação de água até a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde puderam observar os processos e as tecnologias empregadas no tratamento. O grupo também conheceu o CCO (Centro de Controle Operacional), o centro de reservação e uma estação de recalque de água tratada (booster), equipamento essencial no sistema de pressurização.
“Eles puderam acompanhar como funciona todo o processo de coleta, tratamento e distribuição de água, conhecendo as tecnologias disponíveis e utilizadas aqui na Águas de Penha”, ressaltou Augusto de Oliveira Neto, evidenciando o valor da experiência para a formação acadêmica dos alunos.
O programa “Portas Abertas” da Águas de Penha continua aberto a grupos e instituições interessadas em conhecer de perto o trabalho da concessionária e contribuir para a conscientização sobre a importância do saneamento.
Postado por penha em 03/jun/2025 - Sem Comentários
A Campanha do Agasalho da Rede Sustentável, lançada em março com o objetivo de aquecer o inverno de pessoas em situação de vulnerabilidade social em Penha, já é um sucesso. Até o momento, a iniciativa conseguiu arrecadar mais de 8 mil itens, entre peças de roupas, cobertores e calçados, demonstrando a grande solidariedade da comunidade local.
A ação, que teve início em 20 de março de 2025 e segue recebendo doações até o dia 20 de junho, está mobilizando a cidade, que tem 36 pontos de coleta em Penha (confira lista completa abaixo). Roupas, sapatos, agasalhos e cobertores estão sendo entregues nos mais de 30 pontos de coleta espalhados por Penha, um resultado da mobilização da ACIPEN – Associação Empresarial de Penha – que engajou seus associados a participar ativamente da campanha.
A Rede Sustentável, grupo que congrega diversas entidades de Penha com o objetivo de promover o bem comum, coordena a campanha. A iniciativa busca repetir e, ao que tudo indica, superar o sucesso de edições anteriores. Desde 2022, a Rede Sustentável já arrecadou uma média de 7.600 peças por ano, totalizando mais de 22 mil itens doados em três anos.
Alex Schwabe, analista de responsabilidade da concessionária Águas de Penha, empresa membro da Rede Sustentável, reforçou a importância da colaboração. “Contamos com a solidariedade da população de Penha para que possamos aquecer o inverno de quem mais precisa. Qualquer doação, por menor que seja, faz a diferença”, explica Schwabe.
A campanha representa uma oportunidade valiosa para a comunidade de Penha demonstrar solidariedade e contribuir para o bem-estar daqueles que mais necessitam durante o período de baixas temperaturas, mostrando que a união faz a diferença.
CONFIRA OS PONTOS DE COLETA:
1. Lunã Delicias Caseiras
R. Guilhermino Pereira, 100 – São Cristovão
2. Duofit Academia
Av. Antônio J. Tavares, 1920 – Centro
3. Lojas Anjo Dourado
Av. Eugênio Krause, 957 – Centro
4. Beto Carrero Word
Rua Inacio Francisco de Souza, 1597 – Entrada dos funcionários
5. Farmácias Farma Faita
Loja 1: Av. Eugênio Krause, 1361 – Centro
Loja 2: Av. Eugênio Krause, 1310
Loja 3: Av. Eugênio Krause, 204
6. Hotel Açoriano
Av. Eugênio Krause, 4691 – Centro
7. Itacorda
Rodovia Km, 110 – BR-101 – São Nicolau
8. Mercado Sander
R. Etelvina Krisante – Armação
9. Credifoz
Av. Eugênio Krause, 651
10. Mercado Silva
Loja 1: R. Inácio Francisco de Souza, 57 – Armação
Loja 2: Av. Eugênio Krause, 1606
11. Sicredi
Av. Nereu Ramos, 17 – Centro
12. Sicoob
Av. Eugênio Krause, 459 – Centro
13. Heebe Material de Construção
Av. Nereu Ramos, 399 – Centro
14. Mercado Daiane
Av. Geral da Santa Lidia, 5159 – Santa Lídia
15. Mercado Giro Rápido
R. Timóteo Perfeito Flores, 3281 – Gravatá
16. Burger Films
Av. Alfredo Brunetti, 631 – Armação
17. Loja São Miguel Modas
Rua Arno Becker – Praia de São Miguel
18. Parque Terra Atlantica
Av. Elizabeth K. Reis, 95 – Armação
19. Panificadora HS
Av. Eugênio Krause, 2737 – Armação
20. Julio Lanches
Av. Nereu Ramos, 473 – Centro
21. Auto Posto Santana
R. Inácio Francisco de Souza, 985 – Armação
22. Farmácia Farmagnus
R. São Miguel, 4045 – Gravatá
23. Ótica Raul
Av. Nereu Ramos, 1299 – Centro
24. Mia Kids
Av. Eugênio Krause, 63 – sala 01 – Centro
25. Donna Hermes
Av. Eugênio Krause, 895 – Centro
26. Agropecuária Rancho do Colono
Av. Nereu Ramos, 330 – Centro
27. Plaspen
Rod. Paulo Stuart Wright, 85 – Centro
28. Loja Menina dos Olhos
R. São Miguel, 3900 – Sala 1 – Gravatá
29. KNN Idiomas
Av. Antônio J. Tavares, 470 – Sala 03 – Centro
30. Sinha Modas
Av. Itapocorói, 2320 – Armação
31. Use Nativa
Av. Itapocorói, 2385 – Armação
32. Polícia Militar
Rua Maria Emília de Costa, 50
33. Maria Benedicta Calçados
Av. Antônio J. Tavares, 177 – Centro
34. Max Life
Av. Antônio J. Tavares, 194 – sala 08 – Centro
35. Coletivo Mulheres do Brasil em Ação (CMBA)
Av. Nereu Ramos, n° 315 – Centro (Anexo ao Fórum de Penha)
36. Águas de Penha
Av. Eugênio Krause, 152 – Centro
Postado por penha em 03/jun/2025 - Sem Comentários
A Águas de Penha informa que, devido a uma melhoria na rede de distribuição – a instalação de macro medidor para melhor controle de vazão da água tratada – o abastecimento em algumas regiões de Penha pode ser afetado na próxima quinta-feira (05).
O serviço será realizado na noite de quarta-feira (04), a partir das 22h, e o abastecimento retornará de forma gradativa ao longo do dia seguinte. Os bairros afetados, são: parte do Centro, Praia Alegre, Nossa Senhora de Fátima e Santa Lídia.
A concessionária orienta o uso consciente da água, evitando o desperdício durante a normalização do abastecimento. Clientes com caixas d’água de capacidade adequada para o número de moradores da residência sentirão menos os efeitos da alteração. Para informações ou dúvidas, contate nossa central pelo 0800 595 4444 ou via WhatsApp, tendo em mãos a conta de água ou o número de matrícula.