Postado por penha em 30/nov/2020 - Sem Comentários
A concessionária Águas de Penha inaugura nesta terça-feira, 1º de dezembro, a Estação de Tratamento de Água de Penha (ETA), dando mais segurança hídrica ao município e ampliando a oferta de água tratada durante a temporada de verão. O investimento de R$ 9 milhões eleva a capacidade de produção de água na cidade, impactando de maneira positiva na vida de moradores e visitantes.
Construída no bairro Santa Lídia, a ETA tem capacidade para tratar 70 litros por segundo e é uma alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo, sem dispensar o volume recebido do rio Piçarras. A inauguração será em um evento 100% online, com início às 19h, no canal da concessionária no Youtube e respeitando protocolos sanitários recomendados pelos órgãos de saúde.
Além da ETA, a concessionária também construiu uma adutora de 5 quilômetros de extensão ligando a estação de tratamento ao reservatório do Mariscal, entregue pela Águas de Penha em 2019. De construção metálica, a estação contará com floculadores mecânicos, decantadores de alta taxa e filtros de areia e antracito (carvão mineral). Gabriel Buim, diretor executivo da Águas de Penha, explica que de 1º a 20 de dezembro serão realizados todos os testes de condicionamento da estação para que entre em operação no dia 25 deste mês.
Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, explica que o valor investido refletirá diretamente na qualidade de vida, no desenvolvimento econômico e no bem-estar da população. “Contamos com uma equipe com expertise em saneamento e construímos uma Estação de Tratamento de Água em tempo recorde. Mesmo não prevista no contrato de concessão, esta ETA está sendo entregue com o objetivo de amenizar riscos de precariedade de abastecimento na temporada. Estamos comprometidos com a população de Penha e fomos buscar, através do nosso corpo de engenheiros, uma solução capaz de atender a comunidade já nesta temporada, apoiando hotéis, pousadas e restaurantes na retomada da economia”, enfatiza Reginalva.
Postado por penha em 26/nov/2020 - Sem Comentários
Preconceito racial é um assunto sério que exige reflexão. A concessionária Águas de Penha promove regularmente diálogos sobre o tema entre seus colaboradores. No mais recente encontro, a equipe participou de um bate-papo virtual com o guineense e mestre em Administração João José Guilherme da Silva, sobre o Dia da Consciência Negra. A atividade foi organizada pelo comitê do programa O Respeito dá o Tom. No encontro, também foi apresentado o plano de trabalho do comitê.
O objetivo do programa O Respeito dá o Tom é promover a equidade nas oportunidades de acesso às empresas e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos e pardos. Da mesma forma, pretende fazer com que o ambiente de trabalho na empresa esteja livre de racismo e discriminações, atitudes que comprometem o respeito.
Tiago Santos e Souza, coordenador do comitê do Programa Respeito dá o Tom em Santa Catarina, explica que o bate-papo com o João José, natural de Guiné Bissau, foi importante para que os colaboradores complementem seus conhecimentos sobre combate ao racismo. “O João trouxe pontos importantes sobre as histórias do Brasil e de Guiné Bissau, correlacionando com o racismo em ambos os países e abordando temas como a representatividade das pessoas negras e suas lutas”, disse.
Também participaram da reunião colaboradores da Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú e Águas de São Francisco do Sul. As ações do comitê foram agrupadas em quatro temas marcos: ações de recrutamento e integração, ações internas de reforço e empoderamento, ações externas e ações de gestão. Nas ações de recrutamento, está previsto a realização de censo racial, conscientização no processo de integração, banco de currículo de estrangeiros negros e estabelecer uma meta de colaboradores negros com base na realidade local de cada concessionária.
Postado por penha em 23/nov/2020 - Sem Comentários
A Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade de Penha, cuja data estimada para inauguração era 20 de dezembro , terá sua inauguração e início de operação antecipados para o dia 1º de dezembro. Construída pela concessionária Águas de Penha, a estação tem capacidade para tratar 70 litros por segundo e é uma alternativa para ampliar o fornecimento de água nos períodos de alto consumo, sem dispensar o volume recebido do rio Piçarras. Entre o início das obras e a conclusão da estrutura, serão 70 dias de trabalho intenso, em um investimento de R$ 9 milhões.
Reginalva Mureb, presidente da Águas de Penha, explica que o valor investido refletirá diretamente na qualidade de vida, no desenvolvimento econômico e no bem-estar da população. “Contamos com uma equipe com expertise em saneamento e construímos uma Estação de Tratamento de Água em tempo recorde. Mesmo não prevista no contrato de concessão, esta ETA está sendo entregue a população com o objetivo de amenizar riscos de precariedade de abastecimento na temporada de verão. Estamos comprometidos com a população de Penha e fomos buscar, através do nosso corpo de engenheiros, uma solução capaz de atender a comunidade já nesta temporada, apoiando hotéis, pousadas e restaurantes na retomada da economia”, enfatiza Reginalva.
A ETA captará água de uma lagoa no bairro Santa Lídia e contará com uma adutora de 5 quilômetros para levar água tratada até o reservatório do Mariscal, entregue pela Águas de Penha no final de 2019. De construção metálica, a estrutura contará com floculadores mecânicos, decantadores de alta taxa e filtros de areia e antracito (carvão mineral).
Complementam o complexo de tratamento de água, bombas de retrolavagem dos filtros, sistema de recuperação de água de lavagem dos filtros e sistema de adensamento e desaguamento do lodo dos decantadores através de “bags”. Também fazem parte da estrutura a casa de química, sistema de estocagem e dosagem de produtos químicos (policloreto de alumínio, hipoclorito, cal, polímeros e flúor), reservatório elevado de água potável, sala de operação e laboratório, subestação elétrica e gerador a diesel.
Postado por penha em 22/nov/2020 - Sem Comentários
A Águas de Penha informa que o contato através do telefone 0800 vem passando por instabilidades, durante este domingo (22). O telefone 0800 595 4444 está inoperante devido a problemas de conexão da operadora – que já está realizando as manutenções necessárias.
A instrução é utilizar os outros canais de atendimento: 47 40639268 (apenas ligações de celular) e o WhatsApp da concessionária (47 99234 1414). A Águas de Penha permanece à disposição.
Postado por penha em 18/nov/2020 - Sem Comentários
A reservação de água na moradia da dona de casa Jaqueline Afonso Melo, residente no Bairro Santa Lídia, em Penha, agora está garantida. Jaqueline foi uma das 11 famílias do bairro beneficiadas com o programa de doação de caixas d’água da Águas de Penha. A iniciativa contempla famílias em situação de vulnerabilidade social, sem condições de comprar o reservatório doméstico. “Precisava muito desta caixa d´água. Só tenho a agradecer a Águas de Penha”, disse Jaqueline. A exemplo de outros moradores da cidade, ela não tinha qualquer tipo de reservatório doméstico.
A concessionária segue o cadastro único do Governo Federal como critério para definir as famílias que terão direito à doação dos equipamentos. “O programa dá mais qualidade de vida para as famílias. É um projeto social da concessionária que faz a diferença para as pessoas em situação de vulnerábilidade”, destaca a gestora operacional da Águas de Penha, Fernanda Barreto.
Outra moradora contemplada com a doação foi Clarice Padilha. “Nas vezes em que falta água na rede, a gente ficava sem nada. A caixa ajudará muito” diz. A concessionária já identificou que, em Penha, não há reservação em grande parte dos imóveis.
A reserva domiciliar de água é fundamental para um abastecimento mais seguro, especialmente no Verão ou em períodos de estiagem como vem sendo registrada em Santa Catarina desde o ano passado. Em casos de rodízio de abastecimento, em razão de manutenção emergencial, programada ou mesmo em face da estiagem, famílias que não contam com reservação sentem mais a precariedade no abastecimento
Postado por penha em 17/nov/2020 - Sem Comentários
A Águas de Penha apresentou para moradores e lideranças comunitárias o projeto para implantação do tratamento de esgoto do município. O sistema contempla uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), 16 estações elevatórias e 177 quilômetros de rede. A apresentação ocorreu na última sexta, dia 13, durante o Programa Afluentes, uma iniciativa da concessionária para se aproximar da comunidade e representantes dos bairros e conhecer a fundo as demandas com relação ao saneamento básico.
No encontro, o diretor executivo da Águas de Penha, Gabriel Buim, e a gestora operacional da concessionária, Fernanda Barreto, apresentaram em detalhes o passo a passo para a implantação do sistema de tratamento de esgoto no município. Para o início das obras, é necessário que a concessionária receba do município a cessão de uma área para a implantação da ETE e das estações elevatórias de esgotos (podendo ser áreas publicas, sem ônus para o município), além de providenciar a liberação da Licença Ambiental Prévia (LAP).
Com isso, a concessionária estará apta a buscar as demais licenças de sua responsabilidade e iniciar a implantação do sistema de esgotamento sanitário no município. De acordo com Gilberto Caetano Manzoni, representante da Associação dos Moradores e Amigos da Praia Grande, Cascalho e Poá (AMAPG), presente no encontro, a cidade precisa avançar na solução dos problemas gerados pela falta de tratamento de esgoto. Margit Koblitz, presidente da Associação de Moradores da Praia Alegre, também defendeu a importância da implantação do sistema no município.
De acordo com Alex Schwabe, responsável pela coordenação do Afluentes Digital, o programa é uma iniciativa da concessionária com o objetivo de prestar esclarecimentos à população e buscar soluções para o município em conjunto.
Postado por penha em 16/nov/2020 - Sem Comentários
A Águas de Penha informa que fará novas obras de melhorias no sistema de abastecimento entre a noite de segunda-feira (16) e madrugada de a terça-feira (17), o que pode provocar precariedade no abastecimento. Durante os trabalhos, serão realizadas a Interligação da Adutora de Água Tratada da Estação de Tratamento de Água (ETA) na rede de 300 milímetros, a Instalação de uma Válvula Redutora de Pressão (VPR), a Interligação de rede no bairro Santa Lídia, a Interligação de poço na rede.
Os serviços estão previstos para começar às 22h de segunda-feira e a normalização do fornecimento ocorrerá de forma gradativa até a completa estabilização do sistema. As obras fazem parte do conjunto de melhorias do sistema de distribuição do município, a exemplo de reduzir perdas e reduzir o tempo de recuperação do sistema.
A concessionária reforça a importância da reservação individual (caixas d’água) para amenizar os riscos de desabastecimento do imóvel. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da Águas de Penha, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp no 99234 1414.
Postado por penha em 12/nov/2020 - Sem Comentários
Em obras desde setembro, a construção da Estação de Tratamento de Água de Penha (ETA), no bairro Santa Lídia, entrou em uma nova etapa. O engenheiro da Águas de Penha, Pedro Escobar Senra, responsável pela fiscalização dos trabalhos, destaca que a previsão é concluir esta semana a montagem dos equipamentos dos módulos móveis da estação.
O sistema captará água de uma lagoa e contará com uma adutora de 5 quilômetros que levará água tratada até o reservatório no Mariscal, entregue no final de 2019. Em outra frente de trabalho, restam cerca de 500 metros para a conclusão da instalação da adutora de 300 milímetros. A estação de tratamento será utilizada somente no verão e vai promover um incremento de 70 litros por segundo de água tratada à cidade, amenizando o risco de desabastecimento.
A estrutura civil da obra também está bastante adiantada. Já foram concluídas as obras da casa de produtos químicos, duas salas dos painéis e estão em andamento o assentamento dos eletrodutos e aterramento na área da ETA.
Postado por penha em 06/nov/2020 - Sem Comentários
A Águas de Penha alerta que, devido a forte estiagem que afeta a região, o abastecimento está sendo realizado através de manobras operacionais em todos os bairros da cidade. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), a estiagem que atinge o Estado já é a mais severa desde 2005.
Marilene de Lima, meteorologista da Epagri, destaca que a situação é mais grave no Oeste catarinense, mas se estende por todas as regiões. Ela explica que a situação se agravou pela presença do fenômeno climático “La Niña”, que diminui a incidência de chuvas. Para que os mananciais se recuperem, seria necessário um período longo de chuvas intensas. As previsões para os próximos dias são apenas de chuvas pontuais, inclusive para o litoral Norte (região de Penha), que podem variar de 10 a 40 milímetros.
Como o solo está extremamente seco, conforme a meteorologista, a água não chega a recompor as condições dos mananciais. A estiagem tende a ser mais grave em novembro, mas os meses de dezembro e janeiro também serão de pouca chuva, com ocorrência de pancadas leves em períodos variados do dia. Marilene destaca que a população ainda não desenvolveu a consciência da reservação. “A nossa cultura é de gastar água, não de guardar”, pontua.
A Águas de Penha pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água prioritariamente para o consumo humano, evitando desperdícios. A retomada do abastecimento é sempre gradativa. O tempo de normalização varia conforme a distância e altitude da região. A concessionária reforça a importância da reservação individual (caixas d’água) para amenizar os riscos de desabastecimento do imóvel. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meio das centrais de atendimento da Águas de Penha, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp no 99234 1414.
Postado por penha em 05/nov/2020 - Sem Comentários
A construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Penha, no bairro Santa Lídia, segue em ritmo acelerado e a fase de instalação da adutora nas ruas da cidade está a todo vapor. De acordo com o cronograma, restam menos de mil metros de extensão para concluir a instalação da adutora de 300 milímetros. A tubulação vai levar água da estação até o reservatório do Mariscal, construído e inaugurado pela concessionária em 2019. Conforme informações do Departamento de Engenharia da concessionária, até o momento, foram instalados 3.870 metros de tubulação. O investimento na ETA é de R$ 9 milhões.
O engenheiro Pedro Escobar Senra, responsável pela fiscalização da obra, explica que os serviços estão dentro do prazo previsto no cronograma de trabalhos. Junto com a montagem da estrutura dos módulos metálicos da ETA, também estão em andamento obras de concretagem, pavimentação, construção de paredes e instalação de sala de painéis eletrônicos.
Quando estiver em funcionamento, a estação vai reforçar o abastecimento da cidade durante a temporada de verão. A ETA Penha é uma alternativa para ampliar o fornecimento nos períodos de alto consumo. Com a construção da unidade, será possível ampliar a vazão de água em 70 litros por segundo, sem dispensar a água recebida do rio Piçarras.
De construção metálica, a ETA contará com floculadores mecânicos, decantadores de alta taxa e filtros de areia e antracito (carvão mineral). Complementam o complexo de tratamento de água, bombas de retrolavagem dos filtros, sistema de recuperação de água de lavagem dos filtros e sistema de adensamento e desaguamento do lodo dos decantadores através de “bags”. Também fazem parte da estrutura a casa de química, sistema de estocagem e dosagem de produtos químicos (policloreto de alumínio, hipoclorito, cal, polímeros e flúor), reservatório elevado de água potável, sala de operação e laboratório, subestação elétrica e gerador a diesel.